Perguntas e Respostas


Devido ao grande número de perguntas de internautas resolvi criar um capítulo de perguntas e respostas para agrupar algumas das perguntas mais frequentes. Vamos lá:

Perguntas sobre amamentação:

1. Quando eu tiro o leite do peito, posso guardá-lo para usar depois ?

R . Sim, o leite materno pode ser armazenado, sem maiores prejuízos, desde que isso seja feito corretamente. Ou seja ele deve ser guardado em recipientes de vidro esterilizado, fechados com tampa de rosca ( como os de maionese ). Ele pode ser guardado :
• na geladeira por 24 horas
• no congelador por 15 dias
• no freezer por 3 meses.
Não se esqueça de aquecê-lo em banho-maria e só usar a quantidade que a criança vai tomar.

2 . O leite materno pode desaparecer de repente ?

R . A "descida" do leite materno depende de um hormônio chamado de ocitocina e este é influenciado por fatores emocionais, como : stress, cansaço, nervosismo e ansiedade. Por isso qualquer um destes fatores pode fazer com que a mãe não tenha leite.

3 . Que horário meu bebê deve mamar no seio ?

R . A criança que está em aleitamento materno, deve receber leite livre demanda, ou seja mamar toda hora que quiser e a quantidade que quiser e não estabelecer horários rígidos e fixos como por exemplo de 3/3 horas. Não se esqueça que existem crianças que dormem muito e passam muitas horas sem mamar, prejudicando seu ganho de peso. Nestes casos devemos limitar o intervalo máximo entre as mamadas de 3 horas.

4 . Meu bebê mama só no peito e há 2 dias não evacua. Ele está ressecado ?

R . Não. Quando uma criança mama só no peito, ela pode ficar de 3 a 5 dias sem evacuar, sendo normal. O leite materno quase não deixa resíduo, por isso pode levar alguns dias até que se forme um bolo fecal suficiente para desencadear o reflexo da evacuação. Este fato é conhecido como falsa obstipação, não devendo ser motivo de preocupação.

5. O que posso fazer para aumentar a quantidade do meu leite?

R . Nos casos de pouco leite, podem ser tomadas as seguintes condutas : - aumentar a freqüência das mamadas - não oferecer nenhum outro tipo de líquido, além do leite materno - tomar muito líquido, de preferência água, chás e sucos - procurar ficar o mais tranqüila possível e amamentar em lugares calmos

6 . Meu bebê precisa tomar água enquanto eu estiver amamentando?

R . Criança que só mama no peito não precisa receber água, chás ou sucos. Apenas o leite materno é suficiente para dar toda a água de que precisa. Seu pediatra lhe informará o melhor momento de oferecer outro tipo de líquido.

7 . Durante quanto tempo o bebê deve ficar em cada seio ?

R . Não existe um tempo fixo. A criança deve mamar até ficar satisfeita e largar o bico do seio espontaneamente. Em média de 15 a 20 minutos em cada seio é o suficiente para a criança se alimentar adequadamente.

8 . Quem já fez cirurgia nos seios pode amamentar ?

R. Se nesta cirurgia foram cortados os ductos mamários, que são os canais por onde o leite passa, a mulher terá dificuldade em amamentar. Caso a cirurgia tenha mexido apenas no tecido gorduroso da mama, não terá nenhum tipo de problema.

9 . É normal sentir contrações uterinas nas primeiras mamadas ?

R . Sim. Muitas mães se queixam, no início, de dor na barriga quando estão amamentando. Esta dor é devido à contração uterina causada pelo hormônio ocitocina, que auxilia na diminuição do risco de hemorragia após o parto. Essas contrações também ajudam o útero a voltar mais rápido ao seu tamanho normal, diminuindo a barriguinha que fica depois do parto.

10 . Existem alimentos que aumentam a produção de leite ?

R . Não. Canjica, cerveja preta ou mesmo leite não aumentam a produção do leite materno. Esses e outros fazem parte dos mitos que acompanham a amamentação. Entretanto, a maior ingestão de líquidos, como água, chás e sucos realmente aumentam a produção de leite.

11 . O leite de vaca sustenta mais que o leite materno ?

R . Não. O leite materno, por ser mais facilmente digerido, faz com que o bebê mame em intervalos bem menores comparados com o leite de vaca. Isto causa a falsa impressão que o leite de vaca "sustenta" mais, mas isto não é verdade. Muito pelo contrário, segundo os especialistas o leite de vaca é um dos piores alimentos utilizados na primeira infancia. A utilização do leite de vaca, como único alimento, por tempo prolongado e em larga escala, leva a inadequação no fornecimento de nutrientes, principalmente ferro e vitaminas. Além de ser responsável por aparecimento ou agravamento de "alergias" futuramente como asma, dermatites atópicas, rinites, etc. Em crianças abaixo de 4 meses pode surgir intolerancia ao leite de vaca devido as caracteristicas morfológicas e funcionais do trato gastro intestinal na criança desta faixa etária.

Perguntas diversas:

1 . Meu bebê de poucos dias de vida fez "xixi" e deixou uma mancha vermelha na fralda. Isto é sangue ?

R . Esta mancha vermelha na fralda não é sangue, é devido a cristais de urato, muito comum na urina dos recém-nascidos. Para tirar a dúvida, basta pegar a fralda com a mancha vermelha e jogar água. Se ela sair facilmente, comprova a presença de cristais de urato.

2 . Com que idade posso levar meu bebê para passear ?

R . Existe uma crendice popular que só pode levar o bebê para passear, após 30 dias de vida ou após tomar a primeira vacina. Isto não é verdade e a criança já pode ir passear com poucos dias de vida. Apenas evite lugares muito barulhentos, abafados ou com muita gente, pois isto pode deixar a criança irritada.

3 . Uma alimentação inadequada pode influenciar o crescimento ?

R . Uma criança que come menos do que necessita e não tem uma alimentação variada com todos os grupos de nutrientes, poderá ter uma estatura final baixa, mesmo tendo pais altos.

4 . Por quê os bebês têm cólicas ?

R . As cólicas são devidas a imaturidade do trato gastro intestinal da criança, aos gases formados pela entrada de ar enquanto a criança mama e também pela fermentação do açúcar do próprio leite, durante a digestão. Estes gases podem causar muito desconforto e dor no bebê, sendo uma causa muito comum de choro, quadro este que é freqüente nos 3 primeiros meses de vida.

5 . Posso usar lenços umedecidos para limpar meu bebê ?

R . Em casa devemos usar apenas água morna para fazer a limpeza da região das fraldas. Os lenços umedecidos só devem ser usados em ocasiões e lugares onde você não terá acesso à água morna, pois existem bebês que desenvolvem assaduras importantes devidos ao seu uso contínuo.

6 . Por que devo sempre colocar meu bebê para arrotar após as mamadas ?

R . Para eliminar o ar engolido durante as mamadas, isto diminuirá a chance da criança regurgitar. Se a criança arrota, diminuiu o desconforto causado pelo excesso de ar no estômago e diminui também as chances de ter cólicas.

7 . A criança é obrigada a arrotar logo após as mamadas ?

R . Não. Às vezes a criança demora muito tempo para arrotar, causando ansiedade na mãe. Não precisa se preocupar com isto, basta colocar a criança deitada no berço de lado, pois assim que você menos esperar ela arrotará.

8 . Meu filho tem muita cólica. Qual o melhor remédio ?

R . Na verdade não existe o remédio milagroso para a cólica do bebê. Quando as crises são muito fortes, praticamente os medicamentos não têm ação nenhuma. Antes de dar algum medicamento ao seu bebê, consulte seu pediatra. Podemos fazer massagens com movimentos circulares na barriguinha no sentido horário, flexão das pernas sobre o abdômen ou movimentos de pedalar com as pernas na tentativa de eliminarmos os gases. Colocar a criança deitada de barriguinha para baixo com uma fralda morna, também pode ajudar.

9 . Por que as meninas de um modo geral, andam e falam antes dos meninos ?

R . Não existem conclusões definitivas ainda a respeito disso, mas acredita-se que seja devido a fatores hormonais que sofrem variações de acordo com o sexo. Esta diferença se iguala na fase da pré-adolescência.

10 . Por que chupar chupeta acalma o bebê ?

R . Quando a criança nasce o ato de sugar é um reflexo totalmente involuntário, e se torna voluntário com seu desenvolvimento neurológico. No início então a criança suga por intuição e isto lhe traz prazer, alegria e muita tranqüilidade

415 comentários:

1 – 200 de 415   Recentes›   Mais recentes»
Unknown disse...

Minha filha tem 8 anos e tem 120 de altura e 19 quilos, acho ela tão pequenininha. será que devo procurar um especialista?

silvana disse...

OLA MEU NOME E SILVANA MEU FILHO TEM UM ANO E 4 MESES DOU LEITE NINHO PRA ELE SERA QUE FAZ BEM O LEITE NINHO GOSTARIA DE SABER

natalia disse...

olá,meu nome é natalia e estou muito angustiada porque a pediatra da minha filha falou que ela está abaixo do peso normal.ela só mama no peito,gostaria de saber porque isso acontece.e como eu posso melhorar isso.

linazia disse...

meu bebe tem 5 meses, ele teve rejeição ao nan e ao nestogeno tambem ai o pediatra passou o aptamil
agora ele ta começando a rejeita o leite,qual seria o melhor leite que eu poderia oferecer a ele
obrigado pela atençaõ

Unknown disse...

meu bebê tem 6 meses e há 1 mês está saindo em algumas micções sai urina com algo miturado parecido com sangue,já falei com o pediatra, já fizemos exames e não mostrou alteração,o que devo fazer, é sangue??

Anônimo disse...

Daniela gostaria de saber se posso dar gelatina para minha filha de 3 meses, pois começo a trabalhar e em que proporção, e como diluir, quais as outras opssoes posso dar para alimentação dela

Júnior disse...

Dr. minha filha tem 9 meses e, lavei sua mascara de aerosol, com água e limpol (detergente), quando fui dar o aerosol a ela, ficou cheio de espumas e depois de ela ter inalado por uns 10min ela provocou, uq pode acontecer com a minha filha???

passado uns 10min coloquei sorine no nariz dela.

porfavor me responda DR.Paulo...

alessandra disse...

ola, minha filha tem 11 meses e nos ultimos dias ele começou a fazer cocô com aspecto de areia preta, fui ao pediatra ele ma disse para eu observar se continuar procurar um gastro pediatra, estou muito preocupada.me ajude obrigada.

Anônimo disse...

Será que o senhor pode me ajudar. queria saber se é normal na cabeça de uma criança de 3 anos ter na região da moleira uma pretuberâcia. Ela tem tipo uma calcificação na testa e na moleira que é um pouco saliente. Fico noites sem dormir passando a mão, mas como a cabeça de meu marido tb tem igual, fiquei menos "preocupada". Moro em Paris , por isso ainda não fia um médico, será normal?
Por favou dr me responda

Unknown disse...

olá, meu nome é Samara tenho uma bebê de 1 ano e 11 meses apareceu umas bolhas no pezinho dela (calcanhar e por entre os dedinhos)será muito serio se puder me ajudar? por favor responda aguardo anciosa!!!!

Unknown disse...

minha filha tem 4 meses acho ela muito molinha e não firma a cabeça e normal

Paulo Fontella Filho disse...

Tudo bem Ewerton.
Uma criança muito "molinha" (hipotônica) na idade da tua filha (4 meses) não é muito comum. Deve levar a um pediatra ou neuro-pediatra para avaliação.

Anônimo disse...

Meus filhos esta com escamaçâo nos pés , mais na parte do calcanhar, o que pode ser?

Blog de Almeirim disse...

Dr meu filho fez uns exames por conta de vomitos e alguns resultados me chamaram atençao, ele tem 1 ano.

Leucocitos: 14.400
Linfocitos: 8.640
Anisocitose +
PCR: 9,93
IGE: 610 KU/L

O que pode ser?

ailton disse...

Oi Dr.Paulo me tira uma duvida minha filha tem 1 ano e 4 meses, a medica dela disse q o peso dela esta baixo pediu para realizar uns exames urina, fezes, sangue,e deu td certo menos animia deu um pouco bx,ta mas ela receitou o remedio e pediu pra dar pedie sure,só q é muito caro então comprei sustagen kids,gostaria de saber se pode misturar com mocilon,pois eu acho q fica muito forte então eu coloco 2 colheres de cada isso pode fazer.obrigado e um grande abraço

Paulo Fontella Filho disse...

Tudo bem Ailton!
O peso da criança somente pode ser avaliado juntamente com a altura da da mesma, pois, o peso é proporcional a altura. Como não mencionaste se a criança também está abaixo na estatura não podemos tecer comentários. Agora, com relação alimentação da tua filha, tu não tens que ficar preocupado com o que vais colocar no leite dela, e sim com relação a alimentação sólida (almoço e janta). É dessa alimentação que ela vai crescer e evitar anemias futuras. O leite virou, na idade, dela, apenas um complemento, não o alimento principal. Capricha nessas refeições que certamente ela vai se desenvolver maravilhosamente bem, se não houver nenhum problema de saúde. Um abraço.

Unknown disse...

ola..meu filho tem 3 anos e ha 6 meses que ele arranca as propria unhas.....mesmo quando eu as corto ele arranca e ate se machuca...chega ate a sangrar...moro no exterior e aqui o pediatra disse que e uma fase....estou muito preoculpada e preciso de ajuda..o que eu faco???
meu e-mail e valerialela2004@hotmail.com

taty disse...

meu filho tem 3 anos,caiu e o dente da frente ficou mole...um dia almoçando ele engoliu o dente.isso é perigoso?

Anônimo disse...

Olá Dr. Paulo...
Minha filha tem sete meses, ainda mama no peito, só que sinto que meu leite materno esta acabando...Ela tem acordado muito durante a noite para mamar...tentei dar NAN e Nestogeno, mas ela não aceitou... posso tentar o leite integral? Tenho medo de fazer mal...
Obrigada
Amanda

xgyysax disse...

Ola Dr.Paulo,minha pergunta é sobre vacinaçao. Minha filha de um ano e meio teve que tomar cefaclor devido infecçao,por isso adiei a antipolio e dtp em uma semana por causa da febre,foi entao que com a divulgaçao do cronograma da vacinaçao contra H1N1 resolvi leva-la logo para a dtp e antipolio no ultimo dia de antibiotico.Queria saber se pode haver problemas por ter tomado as vacinas antes do termino do tratamento? e se deve haver intervalo entre essas e a contra H1N1?

CLEO disse...

DR MINHA FILHA TEM 1 ANO E 5 MESES ESTÁ COM DIFICULDADE PARA COMER, O QUE DEVO FAZER? POSSO DAR ALGUMA VITAMINA PARA ABRIR O APETITE?

Quésia disse...

Meu filho aparentemente nasceu perfeito , os médicos na hora não achou nada nele , com três msses de vida , ele estava muito fraquinho e mal mamava então levei ele no médico pra ver porque ele só dormia com a boquinha aberta e roncava muito e respirava muito mal , a médica dizia que era normal , mas com o tempo eu vi que não era normal , levei em outro médico , ele fez exame e nada internei ele e no outro dia ele morreeu pra nosso desespero , até ai ainda não sabia o que era , depois o laudo saiu e ficamos sabendo que era um cisto lingual que ele nasceu com isso e foi crescendo e soltando secreçao para o pumão e ai prvoucou outrascoisas devido o cisto , também descobrimos que ele nasceu com as veias dilatadas a veia do coração também , e eles disse não pra mim mas pra minha sogra que isso nunca aconteceu de criança nscer com as veias dilatadas , queria saber se é verdade isso e eles disse que ia mandar pra fora do pais , pra verificar o motivo dele tre nascido com essas veias dilatadas , doutor queria saber se ele podia viver normal com essas veias e se ia causar problemas pra ele futuramente e eu engraviadar novamente eu posso ter outro filho com o mesmo problema ? obrigada

Katia disse...

Olá Dr.Paulo, minha bebe tem sete meses e após este período com o mesmo pediatra resolvi buscar outras opcões, pensei que precisava de um tempo para me adequar ao "ex-pediatra" mas as idéias realmente são muito divergentes...enfim sexta-feira dia 19 vamos a um outro pediatra.Lá vai minha pergunta:o que é importante e relevante informar ao médico sobre o bebe?Quais são as perguntas que não devem faltar a essa e as outras consultas?Por favor de, mais, algumas dicas!Sou mamãe deprimeira viagem e sempre tenho a impressão de ter deixado algo passar...abraços e sucesso!

tiagotio disse...

ola dr Paulo, meu sobrinho nasceu dia 18\04 , no hospital a pediatra disse que ele não ouvia nada mas que poderia ser sujeirinha do parto que ficou no ouvido dele....isso é verdade, realmente acontece? ela pediu para esperar e voutar no medico em 20 dias....o uqe devemos fazer?? estamos muito preocupados..nos ajude por favor

Paulo Fontella Filho disse...

Tudo bem Tiagotio!
Quando existe um recém nascido com suspeita de dificuldade auditiva, devemos solicitar o teste da "orelinha". Este teste vai esclarecer as duvidas da família. Conversem com seu pediatra, ele certamente vai ajudar vocês.

Luisa_Gabriel disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luisa_Gabriel disse...

Ola Dr Paulo
Tenho uma filha de 5 meses que fará 6 meses dia 30/05 e gostaria de saber se ela precisa tomar a vacina H1N1, ela mama no peito e está saudavel, obrigada
Um abraço
Luciana

Paulo Fontella Filho disse...

Tudo bem Luciana!
A recomendação do ministério da saúde é vacinar todas as crianças de seis meses a 4 anos e 11 meses. Portanto, ela deve ser vacinada.

Floro disse...

Olá! dizem que o remédio Funchicória é muito bom para acalmar bebês. Esse remédio faz mal para eles? E qual o efeito desse remédio neles? agradeço desde já pela rsposta.

katia disse...

OLa meu nome é Katia e tenhoum bebê de 2 meses e10 dias, ele toma o leite nestogeno e infelismente ficou muito resecado tanto que chegou a ficar 3 dias sem evacuar, devido a isso começei a fazer o leite dele engrossado com Arrozina, faz algum mal?
Grata Katia

Anônimo disse...

Tenho uma bebe de 18 meses e quando acorda de manhã, por vezes, treme os braços e mãos, achei que deveria ser normal, mas hoje tremeu pela primeira vez violentamente as pernas durante uns 30 segundos. Será normal nos bebés?

Anônimo disse...

Olá,prestei um concurso a pouco tempo e havia uma questão na prova que dizia:"na auscuta cardíaca do lactente o pulso apical localiza-se ao nível da linha hemiclavicular esquerda e do quinto espaço intercostal."Entendi a questão como sendo correta,porém,disseram que é no quarto espaço intercostal,pesquisei e encontrei controvérsias entre autores,uns falam quarto espaço outros quinto.Gostaria de saber o que o senhor sabe sobre isto.

Alexandra disse...

Adorei as dicas, mais preciso de ajuda,minha filha mama durante o dia e dormi, porem durante a noite,ela mama e demora dormir,o que faço,ela so chora querendo mais peito. É normal?

jaquelyne disse...

OI DR,MINHA FILHA TEM QUATRO MESES E MAMA SO NO PEITO,MAS AS VEZES FICA NERVOSA E MAMA MUITO E NAO PARA DE CHORAR ,SERA QUE E POUCO LEITE,POSSO DAR LEITE NAN PRA ELA.DESDE JA AGRADEÇO.

Bel disse...

ola Dr.,posso dar leite ninho para o meu filho ele tem 4 meses e meio.obrigada

patricia disse...

Bom Dia!!
Minha filha tem 5 anos e a 4 dias não come nada, mas nada mesmo...já está fraca e com ansia de vômito. Levei ao médico e foi feito exame de sangue e urina, mas não deu problema algum, então voltamos p/ casa sem solução, e ela continua sem comer nada.. Não sei o que fazer minha filha já está com 17 kg e cada dia mais fraca.O que fazer?? não sei como ela ainda se aguenta a tantos dias sem colocar nada no estômago.Me ajuda , estou desesperada....estou dando um remédio para abrir apetite mas, até agora nenhum resultado..

Unknown disse...

Ola,
Meu filho tem 8 anos e 8 meses e acho ele muito baixo em relacao as criancas de sua idade, ele tem 1.20 e pesa 23Kg. Gostaria de saber como faco para estimular o seu crescimento.
Outro ponto eh, tenho uma filha de 4 meses e ela esta ficando com orelhas de abano, teria alguma coisa que poderia fazer para evitar isso, ou mais tarde teria que optar por uma cirurgia de correcao, no que noa gostaria. Ah outra coisa, a mais de 8 dias que ela nao evacua, mas nao aparenta sinal de constipacao, ela esta se alimentando so de leite materno, o que devo fazer?
Muito obrigada pela atencao!

Anônimo disse...

Boa tarde Dr. Paulo, tenho uma bebe de 65 dias ela por enquanto so mama no peito, mas logo volto ao trabalho, falei com a pediatra que me orientou a introduzir leite de caixinha adicionando 1/3 de agua, seria isso a melhor opção de amamentação para minha bebe, ou leite de caixinha vai fazer mau. Por favor me responda dr.
obrigada. meu e mail é edilainemcmedeiros@yahoo.com.br

Iracy Sumie disse...

Dr. Paulo, gostaria de uma informacao. O meu filho tem 6 anos e de vez em quando ele queixa que a "barriga esta quente". As vezes acompanhada de dor abdominal, evacuacao (diarreica) e, vomito.
A temperatura corporea tambem se eleva ate os 37.5 graus C mas, nao chega a 38.5 graus C.
O que pode estar acontecendo com ele?!!!
Sem mais, desde ja agradeco.
Iracy Sumie

eliana disse...

minha filha tem 09 anos,há 01 mês ela vem vomitando ou tem ansia de vômito pela manhã,mais só pela manhã dei Annita remédio de verme e logo em seguida fiz exame de fezes, mais deu negativo e ela ainda continua sem apetite pela manhã e se comer alguma coisa ela vomita, o resto do dia nem parece ,só fica mal mesmo pela manhã, o que será? Já fez ultrassonografia abdome total não deu nada.

eliana disse...

minha filha tem 09 anos,há 01 mês ela vem vomitando ou tem ansia de vômito pela manhã,mais só pela manhã dei Annita remédio de verme e logo em seguida fiz exame de fezes, mais deu negativo e ela ainda continua sem apetite pela manhã e se comer alguma coisa ela vomita, o resto do dia nem parece ,só fica mal mesmo pela manhã, o que será? Já fez ultrassonografia abdome total não deu nada.

Anônimo disse...

oi dr.meu filho tem 16 meses e foi diagnosticado com hipotonia muscular generalizada,ja fez tds os exames q deram normal,a neuro q ele estava indo falou para da vitamina b2,manipulada na farmacia,só q ela não deu as miligramas diarias e agora o plano do meu bb não é mais aceita na clinica,o q devo fazer,qts miligramas diarias ele deve tomar.

Anônimo disse...

meu nome e dayse eu tenho um filho de 8 meses queria saber se ele pode comer ovo de pe dero?

Filhos disse...

Olá Dr. Paulo Fontella,
Gostaria de saber se é normal o meu filho de 11 meses comer tão pouco. Ainda estou amamentando, e minha sogra diz que ele se alimenta pouco por que eu já deveria ter parado de amamentar nesta fase. Embora saiba q ele esteja no peso bom e altura tbm; Já que o levo periodicamente ao médico. Ou seja na ultima consulta a médica disse q ele estava com 72 cm, e 9.700.
Sim, ele não pega chupeta, e nem mamadeira. Não gosta de feijão, e qd ensisto em algum alimento ñ aceitável, ele coloca pra fora. Rejeição!

Paulo Fontella Filho disse...

Uma criança com 11 meses de vida deve se priorizar a comida sólida. A organização mundial de saúde recomenda ainda o leite materno nesta idade, porém, ele não pode atrapalhar a alimentação sólida. O que quero dizer é que o leite não deve substituir, em hipótese nenhuma, o almoço e janta. Se a criança não quiser comer no horário oferecido tente dar a comida mais tarde e não substitua pelo leite.
O fato da criança "rejeitar o feijão" não significa que ela não comerá no futuro, depende de você. Lembre-se que os alimentos preferidos pelas crianças são os mais doces e calóricos, que é inerente do ser humano. Pela criança ela vai querer apenas doces, leite, etc. Coloque LIMITES quanto ao horário e a quantidade destes alimentos! Não tenha medo de deixa-la com um pouco de fome para que aceite alimentos novos. Se ela não "educar sua língua" vai ser uma criança que sempre dará stress durante o almoço para ganhar aquilo que quer. É só aumentar o choro que ela ganha aquilo que quer. Não deixe isto acontecer, não de bola para os choramingos dela, se veres que não quer comer tente dar mais tarde.
Um abraço.

Anônimo disse...

Dr. Eu tenho dois filho e uma tem 1 mes e mama e meu filho de 6 anos mama tambem so que os dentes dele ja mudou e quando ele sungar o leite meu peito doi forte e tem vez que ele morde o bico do meu peito

Unknown disse...

OLA DR TENHO UMA BEBE DE 04 MESES E MEIO A NOITE PASSADA ELA VOMITOU LEITE CORTADO O QUE E ISSO ..QUAL E O PROBLEMA ME RESPONDA POIS MEU PEDIATRA ESTA VIAJANDO ESTOU AGUNIADA.

Anônimo disse...

OLÁ DR.MEU NOME É LETÍCIA,
GOSTARIA DE SABER SE JÁ POSSO DAR LEITE NINHO PARA MINHA FILHA ELA TEM 7 MESES TOMA NESTOGENO 2 E MAMA NO PEITO MAS GOSTARIA DE MUDAR O LEITE PARA O NINHO TEM ALGUM PROBLEMA??

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Leticia.

A criança abaixo de 1 ano de idade deve apenas tomar leite materno ou uma fórmula infantil como Bebelac, Nan, Nestogeno, etc.
Leite Ninho é leite de vaca desidratado e não é adequado para crianças nesta faixa etária.
Uma abraço.

Anônimo disse...

Dr. Paulo, eu sou a Lilian e minha filha tem 5 meses e comecei a dar o leite NAM para ela, porém ela está a dois dias sem evacuar. Isso é normal ou o leite está ressecando ela???

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Lilian Tudo bem!

A fórmula infantil (NAN) não "resseca" o intestino da criança. Acontece que, como ela aproveita quase tudo que é fornecido por este leite, ela tem pouco resíduo (fezes) para evacuar. A criança que se alimenta com leite de vaca, por exemplo, evacua muito mais que a criança que toma um fórmula infantil, porém, está muito pior alimentada. Não te preocupas com isso, se passar de 3 dias e ela estiver incomodada, utiliza um supositório infantil que ela evacua. Se as fezes continuarem muito duras nos próximos dias, intercala o NAN normal com NAN CONFORT 1 que ela vai fazer fezes mais amolecidas. Mas não faça receitas caseiras para criança evacuar (chá disso ou daquilo) ou, troque o leite sem orientação do seu pediatra, pois, a fórmula infantil é o melhor leite para o bebê depois do leite materno.
Espero ter ajudado. Um abraço.

Gislaine disse...

olá, meu nome é Gislaine, minha filha tem 9 meses e não dorme direito acorda de 8 a 10 vezes durante a noite, a pediatra receitou camomilina mas não resolveu nada, aí uma prima disse para que eu desse aguá de melissa... e ela acordou 2 vezes fiquei feliz com o resultado, porém pesquisando na internet vi que há alccol na composição essa informação me assustou isso é verdade? Devo interomper o uso desse medicamento?

Unknown disse...

Ola meu nome é Liliane tenho uma filha de 5 meses ela mama no peito de uns tempos pra ca ela mama um pouco e para qualquer coisa faz com que ela largue do peito e qndo esta com muita fome ela mama e fica batendo no peito como se estivesse brava e morde.Doutor e meus peitos nao estao enchendo de leite como antes sera que meu leite diminuiu?como faço para aumentar a produção do meu leite?nao trabalho e seria vantagem continuar amamentando.O que faço?

val disse...

Dr. Paulo, minha filha tem coceiras com muita Frequência sei que ela tem intolerância para o leite, e clara de ovos, mas depois que la fez dois anos não consigo controlar a alimentação dela, pois gosta de danoninho biscoitos enfim, será que com o tempo ela pode adquirir uma resistência e passar a não ter tantas reações?valeria poços de caldas.Ha o nome dela e valentina tem 3 anos e dez meses.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Val.

De fato existem algumas crianças com intolerância a lactose, que depois de uma determinada idade acabam não apresentando mais esta intolerância. Mas isso não vale para todas as crianças.
Agora, enquanto uma criança tiver os sintomas da intolerância, a mãe deve evitar os alimentos a base de leite para não prejudica-la. Os pais devem sim controlar a alimentação de seus filhos, pois, a criança não deve controlar a casa. Biscoitos, danoninho, etc, são alimentos perfeitamente DISPENSÁVEIS, e, quem coloca para dentro de casa são os pais. Se a criança não tiver a disposição esses alimentos ela não vai comer. Não existe "fórmula mágica". Não ensina para tua filha que chorando, ou fazendo birra, ela ganha as coisas, pois aí, fica difícil para ti depois controlar a alimentação dela.
Espero ter ajudado. Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Jonas.
Existem algumas medicações que ajudam a aumentar a produção de leite.
Deves procurar teu pediatra que ele prescreve para ti.
Por uma questão de ética médica não devemos receitar medicamentos sem examinar o paciente.
Um abraço.

Anônimo disse...

Ola,
Moro fora do Br ha alguns anos e tive minha filha aqui no exterior, minha filha tem agora 4 anos, ela esta com 29 kg e 114 cm. Desde que ela nasceu pegam no meu peh pois ela eh muito grande, ja passei por uma especialista, mas ela me disse que existem varios fatores para ela ser desse tamanho, a genetica, o fato dela ser filha de brasileiros, entao... nao adiantou nada eu ter ido nessa especialista, gostaria de saber se eu realmente preciso procurar algum tipo de ajuda para ela.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde

Sem examinar a paciente, e simplesmente analisando os dados fornecidos, percebe-se que sua filha apresenta uma altura um pouco acima do percentil 90 no gráfico de crescimento para crianças brasileiras, o que na minha análise não é tão preocupante, pois pequenas variações no crescimento infantil são perfeitamente aceitáveis. E isso tem haver com a genética, entre outros fatores. O problema é que ela está muito acima do percentil 90 do peso. Isso não é bom, e acho que deverias procurar atendimento e orientação médica. Um abraço.

Anônimo disse...

Dr. Paulo, muito obrigada pela resposta, minha filha realmente esta muito acima do peso, ela ja nesceu com 4 kg e no primeiro mes ja ganhou 2 kg e assim todo mes ganhava mais 1 kg. Nos primeiros meses ela so mamava no peito.
Morando fora do meu pais, eu nao consigo tirar minhas duvidas com os medicos, pois moro no Japao e os termos medicos sao muito complicados para mim. Na verdade aqui tudo eh muito complicado, perguntei ao medico se aqui dao vermifugo para as criancas e ele me disse que sim, mas eu teria que passar por um especialista, nem acreditei!!
Mas eh isso, muito obrigada pela ajuda, parabens pelo blog, gotei muito.

Anônimo disse...

ola meu nome è Rosemere .meu filho tem sete meses e ele esta fasendo muito pouco xixi ,durante o dia eu axo muito estranho porque aos dias atras ele sujava cinco fraldas por dia e hoje ele so suja uma e muito pouco .estou muito preocupada,agradeco sua compriensao.

Paulo Fontella Filho disse...

Nesta época do ano apresentamos maior perda de líquidos através da transpiração devido ao calor, e conseqüentemente, diminuímos nosso volume urinário. Isso pode ser uma explicação para o que está ocorrendo em casa (diminuição da freqüência urinária), porém, é importante uma avaliação com o pediatra da criança para melhor esclarecimento.

rosemery disse...

Boa tarde dr, meu filho de 4anos ele gripa muito isso e normal .meu nome e rosemery.obrigado pela sua atencao.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Rosimery.
Uma criança de 4 anos começa apresentar mais competência em suas defesas orgânicas, portanto, os quadros virais (gripes e resfriados) começam a diminuir nesta idade.
Existe um número muito alto de crianças com rinite alérgica, cujo quadro clinico se assemelha com resfriados, que deveria ser descartado por um pediatra. Te aconselho a procurar o pediatra da criança para conversarem sobre esta possibilidade.
Um abraço.

Anônimo disse...

tenho um filho ele esta com um aninho quando ele nasceu a pediatra disse que ele tinha fimoze e iria desenvolver com o passar dos meses, mas nao desenvolveu e agora ela passou uma pomada para uzar de tres a oito semana, se nao resolver preciza fazer cirurgia gostaria de saber com que idade pode fazer a cirurgia

Paulo Fontella Filho disse...

A fimose é a presença de um anel prepucial que impede ou dificulta a saída da glande do pênis, podendo ser congênita ou adquirida. A maioria dos meninos nasce com fimose (96%). O descolamento do prepúcio ocorre em 25% dos meninos ao seis meses de idade, 50% com 1 ano, 80% com 2 anos, 90% com 4 anos e 94% aos 5 anos de idade. Portanto, a fimose é considerada FISIOLÓGICA até os cinco anos de idade sem necessidade de tratamento, a não ser que ocorram episódios de infecção urinária ou balanopostite de repetição.
A cirurgia somente é indicado, se não houver sucesso com tratamento tópico (pomada), e, é indicada a partir dos cinco anos de idade. Somente será antecipada se houver episódios de infecção urinária ou balanopostite como descrito acima.
Um abraço.

Anônimo disse...

Aprendi muito

Anônimo disse...

dr, gostaria de saber estou tomando ciprofloxacino devido a uma infecção de urina e gostariade saber se posso continuar amamentado o medico disse que tenho que parar durante sete dias mas tenho certeza que ele vai esquecer o peito que faço suspendo a amamentaçaõ ou o remedio

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo.

O uso de ciprofloxacina deve ser criterioso durante a amamentação. Excretada para o leite materno em quantidades elevadas. Relatado um
caso de colite pseudomembranosa em um lactente cuja mãe usou Ciprofloxacina por seis dias(fonte: AMAMENTAÇÃO E USO DE MEDICAMENTOS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS do MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas).
A orientação é procurar teu pediatra para orientação ou o médico que te prescreveu o remédio para que possa trocar por outro que seja compatível com a amamentação.
Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Meu filho tem um ano e durante esse periodo de nascimento e até a idade atual ele teve algumas quedas com batidas de cabeça no chão. Essa semana observei que ao redor de seu olho está meu aroxeado. Gostaria de saber se isso é grave?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!
Uma criança abaixo de um ano, quando inicia seu aprendizado para caminhar, é comum ter algumas quedas, e isso geralmente não traz problemas para a criança.
O fato do olho (direito, esquerdo ou os dois?) de seu filho estar ou estarem arroxeados deve ser avaliados pelo seu pediatra presencialmente, pois dizer se é normal ou não sem examinar é impossível.
Um abraço.

Anônimo disse...

oi dr minha filha tem apenas 3meses e desde os dois meses ela não evacua direito,sempre é de 3 a 6 dias o que faço doutor,ela se espreme muito...
me ajude o que posso dar a ela???
não aguento mis vê-la sofrer tanto.
me responda por favor.
obrigada!!!

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Anônimo!
O fato da criança não evacuar alguns dias na idade de 3 meses É COMUM EM CRIANÇAS QUE ALIMENTAM-SE COM LEITE MATERNO. Elas podem ficar de 3 a 6 dias sem evacuar e isso não é constipação. Isso acontece porque a criança aproveita quase todo o leite materno e tem pouco "resíduo" para evacuar.
Portanto, se a criança alimenta-se com leite materno não te preocupas. Agora, se ela estiver tomando outro alimento, tens que procurar teu pediatra para orientação.
Um abraço.

Terceira Convocação PM - CE disse...

olá queria saber se posso dar leite ninho pro meu filho ele tem 6 meses?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Sr.

Uma criança com 6 meses de idade deve tomar LEITE MATERNO ou uma fórmula infantil. Leite Ninho é leite de vaca desidratado e não é adequado para a idade do teu bebê (na própria lata vem escrito que é para crianças acima de 1 ano de idade). Procure teu pediatra e se informe.

Anônimo disse...

Tenho uma bebê com 6 meses, nasceu com 2,350kg (prematura-34 semanas de gestação). Já tá comendo papinhas de frutas, papinhas salgadas e tomando suquinhos. É normal que ela tenha ganhado do 5º para 6º mês apenas 50g

Alesandra disse...

Tenho uma bebê com 6 meses, nasceu com 2,350kg (prematura-34 semanas de gestação). Já tá comendo papinhas de frutas, papinhas salgadas e tomando suquinhos. É normal que ela tenha ganhado do 5º para 6º mês apenas 50g

Alesandra disse...

Tenho uma bebê com 6 meses, nasceu com 2,350kg (prematura-34 semanas de gestação). Já tá comendo papinhas de frutas, papinhas salgadas e tomando suquinhos. É normal que ela tenha ganhado do 5º para 6º mês apenas 50g, tava dando o nan 2, mas tomava apenas por volta de 100ml e além disso tinha prisão de ventre, agora ta tomando ninho integral e melhorou nas evacuações.

Alesandra disse...

Gostaria de saber o que faer pra minha bebê melhorar de secreção nasal, consequente do parto.

Alesandra disse...

Gostaria de saber o que fazer pra minha bebê melhorar de secreção nasal, consequente do parto.

Anônimo disse...

Minha cunhada só deu leite materno no hospital, ele tem 9 dias e já toma leite ninho com aveia tem algum pobrema?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo.
UMA CRIANÇA DE NOVE DIAS DE VIDA NÃO PODE TOMAR LEITE NINHO, ainda mais engrossado com aveia. O leite Ninho é LEITE DE VACA desidratado, somente crianças maiores de 1 ano podem tomar. Procure o pediatra da criança para orientações.

daiana disse...

meu filho tem 10 meses e não aceita nenhum tipo de leite. Já tentei dar até NAN, mas ele não aceita. Só quer leite materno, e eu acho que isso está prejudicando o desenvolvimento. Ele come muito bem, mas não estou tendo tempo para continuar amamentando, então ele fica no peito a madrugada inteira o que eu faço?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Daiana!
Primeiro: o leite materno NUNCA vai prejudicar o bebê.
Segundo: uma criança com 10 meses tem que começar a diminuir a freqüência que mama na mãe para que possa ser introduzidos os outros alimentos.
Terceiro: Não existe fórmula mágica, não é bom para você nem para o bebê ficar no seio a noite toda. Isto não é fome, é apenas um hábito da criança. Tu ensinaste para ele que fazendo determinada coisa (geralmente é o choro) vem o seio, agora terás que ensinar que, mesmo ele querendo, não virá o seio durante a madrugada. Durante o dia, terás que regular os horários das mamadas para não atrapalhar a alimentação sólida. É importante continuares amamentando, porém, durante a madrugada não é necessário. Ele provavelmente está te fazendo de "bico". Você é que tem que determinar as horas das mamadas, não a criança.
Um abraço.

terezinha disse...

um clinico geral passou pra meu filho 3 vidro de amoxilina pq ele estava tendo febre costantemente, devo dar pra ele os trÊs vidro?

terezinha disse...

sim mem esqueci ele tem apenas quatro anos...

ana claudia disse...

minha flha tem 36 mese e fica se espremendo muito aparentemente não expressa nenhuma dor até porque ela falaria,tambem não é banheiro pois vai sozinha estou preocupada desde bebê ela faz isso

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Terezinha e Ana Claudia!

TEREZINHA: não sei qual foi a indicação do uso de amoxicilina para seu filho, mas a dose média recomedada de amoxicilina é 50mg/kg/dia e o tempo de duração depende da patologia ao qual foi indicado o uso desta medicação. Então não sei te dizer se a criança tem que tomar os "três vidros" como perguntastes. Melhor ligar para o médico que prescreveu e perguntar.

ANA CLAUDIA: o fato da tua filha ficar se "espremendo muito" pode não ser nada, como ser sinal de alguma coisa. A resposta virá somente através de um exame físico minucioso ou até mesmo de exames complementares. Procure o pediatra dela e esclareça isso.
Um abraço as duas.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Terezinha e Ana Claudia!

TEREZINHA: não sei qual foi a indicação do uso de amoxicilina para seu filho, mas a dose média recomedada de amoxicilina é 50mg/kg/dia e o tempo de duração depende da patologia ao qual foi indicado o uso desta medicação. Então não sei te dizer se a criança tem que tomar os "três vidros" como perguntastes. Melhor ligar para o médico que prescreveu e perguntar.

ANA CLAUDIA: o fato da tua filha ficar se "espremendo muito" pode não ser nada, como ser sinal de alguma coisa. A resposta virá somente através de um exame físico minucioso ou até mesmo de exames complementares. Procure o pediatra dela e esclareça isso.
Um abraço as duas.

ana claudia disse...

muito obrigada pela resposta doutor,tenho outra duvida.o que é giárdia? meu esposo teve quando bebê,há alguma chance da minha filha de 3 anos ter?

gilvaneide disse...

bom dia dr paulo meu nome e neide tenho um filho de 3 meses e estou dando araruta com leite nestogeno e leite materno que eu deixo no pote na geladeira pq trabalho,quando chego do trabalho so dou peito mais ja faz uma semana que ele não esta conseguindo dormir direito sera que ele esta sentindo alguam dor ou e fome ele fica todo aguniado me ajude por favor ja faz uma semana que ñ durmo.obrigado.ha faz uma semana q comecei a trabalhar.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Gilvaneide!
Te dizer o que está acontecendo há distância é difícil, porém, existe um elemento importante que é a volta ao trabalho pela mãe. A criança com 3 meses pode precisar de um tempo maior de adaptação para essa nova fase. Geralmente quando a mãe volta do trabalho a criança quer ficar o período maior possível com ela, por isso o sono fica irregular e muitas vezes a criança fica fazendo a mãe de "bico" durante a madrugada.
Não deve ser dor, pois, dor não acontece somente a noite, e, também não deve ser fome, pois uma criança com 3 meses já pode espaçar um pouco as mamadas da madrugada. Te oriento a procurar o pediatra do bebê para maiores esclarecimentos.
Um abraço.

Unknown disse...

posso dar suco de maracuja para meu bebe de 4 meses ?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia!
Uma criança abaixo de 1 ano, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria e a organização mundial de Saúde, é recomendado tomar LEITE MATERNO EXCLUSIVO até os seis meses de vida. Na impossibilidade de fornecer o leite materno recomenda-se as FÓRMULAS INFANTIS até os seis meses. Depois dos seis meses é que se orienta a introduzir os outros alimentos. Procure o pediatra da criança que ele irá te orientar.
Um abraço;

GILVANEIDE disse...

BOA TARDE DR PAULO MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA,GOSTARIA DE TE PERGUNTA COMO FAÇO PRA ELE DORMIR A NOITE TODA EU Ñ ME IMPORTO DE DAR O PEITO MAIS E PQ ELE FICA MUITO INQUIETO NAS MADRUGADA O Q VC ME SUGERE,EU TAMBEM TENHO UM FILHA DE 6 ANOS LEVEI ELA NO PEDIATRA PQ ELA, Ñ COME DIREITO A MEDICA DISSE Q ERA PRA TIRA TODA A MERENDA,TIREI COMO ELA TINHA ME FALADO MAIS MINHA FILHA Ñ ALMOÇOU E NEM QUIS MERENDA QUANDO CHEGOU A NOITE ELA TOMOU O CAFÉ E Ñ QUIS MAIS NADA, ELA PESA 20K E 1,20M SERA Q TEM COMO ME FALA UM NOME DE UMA VITAMINA BOA PRA ELA TOMAR PQ Ñ AGUNTO MAIS VER MINHA FILHA DESSE JEITO COMIDA Ñ FALTA ME AJUDE NESSA QUESTAÕ FICO GRATA UM ABRAÇO.

Gilvana disse...

Dr. Paulo Preciso saber se é normal um bebe de 03 meses ficar de 3 a 4 dias sem evacuar ela ainda é amamentada no seio o incrível é que tenho leite em apenas 01 seio dese que ela tinha um mês de vida pois tive duas vezes mastite no mesmo seio e agora não desce mais o leite então complemento com Formula infantil ela já mamou Nan comfort, Nan sem Lactose (a pediatra achava ser intolerancia mas o exame deu negativo), então a pediatra receitou o aptamil soja mas ela não aceitou, então por minha conta dei o aptamil 1 e mesmo assim ela continua com o intestino preso tenho usado minilax mas sei que não se deve usar com frequencia esses medicamentos. Por favor me responda estou aflita!!! Devo usar algum chá, água, ou suco ???

Paulo Fontella Filho disse...

Gilvana.
Uma criança que mama no peito ou toma fórmula infantil, é comum ficar alguns dias sem evacuar e isso não representa risco algum para a criança.
Isso acontece porque, tanto o leite materno quanto a formula infantil, são absorvidos quase que integralmente pela criança a nível intestinal, e, posteriormente tem pouco RESÍDUO para evacuar.
Tens que entender que nossas fezes são restos dos alimentos que não digerimos, portanto, "lixo". O leite materno e as fórmulas infantis são tão boas que deixam pouco "lixo" para a criança evacuar.
Isso que estou colocando somente vale para as crianças que alimentam-se com o seio materno ou formula infantil, aquela que alimenta-se com outros alimentos o raciocínio é diferente.
O fato de trocares várias marcas de leite, realizares exames complementares na criança que não mostram patologia nenhuma só confirma o que estou dizendo.
Meu conselho é tentar dar o maior tempo possível o leite materno e esperar a criança evacuar. Faz uso do supositório somente se ela estiver alguns dias sem evacuar e apresentar-se impertinente. Não é aconselhável nesta idade dar sucos ou chás nesta idade. O melhor é o leite materno
Um abraço.

isabela disse...

Boa Tarde !
Meu filho tem 1 mês e 8 dias eu amamento ele no peito. gostaria de saber si eu posso relaxar ou alisar meu cabelo. Si eu posso tem algum produto especifico ou não ? Uma amiga viu no programa da Eliana o obstreta falando que sim. Mas antes de eu passar queria ter uma confirmação.

Agradeço deis de já.

Obrigada

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Isabela!

O alisamento é permitido em mães que estão amamentando DESDE QUE AS FORMULAÇÕES NÃO CONTENHAM FORMOL.
As tinturas de cabelo podem ser usadas DESQUE NÃO CONTENHAM CHUMBO OU AMÔNIA em suas formulações.
Portanto, procure um salão adequado, idôneo, que de fato te informe com clareza as formulações usadas.
Um abraço

Anônimo disse...

Oi Dr. tenho uma filha de 2anos e 11meses,fui descobrir que ela tem bronquite aguda, entao a medica receitou um expectorante e um antibiotico a amoxicilina clavulanato de potassio para dar 7ml a cada 12hs e nao sei se esse remedio da reaçao pois ja dei 2 veses dai depois de uma hora ela começou a vomitar!!O que eu faço continuo dando ou posso tentar dar outro me ajude existe outro??q nao seja esse??? e que de resultado???e que ela nao vomite mais!!
obrigada!

Anônimo disse...

boa tarde dr paulo minha filha tem 6 anos e ñ come direito ja dei muitas vitaminas mais ela e dificil de se alimenta tenho medo que aconteça alguam coisa com ela ja levei no pediatra ele passou vitamina e continua a mesma coisa o que faço tenho medo de perde meu anjinho pf me ajude me sugira uma vitamina pra eu dar a ela ela pesa 20kg grata.

Marilia disse...

Boa Noite doutor .
Gostaria de esclarecer uma duvida.
Meu bebe está com 1 mes e 7 dias de vida , comecei a complementar o leite nam 1 vez por dia 90 ml há uma semana depois que comecei a dar o nam as fezes dele estava mto escura e meio gosmenta,mais de 3 dias para cá ele não evacuou mais e chora muito durante todo o dia, retirei o nam dele e agora estou dando só leite materno ,mais gostaria de saber se e normal ?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Marilia.
A criança alimentada com fórmula infantil geralmente as fezes são um pouco mais firmes e a criança as vezes aumenta o intervalo de evacuações. Te dizer se as fezes dele estavam normais ou não, somente examinando.
Que bom que voltastes a dar o leite materno. Teu filho agradece.
Um abraço.

Marília disse...

Boa tarde Dr estou aqui de volta
primeiramente para te agradecer por ter me respondido , e te pedir uma orientação meu filho continua ressecado mesmo estando só no peito,ele fica até 4 dias sem evacuar e só faz quando e colocado supositorio,o pior e que durante esse período ele chora muito de dor e só vem a melhorar depois que defeca.
O que eu devo fazer para ajuda-ló
não quero ter que ficar colocando supositorio toda vez .
Obrigada e tenha uma boa tarde .

Paulo Fontella Filho disse...

Marília!
A criança que alimenta-se com leite materno aproveita quase tudo que a mãe fornece pelo seio. Portanto, ela tem pouco resíduo para evacuar.
É normal a criança ficar longos períodos sem evacuar (3 a 4 dias). Isso não é prejudicial a criança.
O que vai determinar fazer alguma intervenção, como colocar supositório, é se a criança estiver muito incomodada.
Não te preocupas, podes colocar o supusitório eventualmente, mas somente se ela estiver muito inquieta, caso contrário, deixa que ela evacua.
Um abraço.

Anônimo disse...

meu filho tem 9 meses e ele esta largando do peito sozinho não quer mais mamar ..ja tentei varias coisas para substituir o leite materno como Mucilon etc. so q ele não aceitou ..oq faço?? oq deve fazer para q ele mame?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo!
O fato da criança estar diminuindo a Freqüência das mamadas não deve ser motivo de preocupação nesta idade. As principais refeições para ele agora são os alimentos sólidos.
O ideal é que ele continue tomando leite, principalmente o leite materno. Se ele não quer não tem como forçar.
Podes retirar o leite materno e tenta dar para ele através de copo, mamadeira, etc. Ou tentar dar leite de outra forma como através de mingaus, por exemplo.
Se ele estiver ganhado peso com os outros alimentos, não te assusta, caso contrario, procure orientação de seu pediatra.

Anônimo disse...

Oi Dr.! Me chamo Valdiana e gostaria de saber se posso dar leite NINHO ao meu bebê, ela tem seis meses e só tomou leite materno. se puder qual NINHO é o melhor?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!
Segundo os trabalhos científicos internacionais e a orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria, através do seu comitê de nutrologia, NÃO DEVE-SE DAR LEITE DE VACA A CRIANÇAS ABAIXO DE 1 ANO.
O leite Ninho é leite de vaca desidratado. Na própria lata vem a orientação de não fornecer este leite a crianças abaixo de 1 ano.
As melhores opções para crianças com a idade de seu bebê, DEPOIS DO LEITE MATERNO, são as fórmulas infantis: APTAMIL, BEBELAC, NAN, NESTOGENO (formula de segundo semestre, pois teu bebê já tem mais de seis meses).
Procure seu pediatra e obtenha maiores esclarecimentos.
Um abraço.

dayane disse...

quero saber se estou fazendo mau,dando cha de camomila para minha filha.ela tem 3 meses.
dou 50ml,por dia atarde depois do banho.estou adoçando com açucar,Dayane.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Dayane!
O chá é uma coisa cultural. Tem familias que fornecem a seus filhos, outras não. Eu, por exemplo, nunca dei chá para meu filho antes de 1 ano.
O importante é PRIORIZAR O LEITE MATERNO(pois ele sacia tanto a fome como a sede da criança) e NUNCA adoçar o chá. Não acustuma teu bebê a coisas doces, depois você terá dificuldade para introduzir alimentos menos adocicados como frutas, verduras etc, quando ele for maior. Sem contar a maior incidência de obesidade, cáries dentárias, etc.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Unknown disse...

Bom Dia!!! Me chamo Andreia e tenho um filho de 3 anos e 9 meses e de uns 6 meses pra ca ele tem feito coco com sangue; as veses muito sangue as vezes pouco, as vezes sim as vezes faz normal, sem sangue. Ja fiz exame pra ver se era o nestom ou mucilon ou o chocolate, mais não era nem um destes alimentos... o que pode ser??????????

dayane disse...

bom dia dr.minha filha completou 3 meses ontem 01-05-2011.
há quatro dias ela não evacua.estou preocupada o q faço.
me disseram para eu tomar aveia ou então dar para ela dissolvido no leite.sera que posso,ou procuro orientação médica.desde já agradeço

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Andréia!
As causas de sangramento intestinal são várias e não cabe aqui fazer suposições sem examinar o paciente.
O que tenho para te orientar é que, sangramento intestinal é um sintoma MUITO IMPORTANTE para tentares achar resposta na internet.
Tens que procurar um pediatra ou gastro-enterologista pediátrico para que possam fazer diagnóstico do porque deste sangramento.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Dayane!

A resposta para tua pergunta passa diretamente sobre que leite a criança está tomando. O recomendado é ser leite materno exclusivo. Se for, não há com que te preocupar, é comum um bebê com 3 meses mamando no peito ficar sem evacuar até 4 dias sem problemas. Agora se for outro leite, tens que procuar o pediatra que te receitou este leite e pedir orientação.

Anônimo disse...

Bom dia, gostaria de saber se preciso procurar um pediatra, meu filho amanheceu com o pênis inchado e com uma bolha na´ponta, pode ser só uma alergia???
Obrigada

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Deves procurar um pediatra para avaliação, pois, podemos estar diante de uma balanopostite, que necessita tratamento.
Um abraço.

Darielle Ferreira Bartolini disse...

Boa tarde DR.Paulo, gostaria de saber se posso começar a dar leite de vaca para minha filha.ela tem 5 meses , eu estou dando pra ela a formula nestogeno e o leite materno , mais recentemente ele largou do peito e esta apenas com a formula infantil , e esta ficando caro!!!!
ela já come frutas , papinhas no almoço e sucos pela manhã.
Se for possivel me tirar essa duvida eu agradeço.

obrigada desde já pela atenção

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Darielle!
Não faça isso com sua filha. O leite de vaca não é adequado para crianças abaixo de 1 ano de idade. O uso de leite de vaca integral neste período pode trazer vários prejuízos para o bebê, devido à inadequação de sua fórmula:
1)Inadequação de lipídeos (gorduras):
• Altera o desenvolvimento neurológico
• Reduz a velocidade de crescimento
• Predispõe a lesões de pele (dermatite)
2) Alta densidade calórica:
• Dificulta a digestão
• Causa diarréia
• Causa cólicas
• Predispõe refluxo gastroesofágico
3) Alto teor de proteínas, sódio, potássio:
• Sobrecarrega os rins
• Aumenta o risco de desidratação
4) Tipo de proteína
• Aumenta o risco de desenvolvimento de processos alérgicos (alergia à proteína do leite de vaca, rinite, asma).
5) Baixo teor de ferro
• anemia
• Atraso no desenvolvimento psicomotor
• Diminui resistência a infecções
• Atraso no ganho de peso e estatura
6) Alto teor de fósforo
• Prejudica a absorção de cálcio (importante na mineralização óssea)
• Prejudica a absorção de ferro
7) Baixo teor de vitamina C
• Prejudica absorção de ferro

Além disso, o leite de vaca pode ocasionar constipação (prisão de ventre) e pequenos sangramentos intestinais.
Se, por algum motivo, o leite materno necessite ser substituído por outro leite, devemos usar fórmulas lácteas adequadas para o primeiro ano de vida (Nan, Nestogeno, Bebelac, Aptamil), que têm em sua fórmula os componentes ideais e em quantidades adequadas para o organismo dos bebês.
Não encare esses leites como custo mas, sim como investimento. Uma criança bem alimentada adoece menos.
Espero ter ajudado.

lilian_lima_htinha@hotmail.com disse...

ola meu nome e lilian minha filha tem 2 meses e toma o nan pro ma spaasei pro comfort e ela ressecou qual a diferença e achei que as colicas aumentaram qul outra formula e parecida? ela mama no peito tambem mas e pouco o que fazer?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Lilian! A diferença entre o Nan Pro 1 e Nan confort é que o confort 1 é uma fórmula infantil de partida, adicionada de prebióticos. Usada em crianças de 0 a seis meses de idade para contribuir no tratamento nutricional da constipação. Em termos nutricionais as duas fórmulas são satisfatórias. Tens que entender que as fórmulas infantis elas não "ressecam" os bebês, é que, quem toma este tipo de alimento apresenta poucos resíduos (fezes) para eliminar, e conseqüente apresenta fezes mais consistentes e com menos volume. A idéia do Nan confort é justamente aumentar o resíduo fecal para melhorar a consistência e o volume das fezes. Mas aproveita que ainda estás dando leite materno e conversa com teu pediatra para te ajudar a produzir mais leite e conseguires alimentar tua filha. Não existe mamãe nutrida que não consiga dar de mamar para seu filho ou filha. É só ter força de vontade e orientação adequada que consegue. NÃO SE PODE COMPARAR O LEITE MATERNO COM QUALQUER MARCA OU OUTRO TIPO DE LEITE. Converse com teu pediatra que você consegue.
OBS: não segue as receitas caseiras das "vizinhas" e EVITE dar leite de vaca (leite de caixinha, saquinho, Ninho, etc) para o bebê. Já está mais que comprovado cientificamente que NÃO é um leite adequado para crianças abaixo de 1 ano. Leite de vaca foi feito para o filho da vaca, lembre sempre disso. Um abraço

Natalia disse...

Minha filha de 4 meses e 1/2 até os 4 meses defecava a cada mamada, mas, como precisei voltar a trabalhar, introduzimos o leite artificial e ela fica dias sem defecar... é devido ao leite?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Natalia!

Uma criança com 4 meses de idade que alimenta-se com leite materno ou fórmula infantil (NAN, Nestogeno, Aptamil, Bebelac) apresenta menos resíduo (fezes) para eliminar, pois a criança aproveita quase tudo que ingere, e, consequentemente acaba as vezes demorando para defecar.
Não te preocupas. Isso não traz problema para a criança.
Um abraço.

adeildes disse...

Olá, meu nome é adeildes e tenho um bebe de 5 meses que tem muitos gases, e estes parece que ficam mais fortes a noite aonde ele fica muito incomodado até solta-los enquanto ele não sai durante o sono ele fica muito inquieto, faço sempre massagens em sua barriguinha e exercício com as perninhas contraindo o abdômen, quando ele era menor o pediatra passou luftal, a qual o dou quando ele está com a crise muito forte, ele se alimenta de leite materno e complemento com Nestogeno, pois voltei ao trabalho e não consigo tirar todo o leite necessário até a minha chegada, o que mais eu posso fazer? e de uns dias para cá ele começou a evacuar apenas uma vez ao dia e de forma pastosa é normal?

Me ajude a entender tudo isso.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Adeildes!

Uma criança com 5 meses alimentando-se com leite materno + complemento é perfeitamente normal evacuar 1 vez ao dia pastoso. Com relação a produção de gases, deves procurar o pediatra do bebê e pedir orientações. Não devemos prescrever medicações sem examinar o paciente.
Um abraço.

Dayane disse...

olá dr:eu só queria tirar uma dúvida!
o leite nan 1 e o nestogeno 1 tem muita diferença na visão dos pediatras?
porque lendo as formulas e vitaminas parece nao ter diferença.gostaria de saber, pois estou querendo mudar para nestogeno, afinal ele sai mais em conta.um abraço.grata.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Dayana!

Segundo o fabricante a formula infantil NAN 1 Pro é mais completa devidos aos fatores citados abaixo:

1. Presença de proteínas otimizadas mais próximas ao leite materno.
2. DHA e ARA, que são importantes para o desenvolvimento cerebral e visual do lactente, bem como para estimular beneficamente a resposta imunológica.
3. Nucleotídeos, que contribuem para o adequado funcionamento do sistema imunológico.
4. Nutrientes com efeito bifidogênico* que contribuem para a formação de uma microbiota com predominância de bifidobactérias, protegendo contra infecções intestinais e estimulando beneficamente a resposta imunológica.

Em termos nutricionais eles são mais ou menos semelhantes.
Não fica impressionada com o colocado acima, pois o leite materno tem tudo aquilo e MUITO MAIS, como imunoglobulinas que protegem a criança.
Se não houver nenhuma possibilidade de fornecer o aleitamento materno as fórmulas infantis são as mais indicadas (NAN, Nestogeno, Aptamil, Similac, Bebelac).
Entre as fórmulas infantis as mais completas são o aptamil e o Nan pelas colocações acima citadas.
O importante é NÃO DAR LEITE DE VACA para crianças abaixo de 1 ano.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Si, mãe da Bela e do Lipe disse...

Dr. Bom dia !!

Minha filha esta fazendo este mês 1 ano de vida, e se alimenta muito bem, como sei que o leite nesta fase é apenas um complemento eu gostaria de saber se ...

Posso iniciar o leite Ninho de caixinha ????

Desde ja agradeço a sua atenção.

Obrigada

Simone

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Minha filha minha vida!

Sempre incentivamos a família não introduzir o leite de vaca (o leite ninho é leite de vaca desidratado com acréscimo de algumas vitaminas, segundo o fabriacante) abaixo do primeiro ano de vida.
Agora, com 1 ano de idade, o leite virou apenas um complemento na dieta da criança e a família pode tentar acrescentar este leite para ela.
Um abraço.

Anônimo disse...

Meu bebê tem 4 meses , devido a uma viagem qe eu fiz , nao deu pra dar as vacinas de 3 meses pode tomar ainda ?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anonimo!

Você pode e deve procurar um posto de vacinação e atualizar o cartão vacinal do teu bebe.
Um abraço.

adeildes disse...

Bom dia,

Obrigada pela resposta, mais teria mais uma pergunta e ficaria feliz com a sua ajuda, desde que voltei a trabalhar tenho verificado que a minha produção de leite está menor, tem dia e quase diariamente meus seios ficam como muchos e uma quantidade bem pequena de leite, como aumentar a minha produção? ele hoje se alimenta de leite materno quando tem o suficiente e complemento com Nestogeno, me mandam tomar canjica e mingau de aveia, isto resolve?

Meu filho tem 5 meses e 15 dias.

Aguardo, e obrigada pela atenção

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Adeildes!

A produção de leite materno está diretamente ligada a estimulação do seio através da sucção do bebê ou ordenha manual e a ingesta de muito líquido (água). O resto não existe comprovação científica.
Existem algumas medicações que podem ajudar na produção do leite, porém, não posso fornecer pelo blog. Terás que consultar com teu pediatra.
Um abraço.

Anônimo disse...

ola D.rtenho uma filha ela tem 1 aninho no mes de maio começo do mes deu uma gripe muito forte entao eu levei ela no medic.ele passou os medicamento e eu dei tudo certinho e ai a gripe passou mas depois de uma semana voltou novamente ,eu levei novamento e o medico disse que ela esta com bronquite,e passou amoxicilina, charope acetilcisteina, predisilona,e fazer inalaçao 2x ao dia mas sinto q nao esta melhorando,o que faço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite anônimo!

Não é possível, e, nem permitido pelo código de ética médica, dar parecer de paciente sem examiná-lo.
Se tens dúvida sobre a situação clinica de tua bebê, retorne ao seu pediatra ou procure outro profissional para uma avaliação presencial.
Pela internet você não achará respostas.
Um abraço.

Ana Maria costa disse...

boa tarde dr. tenho um bebe de 1mes e 6dias estou dando leite de caixinha..gostaria de saber se tem algum problema....obs.nao tenho o leite materno e ela nao se deu com o nan..obrigada

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Ana Maria!

O leite de "caixinha" nada mais é do que leite de vaca integral.
Todos os trabalhos médicos atuais NÃO RECOMENDAM O LEITE DE VACA PARA CRIANÇAS ABAIXO DE 1 ANO DE IDADE.
O leite de vaca foi feito para o "filho da vaca" e não para nossos bebês. Ele é INADEQUADO nutricionalmente para crianças nessa idade.
A prioridade é fornecer LEITE MATERNO ou uma boa FÓRMULA INFANTIL para crianças abaixo de 1 ano de idade.
Procure o seu pediatra e se informe.
Vá neste endereço e se informe mais um pouco: http://dicasdepediatria.blogspot.com/2006/03/fornecer-ou-no-leite-de-vaca-na.html
Um abraço.

fernanda disse...

ola, minha filha vai completar seis meses e estou querendo dar o ninho 1+ sera que ira fazer mau a ela

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Fernanda!

Criança abaixo de 1 ano deve tomar leite materno ou uma fórmula infantil. O Ninho 1+ é para crianças acima de 1 ano de idade e que não tenham alergia ao leite de vaca, portanto NÃO deve ser dado para sua filha.
Oriento a falar com seu pediatra da para maiores informações.

Anônimo disse...

Andressa
Ola doutor meu filho tem 8 dsias de nascido saiu umas bolhinhas com pus perto do pescoço e no rostinho.
eu queria saber o que é isso

Anônimo disse...

Meu filho já está com 7 meses e ele não está querendo beber o leite Nan e o Nestogeno, mas eu preciso trabalhar o dia inteiro a partir de segunda, então gostari de saber se dou o leite Ninho ou de gado. Aguardo resposta!!!

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Andressa!

Parabéns pelo nascimento do filho.
Fazer diagnóstico sem examinar a criança é impossível e perigoso. oriento a procurar o pediatra da criança para orientações.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo!

A orientação do comitê de nutrição da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Organização mundial de Saúde é de NÃO fornecer leite de vaca para crianças abaixo de 1 ano de idade atualmente.
O ninho é indicado para crianças acima de 1 ano.
Como ela tem 7 meses o importante é a comida sólida como almoço, janta, sucos, frutas. O leite virou um complemento em sua dieta.
A orientação é procurar o pediatra da criança para maiores orientações.
Um abraço.

silvana disse...

eu estou amamentano mais meu leite e pouco que que tipo de leite devo dar,minha filha tem 4 meses|?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Silvana.

Antes de pensar em dar outro leite para tua filha, procure o pediatra dela para que ele te oriente e te ajude a estimular a amamentação.
As crianças amamentadas são mais inteligentes e saudáveis.
Um abraço.

carol disse...

minha filha tem 1 mês de vida e esta tomando nestogeno 2 agum problema?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Carol.

Uma criança com 1 Mês de vida deve tomar leite materno ou uma fórmula para o primeiro semestre de vida. O Nestogeno 2 é para crianças acima de seis meses de vida, onde as necessidades nutricionais são diferentes. Oriento a procurar informações com seu pediatra, caso não tenha acesso a ele, compre o Nestogeno 1.
Um abraço.

Eliane Cordeiro disse...

Boa tarde,Dr.MEU NOME É ELIANE
Meu filho tem agora 9 meses,ele nasc eu prematuro de 32 semanas,ele parou de engordar desde os 6 meses,apenas algumas gramas por mes,de 20g a 300g mes,a pediatra nao fala nada sobre isso,mas acho que ele deveria engordar,ele come tudo,sopinha,suco mucilon,ele crece em estatura e nao em peso.o que pode ta acontecendo?ele é muito esperto.gostaria tambem de saber se posso dar sustagen kids pra ele.grata.Eliane

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde eliane!

A partir do sexto mês de vida, a progressão do aumento de peso do bebê fica mais lenta. Isto ocorre porque ele fica mais ativo, gasta mais calorias quando brinca, corre, engatinha....
O importante é que no final do primeiro ano ele pesará cerca de três vezes a mais do peso que nasceu.
O Sustagen é um complemento alimentar para crianças maiores de 2 anos.
Não se preocupe em dar esses achocolatados para a criança. O importante é a comida sólida. É isso que vai fazer seu bebe desenvolver adequadamente. Se tens dúvidas sobre alimentação procure uma nutricionista infantil.
Um abraço.

Rosangela disse...

Ola drt meu filho de 3 anos vem a uns 2 meses se queixando de dor envouta do umbigo ja fiz exames e ta tudo normal! O QUE FAÇO ME AJUDE!! ABRAÇOS

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Rosângela!

Para se fazer diagnóstico de uma doença, é necessário fazer o exame físico e eventualmente analisar os exames complementares realizados.
Como isso é impossível de se fazer pela internet, sugiro que procure um gastroenterologista infantil, que ele certamente conseguirá fazer diagnóstico das causas das dores abdominais em seu filho.

Maria Antonia disse...

Olá Dr.Paulo me chamo Maria e tem um filho de três meses, ele não mama no ínicio dei o leite nan pro 1 só que ele ressecou muito, então passei para o nestogeno 1 e ele gostou só que agora ele estar com 4meses e não quer mais de jeito nenhum, comecei com o ninho integral só que ele está fazendo coô muito escuro,então fui ao pediatra e ele me indicou o nestogeno plus, me ajude meu filho não estar comendo nada, fico muito triste...

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Maria Antonia.

Crianças abaixo de 1 ano é recomendado, pela organização Mundial de Saúde e pela Sociedade Brasileira de pediatria, que alimente-se com leite materno. Na falta do referido leite é recomendável uma fórmula infantil.
Toda fórmula infantil deixa pouco resíduo e algumas crianças, as vezes, evacuam com um intervalo um pouco maior, e isso pode trazer um pouco de angústia para os pais. O fato da criança evacuar menos com a fórmula infantil, não quer dizer que esteja mal alimentada, muito pelo contrário, isso ocorre porque a criança aproveita quase tudo que é fornecido para ela e tem pouco resíduo para eliminar.
Para resolver isso, existem fórmulas infantil que deixam mais resíduos, e, consequentemente a criança evacua mais.
Por uma questão de ética médica evito de prescrever em meu Blog. Procure seu pediatra e se informe.
Apenas um conselho, não dê para a criança leite Ninho, pois não é um leite adequado para essa faixa etária.
Um abraço.

Anônimo disse...

meu bebe tem 8 meses e é muito ressecada ja fiz tudo que foi possível mas nada resolveu gostaria de uma ajuda porq ela sofre demais quando vai fazer coco desde ja agradeço Joelma

ceia disse...

OLA TENHO UM FILHO DE TRES MESES E GOSTARIA DE DAR O LEITE NINHO DE CAIXINHO POSSO DAR ?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo!

Criança com 8 meses apresentando constipação não é uma coisa aceitável. Isso significa que sua alimentação não está balanceada ou que a criança apresenta algum distúrbio intestinal.
Tente aumentar a oferta de água, aumente e varie as verduras na dieta e tente dar mais sucos naturais. Diminua as farinhas como mucilon, neston, farinha lactea, etc.
Se isso não ajudar procure seu pediatra para orientações.
Um abraço.

Bom dia Ceia!

O leite ninho NÃO é adequado para esta faixa etária. O ideal é o leite materno ou uma fórmula infantil. Pergunte ao seu pediatra.
Um abraço.

Nazimar Medeiros disse...

Bom dia, doutor!Tenho uma bebê de 2 meses e meio. Sua alimentação é leite materno exclusivo e ela só faz cocô uma vez por semana. Sei que é normal de 3 a 5 dias, mas desde que nasceu é assim, tem dificuldades para fazer.Eu tenho que ajudá-la levantando suas perninhas e fazendo uma leve pressão na sua barriga, além de massagens e bicicletas. Ela sofre de muitas cólicas e há 1 mês surgiu uma hérnia umbilical.Sua pediatra passou "flagass",tomou todo o vidrinho e eu suspendi por que não via efeito algum.Quais cuidados devo tomar? Obrigada pela atenção.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Nazimar!

Crianças abaixo de 3 meses apresentam um fenômeno que incomoda pais e pediatra que é a famosa cólica intestinal do lactente. Esse fenômeno é benigno (não é grave) e melhora consideravelmente depois dos 3 meses de vida. A cólica do lactente ainda não é bem entendida pela medicina, sabemos que é devido a imaturidade intestinal, mas ainda não temos o remédio ideal.
Quanto as evacuações do bebê é normal que isso aconteça com crianças que mamam no peito. Não fica preocupada. A criança alimentada no peito aproveita quase tudo que a mãe oferece e tem pouco resíduo para eliminar.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

carla disse...

ola, minha filha tem oito mese e tem muitoooo gases é normal, me ajude....

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Carla!

A produção de gases nesta idade (8 meses) está diretamente ligada ao tipo de alimentação da criança. Procure seu pediatra e converse sobre a alimentação fornecida para a criança.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá, meu none é Erika, tenho um filho de 7 meses e meio. Posso dar gelatina liquida para ele?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Érika!

Não deve-se dar alimentos muito doces para crianças abaixo de 1 ano. Isso vai determinar que, posteriormente, quando a criança for maior por volta de 1 a 2 anos de idade, passem a escolher alimentos doces, e, não queiram comer alimentos naturais.
Porque não dar sucos de frutas naturais no lugar da gelatina?
Pense nisso.

Dayane disse...

bom dia,dr:este leite que o governo ofereçe para baixa renda,é bom pois eu nao estou mais conseguindo comprar nestogeno para meu bebe tem seis meses e nao mama mais no peito.quero dar este a ela sera que posso confiar?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Dayane!

Como não trabalho no SUS não tenho informações do leite fornecido pelo governo. Desculpa.
Oriento a procurar um nutricionista ou pediatra que trabalhe no SUS que conheça este leite.
Um abraço.

Dayane disse...

boa tarde dr.minha filha tem seis meses ela esta mamando só mamadeira e comendo alguma coisa.é verdade q danoninho pod intoxicar a criança?ontem dei um a ela e tmbm dei aquelas papinhas prontas da nestle.sera q algo fez mau,porq ela vomitou duas vezes dpos da mamada jogou td fora e hj denovo.quero saber q quantidade d danoninho posso dar por (dia)e(semana)me disseram pra eu dar soro casero.sera q posso?como posso fazer?nao levei ela ao medicoporq nao teve diarreia e nem febre.ou sera q devo levar?obrigado!

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Daiane!

São muitas tuas dúvidas que fogem da proposta do Blog.
Não posso fazer diagnostico de patologia sem examinar o paciente, pois é proibido pelo código de ética médica. Portanto, se tua filha continuar vomitando procure o pediatra dela.
Vou me ater apenas a questão do "Danoninho". NÃO oferece alimentos muito doces para a tua filha abaixo de 1 ano. É nessa faixa etária que tu educas o paladar da criança. Depois, quando ela ficar maior, ela vai querer trocar o almoço, janta e lanches por guloseimas.
As mães sofrem com isso depois. Pior que vocês mesmo que apresentam os alimentos doces para elas. Veja os exemplos: para que dar para criança com seis meses de vida Danoninho, gelatina, bolacha maria com leite, etc...
Tens que dar é frutas naturais, sucos naturais, variar os legumes, verduras, na papa salgada e etc.
A desculpa que a criança não gosta de determinados alimentos não pode ser aceita, pois se tiver paciência a criança aostuma com alimentos menos doces, agora se continuares a mostrar alimentos muito doces para ela....
Um abraço.

Dayane disse...

dr boa noite.hj levei minha filha ao pediatra porq ela esta a tres dias com vomito.
ele receitou soro,peguei na farmacia do posto,mas munha duvida é se posso dar a ela o soro preparado de um dia para outro? é q ela nao chega tomar a quantidade q preparo de um litro e sobra,ou é melhor eu jogar fora e preparar outro.desculpe é q eu me esqueci de perguntar a ele sobre isso agora nao sei o q fazer.muito obrigado um abraço

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Dayane!

O Soro Reidratante acondicionado na geladeira, depois de pronto, pode ser consumido após 24h de preparo.
Tenha só cuidado com a higiene.
Um abraço.

ana maria disse...

olá dr. meu filho tem 4 meses e eu comecei a dar frutas para ele dei banana maça e pêra e ele ficou tres dias sem evacuar,isso e normal,e melhor eu parar,continuar dando so a pêra,ou continuar dando a banana tambem pro entestino dele se acostumar?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Ana Maria!

Bebe com 4 meses tem que tomar leite materno EXCLUSIVO. Não há necessidade de introdução de outros alimentos.
Um abraço.

Tatiane Maranhão disse...

Bom dia, Dr. Paulo. Minha filha tem 5 meses, e ontem para minha surpresa ao trocar sua fralda de xixi, observei uma gotinha semelhante à sangue saindo de sua vagina. Mais cedo, neste mesmo dia, minha mãe comentou achar que minha bebê estivesse com dor de urina ou algo parecido, pois ao troca-la continuava a sair gotinhas de xixi. O que pode ser? Fiquei muito preocupada com o sangue, li que poderia ser infecção urinária, no entanto ela não tem febre, mesmo tendo sido um episódio único já marquei consulta com sua pediatra. Qual sua opinião? Desde já agradeço a atenção.

Anônimo disse...

BOA TARDE DOUTOR, MINHA FILHA TEM 8 ANOS E GOSTARIA DE SABER SE NESTA IDADE É NECESSÁRIO REPOSIÇÃO DE ALGUMA VITAMINA, VISTO QUE HÁ PEDIATRAS QUE INDICAM, OUTROS, NÃO E EU FICO NA DÚVIDA...O QUE É NECESSÁRIO, ALÉM DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PARA QUE MINHA FILHA CRESÇA COM SAÚDE?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Tatiane.

Responder perguntas pela internet é difícil, pois existem muitas variáveis que devem ser respondidas pela mãe durante a consulta.
Sangramentos pela vagina do bebê é comum em crianças amamentadas ou logo que nascem devido a hormônios maternos que passam para a criança. Se o sangue é pela uretra, tem que obrigatoriamente ser investigado infecção urinária pelo pediatra.
O melhor é consultar com seu pediatra para esclarecimentos.
Um abraço

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo!

Na idade de 8 anos somente se administra vitaminas em caso de hipovitaminose específica comprovada.
Se ela tiver uma dieta BALANCEADA, a criança retira todas suas necessidades vitamínicas dos alimentos.
Um abraço.

Dirlaine disse...

boa tarde doutor, meu nome é Dirlaine
eu gostaria de saber se faz mal eu dar leite ninho a minha filha meu leite não esta sustentado ela. ela tem 1 mes e 15 dias
obrigada.

bethy disse...

Oi doutor, meu filho tem 5 meses,ja come sopas, frutas e suco de laranja lima, e mama no peito. mas ele ñ esta ganhando peso, as vezes preciso sair e deixo ele com uma mamadeira de nam na minha sogra, mas ele tem dores de barriga horriveis e chora o dia seguinte praticamente inteiro, ja troquei por outras formulas e o resultado é o mesmo, uma mamadeira que ele toma acontece isso. o que faço? estou desesperada! POis estou perdendo todas as minhas consultas no dentista e entrevistas de trabalho, pra ñ dar esses leites pra ele eu acabo ficando em casa com ele.me ajude por favor! obrigada

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Dirlaine!

O ideal para sua filha é tomar leite materno até o seis meses de vida. Se não estiver conseguindo produzir leite na quantidade suficiente procure seu pediatra que ele te ajuda.
O leite NINHO NÃO é adequado para crianças nesta faixa etária.
Na falta do leite materno o adequado é uma fórmula infantil que seu pediatra pode prescrever se ele achar necessário.
Um abrçao.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Bethy!

Como colocado várias vezes aqui no blog, o recomendado para crianças abaixo de seis meses de vida é LEITE MATERNO EXCLUSIVO. Existe campanha do ministério da saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da organização Mundial de saúde para que isso ocorra. Portanto, não sei o motivo de teres iniciado os outros alimentos antes de completar seis meses de vida. Deves retornar ao seu pediatra para orientações e verificar o porque que a criança não ganha peso.

Priscilla Medeiros disse...

Bom dia Dr. Paulo. Tenho um bebê com 1 mês e 15 dias. No inicio el passava muito tempo no peito, mas era como não ficasse satisfeito, então eu dava um complemento com NAM, na hora do almoço, para ele dormir e a tarde ele retornava ao peito e quando era a tardinha dava outro complemento. Sò que aos poucos acredito eu, que como saia pouco leite dos meus seios, ele começou a ficar irritado e tive que começar com o NAM mesmo. Comecei a tomar um remedio homeopático, a 'Tintura de Algodoeira', minha obstetra recomendou, para vê o efeito. O Sr. acredita que ainda posso produzir leite suficiente para o meu bebê? Já que os meus seios secaram mais? Ah.. também estou tomando 2 litros de agua por dia.
Ontem fomos a pediatra e ele está com 4.270 Kg, tomando NAM confor 1. O Sr. acha que ele esta com o peso adequado? Já que ele ganhou em torno de 18 g/dia. Caso não, o que o Sr. Aconselharia? Minha mãe quer que troque o leite, pois ela acha que este que uso não é forte o suficiente. O que o Sr. acha?
Obrigada

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Priscila.

A idéia do Blog não é substituir o pediatra que acompanha as crianças, é para apenas fornecer algumas orientações básicas.
O que eu posso relatar para ti é que, todo o esforço da medicina hoje em dia é estimular a mãe que amamente seus filhos com leite materno exclusivo até os seis meses de vida da criança. Tu tens que entender que as vantagens são tão grandes para a criança que nem vale a pena falar de outro alimento.
Se a criança estiver disponível a mamadeira, ela vai tender, com o tempo, a querer alimentar-se com a mesma no lugar do seio, pois, é mais fácil o leite sair da mamadeira do que no seio. E se a criança não sugar o seio tu não produzirás leite, então acaba virando uma bola de neve.
Para uma amamentação adequada, em primeiro lugar vem a vontade da mãe em dar o peito. Ou seja, aqueles choros do bebê antes das mamadas devem ser acalmadas pela mãe com uma dose grande de paciência.
Existem técnicas e medicamentos que auxiliam a produção de leite materno. Deverás procurar um profissional para te ajudar.
Com relação ao NAN se eventualmente não conseguires amamentar ele é uma ótima fórmula infantil.
NÃO troque por leite de caixinha ou de vaca.
Mais que isso não posso ajudar, terás que conversar com teu pediatra.
Um abraço.

fernanda disse...

Bom dia!

tenho uma filha de 7 anos que mede 1,14 m, esta no percentil 15.

Preciso saber o que fazer pára estimular o crescimento dela, tendo em consideração que ela faz natação, ballet e tem uma alimentação bastante saudavel.

at.

Fernanda

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Fernanda.

Além das orientações básicas de alimentação saudável e exercícios regulares, não posso passar nenhuma outra orientação por questão de ética médica.
Te oriento a procurar um endocrinologista para acompanhamento e orientação.
Um abraço.

jake disse...

olha sou a jaqueline,minha filha tem 1 ano e 5 messes, e muito ressecada,ela toma leite de vaca , o pediatra dela mandou troca o leite mais deu serto ela nao tomo o de soja ,e ja nao sei mais o que fazer por favor me ajudaa?des de ja muito obrigada

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Jake!

A constipação infantil é muito complexa para te responder em poucas linhas. Ela, na sua imensa maioria, está ligada a alimentação.
Existem algumas causas de constipação em que a alimentação não está envolvida, mas não são comuns no dia a dia do consultório.
Te oriento a procurar uma nutricionista para te ajudar a tornar a alimentação da criança mais rica em fibras e aumentar a ingesta de líquidos, que são os pilares para a melhora da consistência das fezes. Não existe fórmula mágica.
O uso de medicação deve ser prescrita pelo seu médico.
Um abraço.

CRIS disse...

OLA EU ME CHAMO CRISTIANE, TENHO UM BEBE DE 46 DIAS,E HOJE ESTA COM 6 DIAS QUE ELE NÃO EVACUA, QUERIA SABER SE É NORNAL E O QUE POSSO DAR PRA ELE, POIS ESTA DANDO MUITO GASES NELE TAMBEM.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Cris!

Criança com 47 dias de vida provavelmente está tomando leite materno. Crianças que alimentam-se com leite materno é comum ficarem alguns dias sem evacuar, pois, eles absorvem quase tudo que é fornecido por esse leite, e, apresentam pouco resíduo para eliminação. Portanto, essa situação é normal.
Não posso prescrever medicação pela internet (por questão de ética médica), se a criança tiver muitos gases procure seu pediatra que ele te ajuda.

zuleica disse...

Olá Dr.
Meu nome é Zuleica, meu filho tem 11 meses e nesse mês é a segunda vez que ele tem febre de + ou - 37 a 38º da primeira vez ele teve vomito e agora também, não estar com catarro nem gripadinho. o que pode ser dentinho????, o que o sr. poderia me orientar, pois a pediatra dele ta marcada para a semana que vem..grata.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Zuleica.

Sem examinar o paciente fica impossível de fazer diagnóstico. Porém, a maioria dos quadro febris em crianças são decorrentes de processos virais, que se caracteriza por febre, secreção nasal, tosse e a criança fica disposta quando baixa a febre. Na maioria dos processos virais administra-se apenas medicação para febre e bastante líquidos.
Os dentes não são responsáveis pelo quadro descrito.
Se não puder esperar a consulta com seu pediatra, porque a criança piorou, o melhor a fazer é leva-la um pronto atendimento.
Um abraço.

Anônimo disse...

minha bebe tem 1 ano e 6meses e pesa 7800 e 72cm ela come de tudo so que empouca quantidade o que devo fazer para ela ganhar mais peso

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Clau.

Desculpa mas a tua pergunta é muito complexa e não pode ser respondida através da internet em um simples post.
A criança tem que ser examinada, verificado seu percentil de crescimento, entre outras coisas, para posteriormente a mãe ser orientada.
Portanto, essa pergunta deverá ser respondida pelo pediatra que cuida da tua filha. Se não tens procure um.
Um abraço.

Anônimo disse...

olá, meu nome é joicy, minha filha tem 1 ano e 15 dias, ela mama no peito toma suco e come sopinha, estou tentando dá outro leite ou mingau para substituir o leite materno, porém ela nao aceita nenhum tipo de leite, tentei todos(nan,nestogenio,sustangen,pediasure, etc) mais ela nao quer.o que eu faço pois ela precisa de calcio??socorrooo

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Joicy.

Primeiro: a organização mundial de saúde recomenda o leite materno até os dois anos de idade.
Segundo: se mesmo assim queres desmamar o teu bebê não existe fórmula mágica para que ele aceite outro leite através da mamadeira.
Terceiro: as necessidades de calcio dele serão supridas se ele comer uma dieta rica em vegetais ou que ele ingira uma a duas refeições com leite (iogurte, queijo, panqueca, mingau, etc) ou seja, não há necessidade de ser especificamente a mamadeira a ser fornecida para ele, basta dar os derivados do leite.
Um abraço.

Carolina Amaral disse...

Ola meu nome é Carolina, minha filha tem seis meses quase sete( dia 18/02) e já faz um mes que começei a dar papinhas de legumes, sucos de frutas e mingal, mas td aos poucos, e ela teve uma crise nesse tempo e outra hoje,tipo fazendo força para evacuar e não consegue,faz só uns pedaços ressecados. Tive mto medo pois ela chorava estranho como se fosse engasgar. Ufa! Por favor preciso de sua ajuda. Ah sim, estou dando o leite NAN CONFOR ETAPA 2 COM MINGALZINHO NÃO GROSSO DE MUCILON MULTI CEREAIS. oBRIGADA

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Carolina!

Criança que apresenta fezes endurecidas com seis meses de vida depois da introdução dos alimentos sólidos, necessitam aumentar a ingesta de fibras através da frutas e legumes e aumentar a ingesta de líquidos.
Se mesmo assim tiveres dificuldades, procure seu pediatra que ele te ajuda com a alimentação e eventualmente com alguma medida terapêutica.
Um abraço.

Anônimo disse...

oi tenho um filho de 1 ano e acabei de tirar ele do peito, e meu seios estão inchados e doendo muito o que faço??

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Anônimo!

Procure seu ginecologista que ele te ajuda com uma medicação. Não posso prescrever remédios pela internet devido ao código de ética médica.
Um abraço.

Anônimo disse...

Quero saber qual leite Ninho uma criança de 4 meses pode tomar?
É o ninho ou ninho + 1?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Anonimo.

NENHUM dos leites mencionados (ninho ou ninho +1) é adequado para crianças com 4 meses de vida, são leites para crianças acima de um ano de idade.
Crianças nesta idade devem tomar leite materno ou uma fórmula infantil. Procure seu pediatra que ele dirá quais são.
Um abraço.

Gisele disse...

Ola Dr Paulo
Estou tomando o anticoncepcional Cerazette, gostaria de saber se ele pode afetar no meu leite, ou prejudicar o organismo da minha filha que tem 2 meses? Obrigado

Anônimo disse...

boa noite dr Paulo Fontella,gostaria de saber se a doença Roseola infantil tira o apetite da criança..desde ja muito obrigado.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Gisele!

Cerazette não influencia a produção ou a qualidade do leite materno, mas uma pequena quantidade de etonogestrel é excretada no leite. Consequentemente, 0,01 – 0,05 mcg/dia de etonogestrel por kg de peso corpóreo podem ser ingeridos pela criança (tomando por base uma ingestão diária de leite de 150 mL/kg). A quantidade máxima de progestagênio ingerida pelo lactente é comparável àquela de outras pílulas de progestagênio isolado e não há indicações de que isto leve a algum dano à saúde.
Um abraço.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 415   Recentes› Mais recentes»