Febre: tire suas dúvidas


Febre não é doença, mas um sintoma que pode significar desde um simples resfriado a uma infecção grave. Os recém-nascidos, principalmente, devem ser logo medicados, para não correr riscos de desidratação ou convulsão. No caso das crianças maiores, algumas medidas podem adiar o remédio. Ou até mesmo evitá-lo.

Temperatura acima de 37º significa febre.
ERRADO. A temperatura normal do corpo varia entre 36,5º e 37,5º. Só acima de 38º é que passa a ser considerada febre.

Se a testa da criança estiver quente, não é necessário colocar o termômetro para confirmar a febre.
ERRADO. Pelo tato, não se consegue distinguir uma temperatura entre 37,2º e 38,3º e, portanto, saber a hora de entrar com o medicamento.

Passar uma esponja embebida em álcool no corpo faz baixar a febre.
ERRADO. O álcool tem um calor específico muito alto, que acaba passando para a criança, além de poder haver intoxicação. Melhor dar um banho (morno) ou envolver o bebê em um lençol úmido, por alguns minutos. Fazer uma compressa com gelo nas axilas, virilhas e testa também dá ótimos resultados.

A febre é mais perigosa nos recém-nascidos do que nas crianças maiores.
CERTO. Um bebê de um mês com febre de 37,8º deve ser logo levado ao médico. Devido à fragilidade de seu sistema imunológico, mesmo que não apresente nenhum sintoma, ele pode estar seriamente doente e desidratar em pouco tempo. Acima dos quatro meses, alguns sintomas já aparecem – nariz entupido, coriza, diarréia – facilitando o diagnóstico. Depois de três anos, se a febre não trouxer outras complicações e não passar de três dias, não é necessário procurar o pediatra.

Até os 37,8º não se dá antitérmicos.
CERTO. Este estado, chamado de subfebril, pode ser revertido apenas com o banho morno. Oferecer um antitérmico, nesta situação, pode levar à hipotermia aguda, ou seja, a temperaturas abaixo de 36º.

Só é necessário procurar o pediatra se a febre passar de 38º.
ERRADO. A febre é apenas um sintoma, que deve ser observado com atenção. Avalie o estado geral da criança, sua disposição para brincar, seu humor. Dependendo do quadro, procure o pediatra.

Uma criança com febre alta pode ter convulsões.
CERTO. Normalmente de origem hereditária, acontece somente com 5% delas e na faixa de idade entre seis meses e dois anos. São tremores incontroláveis que podem durar apenas alguns segundos. Caso seu filho tenha tido convulsões antes, observe para que a temperatura não ultrapasse os 38,5º.

Não há o que fazer diante de uma convulsão, além de esperar que passe.
ERRADO. Logo que acontecer, deite a criança em um local plano e retire seu agasalho. Verifique se ela tem alguma bala ou chiclete na boca e jogue fora. Vire sua cabeça para o lado, de forma que não sufoque, caso venha a vomitar. Ligue imediatamente para o médico.

Uma criança febril deve ficar em casa e na cama.
ERRADO. Não é necessário que ela permaneça deitada o tempo todo, mas convém não se agitar muito. Dependendo da causa da febre e do próprio temperamento, as reações podem variar: algumas crianças continuam brincando normalmente; outras ficam mais abatidas. Quanto a sair na rua, não existe impedimento, desde que não haja uma mudança brusca de temperatura. Nem calor, nem frio excessivos do lado de fora. Deve-se evitar, também, ambientes fechados. Mas, atenção: quem está com doenças contagiosas, como catapora, cachumba, rubéola ou sarampo, precisa ficar isolado para não transmitir a doença.

Deve-se agasalhar o bebê para baixar a febre.
ERRADO. O bebê necessita fazer a troca de temperatura com o meio e não manter a febre no corpo. Recomenda-se, inclusive, ligar o ar refrigerado, tendo o cuidado de colocar uma bacia com água no quarto, para conservar a umidade do ambiente.

Durante a febre, quanto mais líquido, melhor.
CERTO. A ingestão de água, sucos, leite e gelatinas serve para repor o líquido perdido através do suor, além de baixar a temperatura do corpo. A amamentação não deve ser interrompida também. Em caso de vômitos ou diarréia, entre com o soro caseiro ou o que é vendido nas farmácias. E muito cuidado com a desidratação. Se notar que o bebê está com a boca e os olhos secos, urinando pouco e muito apático, leve-o imediatamente para o hospital.

Lembre-se sempre que a febre é apenas um sintoma. Ela não é nossa inimiga, muito pelo contrário, ela ajuda a estimular o sistema imunológico. Lógico que temperaturas altas devem ser tratadas com medicamentos ou com algum método auxiliar citado acima. Porém, não cometa excessos para baixar a febre, pois isso pode acabar fazendo a temperatura da criança baixar demais e o quadro clinico da criança piorar.

O que é importante é o estado geral da criança e não a febre. Se a criança está com febre e brincando, ativa, sorrindo... com certeza a febre é decorrente de uma doença sem gravidade. Porém, se nos intervalos da febre a criança encontra-se abatida, boca seca, atirada no seu colo, significa quadros de doenças mais sérias que necessitam imediata avaliação do médico.

Procure o seu médico sempre que necessário. Somente ele poderá avaliar melhor o quadro e tranquilizar os pais.

121 comentários:

Anônimo disse...

ola meu filho ja chupava dedo até 2 anos e meio agora com 3 anos vive com os dedos na boca , não chupa coloca a mão troca os dedos chamo a atenção mais ele se esquece . Será ansiedade ou coisa assim ??

Anônimo disse...

minha filha tem 4 anos e 5 meses sente muitas dores na perna, cada vez que sente esta dor dou aliviun e certo sempre estar dando este medicamento,, ela toma muito este medicamento será que vai prejudicar algo............. obrigada..............

Anônimo disse...

Eu tenho 13 anos, E queria saber o que é bom para crescer, exercicos ajudam a crescer mais rapido?
e que estou baixo ainda.

Anônimo disse...

anonimo de 13 a os que pergunto se esporte faz crecer, a minha resposta é sim ,ayuda e muito. A partir dos 7 anos de edade o esporte pode fazer crecer uma pessoa ate 7 cm a mais do diagnostico informado pelo pediatra ao nacer. Esporte não é so bom para o crecimento para a saúde junto com uma boa alimentação e genial !!!!

Anônimo disse...

Olá meu filho tem 2 anos e há 2 dias ele está com febre que vai e volta,já deu náusea. Levei no médico deram soro c/ buscopam e plasil e injeção beseta;depois destas medicações,deu diarréia e a febre continua;o que eu faço?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde.
Febre é apenas um sintoma, e não podemos fazer diagnóstico de doenças sem examinar o paciente, pois as causas são inúmeras. Deverá ser ravaliado pelo médico se o quadro não tiver sido resolvido.
Estão tendo casos de enteroviroses com febre, vômito e diarréia ao qual se resolve em alguns dias somente com medicações sintomaticas (remédio que tratam sintomas), sem necessidade de antibióticos. Mas como disse, o diagnóstico somente deverá ser feito examinando o paciente.
Um abraço.

juliana disse...

olá boa noite, meu filho está com de 37,8ºc coemçou hj mesmo devo levar ele no médico agora?ou espero pra ver se a febre vai embora??

Anônimo disse...

Minha netinha,tá com os mesmo sintomas de rúbeola;si fou e verdade que ñão pode tomar banho friu??

Anônimo disse...

Ou lar sou eu dinovo, a avó muito preocupada mim ajudem,
Si fou verdade que minha netinha esteja com rúbeola posso ter o prejudicado por te dado banho friu mim der um resposta por favor;!
Ela acabou de fazer 6 meses mim ajudem por favor!...

Paulo Fontella Filho disse...

Independente da causa da febre, o fato de dar banho frio para baixar a febre não vai prejudicar a criança, nem mesmo se a patologia for Rubéola. O que deve ser preservado é o conforto para criança. O banho para baixar a febre não deve ser muito gelado e tão pouco quente. A temperatura deve ser menor que a temperatura da criança para que possa haver a troca de temperatura. Cuidado com os excessos para baixar a temperatura.
Lembrem-se que a febre ajuda no sistema de defesa, ela deve ser baixada se for muito alta (acima de 38,5C°). Temperaturas abaixo de 38,5C° a criança suporta bem e não deve ser motivo de excessos para baixá-la.

Anônimo disse...

oi minha filha tem 4anos e 3 meses ela tem febre,falta de apetite e o nariz escorrendo direto isso significa algo?? Pois já foi dado antibiótico e não elimina o que faço??

Anônimo disse...

ela esta com febre 38.8 começou ontem de tarde e com paracetamol não abaixou somente com dipirona isso não significa nada, ela estava com começo de penalmonia semana retrasada e esta com febre de novo oque faço??

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde anônimo!
Não tem como fazer diagnóstico a distância. Criança com febre deve SER EXAMINADA. Meu conselho é procurar um pediatra e consultar para maiores esclarecimentos.

Sandra disse...

Minha filha tem 2 e 5 meses e uma desses ela espirrou e saiu da boca uma massinha branca com um odor ruim.Sei que é da garganta porque isso acontece comigo pois sempre desde 15 anos tenho esse problema. O que fazer? outra coisa uma das orelhas dela sempre inflama e fica tipo um corte na parte inferir e por trás o que pode ser.
Agradeço sua atenção.Sandra

Anônimo disse...

Olá doutor!Boa noite!!Gostaria de tirar uma duvida:minha filha completará 10 anos em Maio e ela esta sentido cólicas e saindo dela um corrimento amarronzado e com odor nao muito forte sendo que tem dia que desce pouco e outros um pouco a mais.A cólica vem geralmente a noite e nao e todo dia.Tem dia que ela vem dois dias e depois some.Será que ela esta perto de mestruar?Um abç e aguardo resposta.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite anônimo!
A idade que a adolescente começa menstruar é muito variável, e os sintomas relatados podem estar relacionados a isso ou não. Oriento a procurarem um pediatra ou um ginecologista para ser examinada e posteriormente a família ser orientada.
Um abraço.

Direção do blog disse...

OLA PARABENS PELO BLOG , MUITO BOM ,GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE O BANHO MORNO FOI EXCLUIDO DO PROCESSO PREVENTIVO PRA REVERTER A FEBRE , SE SIM , MOTIVO ??? E EM VEZ DO BANHO MORNO UM PANO COM ALCOOL AJUDARIA A BAIXAR A FEBRE DO PEQUENO , SE SIM O PROCESSO FISIOLOGICO ?? AGUARDO SEU RETORNO , OBRIGADO
MEU EMAIL ; valdemir@bomfort.com.br

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Valdemir!
Que eu saiba o banho morno não foi retirado do processo de reverter a febre, muito pelo contrario, em artigo recente publicado no São Paulo Medical Journal [online]. 2008, vol.126, n.2, pp. 107-111, mostrou que banho tépido associado com anti-térmico baixou de forma mais rápida a temperatura nos primeiros 15 minutos, e, ao final dos 120 minutos, observou-se um melhor controle da temperatura do que com o anti-térmico isoladamente.

Pano com álcool NUNCA deve ser usado em crianças por risco de intoxicação e acidentes domésticos.

Espero ter ajudado.
Um abraço.

edimara disse...

meu filho tem sete anos esta com febre de 38,3 se concidera alta ?

Paulo Fontella Filho disse...

A febre pode ser classificada como de baixa intensidade (37,5 a 38 °C), moderada (38 a 39 °C) ou alta (mais de 39 °C), dependendo de quanto a temperatura corpórea subiu.
Não esqueça que a febre faz parte do sistema de defesa e ajuda no combate as infecções.
Não deixe de visitar o pediatra para avaliar a criança.
Espero ter ajudado.

Unknown disse...

meu nome é esquelch,tenho um filho de 3 anos e ele estava cuidando de uma bronquite.
nessa semana ele teve pela primeira vez uma convulsão.
agora estou preocupada pois sua temperatura fica entre 34,4 e 35,6 gostaria de saber se é normal.
e seu peito está com palpitações fortes o tempo todo.
obrigada pela atenção.

tatiane disse...

minha filha esta com uma semana dando febre quase todos os dias ela tem 10 meses nao ta gripada nem com a garganta inflamada mas a febre chega a 39,5 graus e o medico passou um exame de urina só que nao estou conseguindo coletar nao sei usar o coletor infantil estou muito preocupada!!!!

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Tatiana!
Certamente uma criança com 1 semana apresentando quadro febril tem que preocupar os pais.
A febre é apenas uma reação orgânica contra algum mal que a esteja atingindo.
É preciso fazer diagnóstico para explicar aos familiares o porque da febre.
Não existe condições, e nem criei o blog para isso, de fazer diagnóstico a distância.
É preciso procurar o médico pediatra para que possa ser avaliada e feito diagnóstico correto.
Se não está conseguindo coletar o exame solicitado, ligue para o pediatra ou vá no laboratório para que te ajudem.
Um abraço.

Unknown disse...

Dr.bom dia!
Gostaria de saber se o predisolona dado em uma quant.grande ocorre a convulção e se depois disso meu filho vai ter outras convulções.
Ele tem 3 anos e 12kl
Foi medicado para ele 3mg 6ml por 5 dias.
Ele ficou muito ruim,taquicardiaco,,convulção,vomito,alucinação.

obrigada pela atenção esquelch

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Esquelch.
Entre os efeitos adversos da prednisolona está as crises convulsivas, mas geralmente pós tratamento e com doses elevadas da medicação. Deverás comunicar ao médico que prescreveu e receber orientações.
Um abraço.

Anônimo disse...

ola meu sobrinho fez a cirugia de fechamento da moleira so q ta depois da cirugia ja teve q drena 2 vezes um liquido q ta dano emcima do lugar da cirugia issu é normau

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo!
A orientação é que procures o cirurgião que realizou a cirurgia para avaliar se está tudo bem ou não. Sem olhar a ferida operatória não se pode fazer conjecturas.

Ana Cláudia disse...

Meu filho de seis anos, há cerca de três meses, vem tendo uma febre que dura 1 dia e meio a dois, sem nenhum outro sintoma,às vez dor de cabeça leve. O que isso quer dizer? Me preocupa essa repetição, quando completa um mês, do nada, aparece a febre e do mesmo jeito se vai. Acho estranho e estou preocupada, me ajude,Dr!

Unknown disse...

olá meu nome é Nay lima.
minha filha tem 9 meses elasempre tem ebre e diarréia...
oq eu fasso??

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Lucas!

Uma criança com 9 meses de idade apresentando quadros recorrentes de febre e diarreia tem que ser examinada pelo pediatra para elucidação do caso.
Sem examinar a criança não existe a possibilidade de se fazer diagnóstico.
Um abraço.

Anônimo disse...

olá boa tarde doutor meu filho tem tres meses quando ele tá com febre costumo passar um bano umido frio é certo ou errado ou q tipo de remedio posso dar a ele. um abraço doutor.

Paulo Fontella Filho disse...

olá anônimo!

Primeiro gostaria de dizer que a febre é uma reação normal do organismo a algum processo infeccioso e que deve apenas ser medicado em crianças a partir de 37,5a 38C. durante esta temperatura, geralmente a criança tolera bem e é bom para suas defesas.
Quando da necessidade de baixar a temperatura, os banhos são uma boa alternativa e a temperatura da água sempre deve ser inferior a do corpo da criança para que possa haver a troca de caloria. Geralmente banhos mornos são suficientes.
A prescrição de remédios não deve ser feita pela internet sem conhecer o paciente. Esta orientação é do código de ética médica.
Pergunte para o pediatra da criança a melhor medicação para febre que podes dar para ela.
Um abraço.

daymary gouveia lopez disse...

BOA NOITE MINHA FILHA TEM 2 ANOS E ELA ESTA TOMANDO FLUMICIL JÁ FAZ 6DIAS E HOJE DEU FEBRE E EU DEI UM ANTITERMICO MAIS A FEBRE VAI E VOLTA E NORMAL.BOA NOITE.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Daymary Gouveia.

A febre é apenas um das ações do mecanismo de defesa natural do ser humano. Existem patologias em que a febre é mais persistente e outras não. Altura e persistência da febre não são sinônimos de gravidade de doença.
O importante é procurar o pediatra da criança para fazer diagnóstico.
Um abraço.

gisele disse...

Boa noite Drº meu nome é Gisele, tenho um filho de 12 anos e esta com febre a 3 dias , estou dando tylenol , durante o dia a febre passa mais quando vai chegando a noite ela volta , ele esta sem apetite , come muito pouco , o que devo fazer a febre as vezes chega a 39,5 obg !!!

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Gisele!

Febre é apenas um sintoma, e as causas são inúmeras. Deverá ser avaliado por um médico se a febre persistir.
Um abraço.

Anônimo disse...

ola moro no japao e tenho uma filha de tres anos, como faco pra baixar a febre rapidamente, ja dei banho morno, antitermico, compressas de agua fria e nada resolveu, me ajude por favor!!!

Diana Maigton disse...

Parabéns pelo interessante espaço. Minha neta tem 10 meses, 74 cm, 9,150kg e apresenta febre geralmente à tardinha.Há 2 dias não se alimenta bem, e por ser feriadão, não encontramos pediatra na cidade.Desde fevereiro ela freqüenta o berçário e de lá pra cá são resfriados constantes. Não há como contratar babá, está em falta em nossa cidade.E o berçário foi a unica opção.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Diana!

Obrigado pelos elogios.
A creche virou uma necessidade nos dias atuais, pois, a maioria das mulheres modernas estudam ou trabalham, e, não podem mais se dedicar em tempo integral aos seus filhos.
Porém, crianças e bebês abaixo de 4 anos, que ficam em creches, apresentam grande potencial para aquisição de doenças infecciosas. Isto ocorre porque o sistema imunológico nesta faixa etária ainda é muito incompetente. Principalmente no inverno, onde as doenças são mais prevalentes.
Na maioria das vezes as doenças infecciosas são causadas por quadros virais, mas na vigência da febre deve ser analisada por um médico, de preferência pediatra, para confirmação de diagnósticos.
Os quadros virais em crianças abaixo de quatro anos em creche são tão comuns que, no meio médico é tolerável oito "viroses" por ano.
É muita coisa, porém, não tem muito o que fazer, a não ser a qualidade da creche, pois, a prevenção e o controle das infecções estão diretamente relacionados com a higiene dos profissionais, instalações sanitárias do local, condições dos alimentos, idade das crianças, número de crianças por profissional, e qualidade das instalações da creche.
Um abraço.

Anônimo disse...

meu filho tem 4 anos á 10 dias vem apresentando febre levei ao pediatra onde constatou infecção no ouvido esta tomando antibiótico, tem 18 kq toma 10 ml de 12 em 12 hr ja faz 4 dias e a febre ainda continua chegou até 39.4 estou preocupada dr.há ele também toma novalgina de 4 em 4 hrs.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Após 4 dias de antibiótico para uma otite, sem melhora da febre, a criança deve ser reavaliada pelo médico pediatra.
Oriento a procurar o médico que prescreveu a medicação, ou outro profissional que a família quiser para examinar a criança.
Um abraço.

Anônimo disse...

Ola Boa Noite!
Gostaria de elogiar o blog parabéns.
Tenho uma filha de 04 anos porém no ultimo dia a noite ela estava dormindo e ficou com febre 38, eu e minha esposa mantivemos acordado verificando a temperatura durante a noite e manteve 38 melhorando as 3 da manha, não demos nenhum tipo de medicamento a ela, ela acordou bem sem nenhum sinal de mal estar, cansaço, catarro, resfriado etc, porém a tarde recebemos a ligação da escola que ela estava com 38 de febre foi medicada e retornou pra casa sem febre passando as 08 horas exatamente na mesma hora 22h ela voltou a febre 38 o que pode ser ?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Anonimo!

Infelizmente sem examinar o paciente fica impossível fazer diagnóstico. A melhor coisa a fazer é levar no pediatra da criança se a febre persistir. Um abraço.

Anônimo disse...

Olá boa noite meu filho estava com febre e vomitando com diarreia foi ao médico hj pela tarde foi medicado com soro e dipirona a médica informou que ele está com infecção intestinal está tendo um surto dessa virose e que era só medica- lo se a febre voltasse, só que agora voltou a febre
eu estou apavorada ele tem 10 anos já ministrei a dipirona o que faço?aguardo é assim mesmo ele nunca teve isso !!!!!

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Anônimo!

Como explicado na matéria do Blog, a febre é uma reação NATURAL do organismo para combater infecções. Portanto, não deves ter medo da febre. Teu filho tem 10 anos, é grandinho, ele tolera bem os processos febris.
Já que ele está com diarréia o importante é a HIDRATAÇÃO. As pessoas ficam mais preocupadas com o remédio, do que tomar medidas que são mais importantes para o organismo, como o fornecimento de água. Ofereça a ele em pequenas quantidades, porém, com bastante frequência. Isso vai ajudá-lo a se defender e a febre virá com menos intensidade.
Maiores informações deverá procurar o pediatra da criança.
Um abraço.

Anônimo disse...

Meu filho esta com febre tem 8 dias...ele tem 13 meses, ja passei pelopediatra mesmo com medicação febre não abaixa que devofazer?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo.

Você deve voltar ao pediatra para reavaliação.
Não existe a possibilidade do médico te ajudar pela internet quando o sintoma é febre. Existe a necessidade do exame físico.
Um abraço.

richad disse...

Bom dia meu filho tem 2 semanas de vida e estar com gripe e infequisão na garganta ,consultei um clico ele receitou para o beber 4 gotas de novagina mais ñ dei olhei a bula do medicamento e costava que era contra indicado para menores de 3 meses de idade que faço nessa situação,obrigado!!

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Richard.

Crianças com 2 SEMANAS de vida NÃO apresentam amigdalite (infecção na garganta), e estão PROIBIDAS de apresentarem febre. NECESSITA URGENTEMENTE CONSULTAR COM UM PEDIATRA EM UM PLANTÃO.

lilian disse...

boa noite,meu nome é Lilian minha filha tem 3 anos e 8 meses desde ontem,ela esta com febre não apresenta nenhum outro sintoma só febre ela teve de 4 meses pra cá pneumonia duas vezes e catarro no pulmão estou comedo de ser pneumonia de novo.me ajuda por favor?obrigada!

Paulo Fontella Filho disse...

Infelizmente não existe a possibilidade de te ajudar pela internet. Criança com febre TEM QUE SER EXAMINADA.
Procure atendimento médico com seu pediatra ou em uma emergência.
Um abraço.

Magno disse...

muito obrigado pelas dicas .foram muito uteis.tava fazendo tudo aocontrario]tava colocando compreças com alcoo.e deixandu ele todo enrolado..vlws msmu.obrigado .

Anônimo disse...

Larissa . Eu tenho 14 anos,e há uns dois dias atrás,começou febre em mim,queria saber,Nós jovens temos como ter convulsão?e a partir de quantos Graus? espero atenciosamente a resposta.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Larissa.

As crises convulsivas febris são mais comuns na infância, geralmente entre três meses e cinco anos de idade, e, obrigatoriamente tem que existir história na família.
A crise febril não ocorre devido a "altura" da temperatura, e, sim durante a rápida elevação da febre.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Anônimo disse...

Doutor gostei muito das informações que contém em seu blog,mais a minha dúvida é que meu filho de 1 ano e 10 meses estar com febre já faz 4 dias,levei para a energência foi feito exame de sangue e deu infeguição e a pedriatra de plantão não passou nem uma medicação.o que faço?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Anonimo!

Criança com febre deve ser obrigatoriamente examinada. Não se pode fazer diagnóstico pela internet infelizmente.
A orientação é procurar atendimento se a febre não passou.

rosa cha disse...

oi, meu nome, Elisandra, gostaria de saber se e preciso a criança fazer exame de sangue antes de fazer essa simples cirurgia de fimose ou nao a necessidade ,pois e uma cirurgia tao simples ,aguardo resposta .email: elisandra_sacramentodossantos@hotmail.com

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Rosa Cha!

A decisão de fazer exames pré-operatórios é unica e exclusiva do cirurgião que vai fazer o procedimento. Portanto, deverás questionar o médico que vai fazer a cirurgia.
Um abraço.

Anônimo disse...

Boa noite doutor meu filho tem nove meses e esta com febre de 38,1 graus estou dando a medicacao alivium passa a febre mais depois ela volta o que pode ser a febre comecou hoje pela manha.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Se a febre persistir terás que levar para atendimento médico para esclarecimento da causa da febre.
Não existe a possibilidade de fazer diagnostico pela internet.
Um abraço.

ERICOHS disse...

Olá doutor, meu filho tem um pouco mais de 4 mêses e após tomar a vacina (Tetra) apresentou febre alta. No segundo dia, na parte da noite, ele estava com 37,2 então dei a ele paracetamol e após um tempo demos um banho morno. Na madrugada resolvi verificar a pressão dele novamente e constatei que ela baixou demais, (em torno de 34), portanto apresentando quadro de hipotermia. No mesmo instante fechei a janela pois fazia um vento frio a noite. aparentemente ele tá bem, mas não sei quanto tempo ficou com a temperatura abaixo dos 35º. Minha pergunta é: essa queda de temperatura pode ter deixado alguma sequela nele?
Desde já,
Grato.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Erichos!

A família tem que entender que a febre faz parte do sistema de defesa do organismo. Criança ficar com temperatura subfebril é bom para suas defesas. Devemos medicar a criança apenas acima de 38C, porque a febre acima desta temperatura pode trazer desconforto para a criança. Portanto, quando seu filho estava com 37,2C não deverias ter dado medicação.
Apenas aliviar as roupinhas da criança as vezes é suficiente para temperatura não subir muito. Casos de hipotermia são frequentes em bebês devido ao excesso de medidas para baixar a febre. E a hipotermia pode ser mais perigosa que a hipertermia.
No caso específico do teu bebê não teve maiores consequências, conforme descrito por ti, e não trará problemas futuros.
Mas lembre-se da próxima vez em medica-la para com critério e orientação do seu pediatra.
Um abraço.

ERICOHS disse...

Obrigado doutor, estou mais tranquilo agora.

Anônimo disse...

olá!! Doutor soi professora de educação infantil e aprendi que banho com alcool, pano com alcool alem de intoxicar a criança ainda preojudica a pele da criança .... isso é verdade?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde anônimo!

O uso de álcool para baixar a febre é TOTALMENTE contra-indicado pelas razoes que mencionastes.
Um abraço.

Anônimo disse...

meu filho tem 9 anos e teve inicio de febre rapido para 39.5 mediquei 2 horas depois tava com 37.0 e normal ser tao rapido o inicio

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

Existem algumas patologias que fazem a temperatura subir repentinamente.
Se a febre persistir procure atendimento médico.
Um abraço.

wester disse...

Boa tarde Dr. eu tenho um filho com 3 anos e 7 meses de idade, já levei a um pediatra mais já faz 4 dias que a febre não passa, ele estar com garganta inflamada, ele estar tomando NOVAMOX 400ML, e paracetamol para febre, mais ate agora nada de parar com a febre, e no terceiro dia o meu filho tá reclamando de dores nas pernas muita dor nas pernas e dae Dr. o que devo fazer eu estou desesperado na minha cidade onde moro é muito pequena e não tem muito recurso o Sr. pode me ajudar. Lembrando que ultima febre foi de 39.1.

wester.ramos@hotmail.com
Cristalina goias
061-84217072

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Wester!

Antes de mais nada, gostaria de dizer que me sensibilizo por não teres recursos médicos adequados em sua localidade, mas como já postei no Blog, devido ao CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA no seu artigo 114, fico proibido de prescrever ou fazer diagnósticos pela internet.
Se seu filho foi diagnosticado determinada patologia, prescrito Novamox e a febre ainda não cedeu depois de 4 dias de medicação, terás que voltar ao médico que prescreveu para reavaliação, ou procurar um novo profissional para nova consulta.
Pela internet não tem como fazer diagnóstico sem examinar o paciente.
Desculpa não ajudar, um abraço.

Alinne disse...

Boa noite,
escrevi a poucos dias contando que me meu filho fez postectomia.A cirurgião optou por não retirar toda pele e não usou o anel. Hoje fez 8 dias, o aspecto ainda não esta legal,esta machucado, e a pele aderiu novamente. Ela disse para dar mais um tempo que ele deve ter feito uma alergia, por isso não cicatrizou e que após 40 dias usaria uma pomada e puxaria no consultório e que mesmo assim ele sentiria dor e teria risco de aderir novamente. O que fazer nessa situação para que seja menos traumático para ele que tem 4 anos e fez adenoidectomia, hernia supra umbilical e fimose, sendo que o pós operatório da fimose não esta sendo legal...Preciso de uma orientação.
Grata

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Aline!

Sinto muito mas este tipo de orientação não se pode dar pela internet. Além de eu não ver o paciente, você está sob cuidados de outro colega médico e é anti-ético ficar opinando sobre o tratamento prestado.
Meu conselho é procurar seu médico para orientações ou consultar com outro profissional para pedir uma segunda opinião, mas sempre de forma presencial no consultório.
Um abraço.

juci disse...

ola minha filha tem dez meses e esta muito gripada mas ñ ta dando febre, de vez em quando ela fica enjoadinha mas depois volta a brincar novamente, nessa situação o q devo fazer? qual medicamento da pra ela?o nariz dela entope constante como lidar com isso, é minha primeira filha.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Juci!

Segundo o artigo 114 do código de ética médica, o médico é proibido de fazer diagnósticos ou prescrever medicamentos pela internet sem examinar o paciente.
Terás que procurar o pediatra da criança para uma consulta presencial.
Um abraço.

Anônimo disse...

ola meu filho tem 10 meses e ele ta com febre e vomitando,ele ta meio lerdinho e tambem ta intuido ouseja tem resecamento
o que devo fazer?
obrigado

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde anônimo!

Você deve entrar em contato com o pediatra da criança ou leva-lo a uma emergência para atendimento.
Não existe a possibilidade de se fazer diagnóstico pela internet sem examinar o paciente.
Um abraço e feliz Natal.

Rosimar disse...

de vez em quando minha filha de 4 anos tem febre e dor de cabeça sem estar doente o que pode ser ja estou preocupada vai demorar ainda para eu conseguir consultar ela tenho medo que seja algum tipo de tumor.

fernanda disse...

Boa noite ,meu sobrinho tem 1 ano e levei ele na pediatra e ela informou que ele tem cinozite,mais agora que veio aparecer estes sintomas,fez raio x mais nao deu nada e exames de sangue,mais os olhos dele fica lacrimejando e o nariz cheio de catarro meio esverdeado.do medicação e nao passa, vc pode me ajudar tirando algumas duvidas e falando se criança nesta idade ja tem esse problema?
Fernanda jp

Anônimo disse...

ola boa noite, minha filha saiu agora de 2 antibioticos seguidos porque o primeiro nao fez nada tem 1 semana, ela tava com febre de 39.7,e com uma inflamaccao na garganta, e agora a febre ta voltando. e normal qd a criança dorme ter 38 de febre?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

A febre é a elevação da temperatura do corpo, acima da temperatura considerada normal. A temperatura normal do organismo oscila entre 36,5ºC e 37,5ºC.
Portanto, se tua filha apresenta temperatura acima de 37,5 C ela está com febre e não pode ser considerada normal.
As causas disso terás que perguntar ao seu pediatra em consulta presencial.
Um abraço.

Cegonha encatada disse...

mto bom o blog e as dicas!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Rosimar!

Te dizer pela internet o porque a tua filha tem febre e dor de cabeça recorrente é impossível, porém, gostaria de te tranquilizar, te dizendo que tumores são RAROS em crianças, e, normalmente NÃO vem acompanhado de febre.
Portanto, não fica nervosa, e aguarda a consulta pediátrica agendada.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Fernanda!

Não posso fazer diagnóstico pela internet sem examinar o teu sobrinho.
O que posso dizer é que crianças nesta idade com sintomas de obstrução e coriza nasal, os antibióticos não favorecem a maioria das crianças com sinusite aguda, de acordo com um estudo publicado no periódico (revista) Pediatrics. Essa descoberta traz alguns questionamentos sobre a prática comum de receitar antibióticos às crianças com sintomas duradouros de sinusite.
"A maioria das crianças com sintomas similares ao resfriado, os quais sugerem sinusite aguda, melhoram em três semanas sem a terapia com antibióticos", diz Jane Garbutt, professora de medicina da Escola de Medicina da Universidade de Washington.
O que se prioriza, são medidas para desobstrução e lavagem nasal para melhora dos sintomas.
Não deixe de procurar seu pediatra.
Um abraço.

Anônimo disse...

muito bom. DICAS DO PEDIATRA tIra algumas duvidas e tranquiliza obg DOUTOR.

Anônimo disse...

Bom dia,meu nome e carmen e a minha filha faz hoje 10meses,e esta outra vez com febre.ela a semana passada teve febre 2dias mais tomo b-uron e bufem e passo depois teve diarreia fui com ela o medico.e disse que ela não tinha nada mais com esta com diarreia a alguns dias vai passar umas sache tas.depois de 2dias ela ja nao tinha nada.agora a 3dias esta com tosse,mais como nao tinha muita tosse e ela dormia bein nao leve o medico,e a noite ela só estava com tosse antes de adormecer,mais pare prevenir ontem a noite de um chá nao muito quente e fiz um aerossol porque ela estava toda ranhosa.e passo muito bein a noite.mais hoje la pare 10.30 depois de meia hora de infantário, ligarome a disser que esta com febre 39.2.e agora não se que fazer vou o doutor o nao.a mais uma coisa a semana passada apareço um dentinho assim que pense que a febre si diarreia e disso.e ela agora esta com a gengiva de encima toda encha da . porque ela esta agora so com 2dentes(os de baço) que apareceram este mês

Anônimo disse...

espero ter uma resposta em breve porque ja nao se o que fazer.obrigado

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Carmem!

Toda criança com febre DEVE ser examinada por um profissional de saúde, infelizmente o médico não tem como ajudar pela internet sem examinar a criança, pois, as causas de febre são inúmeras (a maioria virais sem gravidade) e o EXAME FÍSICO é obrigatório para realização do diagnóstico.
O que posso dizer é que uma temperatura tão elevada como referiste (39,2cº) muito RARAMENTE é devido a erupção dentária (nascimento dos dentes).
Portanto, a orientação é procurar um pediatra experiente para examinar a criança, fazer diagnóstico e posteriormente orientar a família.
Um abraço.

Anônimo disse...

ola dr meu filho tem 3 anos e desde 2 anos ele queixa dor de cabeça sempre que emedico devo procurar?pois moro no lugar onde nao tem especialistas tenho que me deslocar para outra cidade obrigada .

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

As causas de dores de cabeça são muito variadas. Um pediatra experiente ou um neuro-pediatra certamente lhe ajudarão a saber as causas de dores de cabeça de seu filho.
Um abraço

Gilberto disse...

Olá doutor!

A médica que examinou minha filha disse que quando ela tivesse febre era para dar banho frio.
Aqui o senhor postou que deve dar banho morno.
Estou confuso.
Me esclareça, por favor!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Gilberto!

O comentário da tua médica não deixa de ter razão, o banho frio abaixa mais rapidamente a febre, pois, ocorre uma maior troca de calor do corpo da criança com a água fria.
Porém, na prática 9 em cada 10 pais não conseguem dar banho totalmente frio na criança, pois, é muito desagradável (você já tomou banho frio? Se não estás acostumado não é muito bom). A criança se sente muito mal, chora, grita e o banho acaba virando um pesadelo, tanto para os pais, quanto para a criança.
Quando menciono banho morno, é um banho mais frio possível, ou seja, os pais dão conforto térmico para criança mas sempre conscientes que a temperatura da aguá tem que ser menor que a temperatura do corpo da criança, se não a febre não diminui.
Com o banho morno, apesar de a febre demorar um pouco mais para baixar, os pais conseguem banhar as crianças sem estressa-las e baixar a febre, apesar de um pouco mais demorado. Além do que, um banho não tão gelado serve como um momento agradável para criança, pois, ajuda na mialgia (dor no corpo) que a criança tem quando tem febre.
Espero ter esclarecido a duvida.
Um abraço.

Daniele Machado disse...

Boa noite! Gostei muito das suas dicas no blog, levei hoje minha filha de 1ano no hospital, pois estava com febre persistente de 39.1, não cedia ao alivium nem ao magnopyrol. O pediatra de plantão foi muito grosso, examinou rapidinho e prescreveu 20gts de alivium e 10 gts de magnopyrol e mandou-a para casa, por se tratar de gripe. Embora tenha achado um absurdo esta conduta, só me resta acatar, pois ele e o médico, com ressalvas, e claro. Creio que muitos médicos estão banalizando a profissão, principalmente os pediatras, pois crianças devem ser examinadas com a máxima atenção, para não haver erro no diagnostico. Enfim, obrigada por fazer esse blog e ajudar-nos com nossas duvidas. Médicos como você são uma honra a profissão. Parabéns!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Daniele!

Obrigado pelos elogios, fico feliz de poder trazer um pouco de informação aos leitores do blog. Ele é feito com carinho. Dá trabalho criar os artigos e responder as perguntas. Pena que não posso responder as perguntas com mais objetividade, pois o conselho federal de medicina não permite o médico fazer diagnósticos pela internet.
Um abraço.

Anônimo disse...

oi meu filçho tem sete anos e tem febre,e nao tem mas nenhum sintoma ,nenhuma dor oq pode ser por favor me ajude obrigado
dor

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

A febre é apenas um sintoma. Para fazermos diagnóstico é OBRIGATÓRIO o exame físico do paciente.
Oriento a procurar atendimento médico para que a criança seja examinada e o médico poder fazer o diagnóstico.
Um abraço.

Anônimo disse...

Boa noite.. Hoje é o terceiro noite que meu filho tem febre chegando a quase 40 graus. Quando chega aos 39,5 damos banho morno para tentar baixar.. fomos em 2 pronto socorro e hoje ele passou por um pediatra homeopata.. tudo que ouvi até agora é que ele está com uma virose porem esta tomando medicamento desde sabado e nada do uadro melhorar.. hoje a pediatra homeopata deu um medicamento chamado belladona e pediu para parar com os outros medicamentos.. dei o belladona de tarde e agora, quase 11 da noite a febre dele continua em 39,5. O que devo fazer?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Como já respondi algumas vezes, o médico é proibido pelo Conselho Federal de Medicina, de fazer diagnósticos pela internet sem examinar o paciente. As causas de febre são muito grandes e não se pode opinar sem examinar.
Te aconselho a voltar a procurar seu pediatra ou outro, se quiser uma segunda opinião. O importante é a criança ser examinada, não vais encontrar respostas para causa da febre dele pela internet.

audreyperu disse...

Hola Dr. Paulo!!
Eu gostaria de saber se a temperatura pouco menos de 35 em criança de 9 anos é normal durante a noite. Pois, meu filho ja me deu alguns sustos, uma vez quando entrou em um rio e tremia muito com muito frio depois, outra vez pensei que sua temperatura estava alta e estava muito baixa tbm e o que devo fazer nesse caso, pois nao sei o que está acontecendo.
Obrigado desde já,
Suzy

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Suzy!

Vários fatores influenciam na medida da temperatura corporal.
Se você mede a temperatura na axila, verifique se a mesma está seca, pois, o suor pode diminuir o nível da temperatura no termômetro. Se tiveres dúvidas, limpe o termômetro e messa a temperatura na boca da criança, sempre lembrando de colocar em baixo da língua, e cuidado para ele não morder o termômetro, por questões óbvias. Como ele é grande, provavelmente não vai ter problemas. A temperatura bucal é 0,5Cº mais alta que a axilar e deverá ficar em torno de 3 minutos na boca.
Entenda também que o ciclo circadiano influencia na temperatura corporal, e a nossa temperatura diminui durante a madrugada.
Se o menino não tiver nenhuma doença de base e estiver bem não tem necessidade de se fazer nada, agora, se ele tiver alguma doença de base ou abatido deverá ser atendido por um médico.
Um abraço.

washington disse...

boa tarde minha filha tem treis anos e ja a dois dias tem febre relacionadas a 38,05 o que fazer reclama de dor de garganta sera que pode ser infeccao de garganta

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Washington!

Como já respondi a vários familiares no blog, o médico é proibido pelo Conselho Federal de Medicina, a fazer diagnósticos pela internet sem examinar o paciente.
A febre e a dor de garganta são apenas sintomas de uma patologia. Esses sintomas estão presentes em inúmeras patologias como laringites, faringites, amigdalites virais, amigdalites bacterianas, gripes, resfriados, estomatites, etc.
Portanto, deverás procurar atendimento médico presencial para se fazer diagnóstico.
Um abraço.

DEUZA - NATL disse...

Dr. Paulo, minha filha tem 10 anos e hoje ( 06/04/2012 } esta sentindo dores nos dois joelhos e fica andando devagar, esta dor está acompanhada de febre 37,00 a 37,5 devo mim preocupar? pois a mesma não tem outro sintomas tipo dor de cabela, fraqueza. Mas desde 2010 que vive tendo furunculos por todo corpo, na virilha ( varios ) no bumbum, nas pernas abaixo do bumbum ( varios ) ja fiz exames e os medicos dizem que e algo da pele. Mas estou assustada acho que esta bacteria pode passar para os osso? mim ajude Dr.

obrigada

DEUZA DANTAS - NATAL

Paulo Fontella Filho disse...

Olá DEUZA - NATL!

Infelizmente não existe a possibilidade de eu te ajudar a distância. Criança com febre deve ser examinada, pois, as causas para esse sintoma são muitas.
Além do que, as dores no joelho podem ou não haver relação com os sintomas de febre.
Meu conselho é procurar o pediatra da criança e fazer uma consulta presencial e eventualmente algum exame complementar para esclarecimento diagnóstico.
Um abraço.

JAQUELINE disse...

ola meu filho ta com a temperatura de 38°.8 ja tem dois dia, ele ta com 6 anos dia 10 d maio completa 7anos
eu ja dei um banho para ve se acalma mas,e nada tambem ja dei paracetamol, passa mas depois volta aos 38°.8
ele fla que doi a cabeça,e o olho dele arde e escorre lagrimas sem ele ta chorando.
Porfavor o que devo fazer?

obrigada
JAQUELINE

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Jaqueline!

Febre é apenas um sintoma, que está presente em inúmeras patologias.
Para se fazer diagnóstico é necessário examinar o paciente, e, eventualmente até pedir algum exame complementar, quando necessário.
A distância, o médico é proibido de fazer diagnóstico sem examinar o paciente.
A orientação é procurar o pediatra da criança para ser examinado.
Um abraço.

Anônimo disse...

OI BOA TARDE DOUTOR, MINHA FILHA TEM 1 MES DE VIDA E ESTAR COM FEBRE DES DE ONTEM A NOITE,O QUE QUE EU FASSO ME AJUDE POR FAVOR.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Toda criança febril DEVE SER EXAMINADA, principalmente uma criança com um mês de vida.
A orientação é procurar um pediatra o mais rapidamente possível.
Um abraço.

socorro disse...

POR NOSSA SENHORA MEU FILHO TEM 8 ANOS, TA COM DOR DE CABEÇA A 5 DIAS. E NO PRIMEIRO DIA FEZ VOMITO DUAS VEZES, COM SANGUE ,MAS DEPOIS NÃO VOMITOU MAIS ,MAIS A FEBRE VAI E VOLTA COM REMÉDIO ESTOU MUITO PREOCUPADA LEVEI NO CLINICO ELE FALOU QUE A DOR E ERA DA FEBRE ,MAS AINDA TA COM ESSA DOR NA CABEÇA .QUERO LEVAR NO NEURO, TA NA CAMA NEM LEVANTA ,POR FAVOR ME AJUDE DOUTOR ESTOU MUITO PREOCUPADA. POR FAVOR ME AJUDE URGENTE!UMA DESESPERADA.

socorro disse...

Dr me ajude por favor!!!

Anônimo disse...

Boa noite dtr, minha filha tem 1 anmo e 8 meses e ha dois dias começou uma febre de 39,5 e 39,8 graus , levei no medico e ele disse que era garganta, passou profenid e novalgina,a febre continua quanda passa o efeito do remedio, ela nao come nada ha 2 dias, quando forço ela vomita, e por sorte ela mama no peito, porem esta com mta baba e dificuldade pra engolir, aconselha procurar outro medico? ela chora mto e sempre que dou os remedios ela vomita, esta mto dificil dar, existe alguma injeção que posso dar a ela? att, Lore

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Socorro!

Infelizmente fica impossível de te ajudar, pois não é possível, e, nem permitido pelo Conselho Federal de Medicina, do médico fazer diagnósticos pela internet sem examinar o paciente.
O diagnóstico de qualquer doença passa necessariamente pela anamnese, exame físico, e, eventualmente solicitação de exames complementares.
Portanto, aconselho a procurar uma emergência para atendimento.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Como já respondi em tópicos anteriores, o Conselho Federal de Medicina não permite prescrever medicações pela internet sem examinar o paciente.
Além de perigoso (pois não examinamos o paciente) é anti-ético em relação ao colega que indicou a medicação atual de sua filha.
Oriento a procurar outro pediatra para que, em uma consulta presencial onde médico possa examinar a criança, confirmar o diagnóstico ou não.
Um abraço.

elis disse...

Dr Paulo, estou lhe escrevendo para agradecer a gentileza de postar infomações realmente úteis que buscamos num momento de desespero com nossos pequenos. É bom saber que pessoas ainda têm a nobreza de ajudar , mesmo sendo extremamente ocupadas como um pediatra . Obrigada!por isso!
Elis

Arinaldo Santos disse...

Muito obg! pelas dicas, fico muito feliz em saber que o mundo ainda tem pessoas como vc, que pensa nos seus semelhante parabéns pelo trabalho Drº Paulo.

Arinaldo Santos disse...

Muito obg! pelas dicas, fico muito feliz em saber que o mundo ainda tem pessoas como vc, que pensa nos seus semelhante parabéns pelo trabalho Drº Paulo.

Arinaldo Santos disse...

Muito obg! pelas dicas, fico muito feliz em saber que o mundo ainda tem pessoas como vc, que pensa nos seua semelhante parabéns pelo trabalho Drº Paulo.

Antonia disse...

Boa noite!

Gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Tenho dois filhos um de 9 e outro de 3 anos e já passei por inúmeros momentos de preocupação.

O artigo da febre me ajudou a esclarecer algumas dúvidas.

Obrigada.

Unknown disse...

é normal uma criança de 3 anos e 10 meses ter febre quase todos os meses?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Liliane Rocha!

Não é normal uma criança com 3 anos e 10 meses ter febre todos os meses, pois suas defesas, apesar de ainda não estarem plenamente desenvolvidas, já começam a ficar mais competentes.
Tens que verificar isso com teu pediatra.
Um abraço.

Vanice disse...

Parabéns pelo Blog. Acabei de dar as vacinas dos 2 meses na minha filhota e apesar de ter esclarecido minhas dúvidas com a nossa pediatra fui pra internet ver sobre o banho morno que ela orientou na febrícula, já vi o post sobre hérnia umbilical. Bem legal, tirou minhas dúvidas e inseguranças de mãe de primeira viagem.
Abraços,
Vanice Wagner.

vania disse...

valeu pelo blog....

Anônimo disse...

nossa meu bebe de seis meses esta tendo febre a tres dias ja levei ao medico o qual o unico diagnóstico foi um resfriado forte...fiquei mto preocupada com essa febre mas lendo a colocação sobre febre que o dr explicou me sinto mais aliviada pois a temperatura dele não chegou a ultrapassar os 37 sendo tbm que estamo em dias de calor intenso!!! assim fico mais sossegada mas atenta a qualquer alteração!!! OBRIGADA. Cíntia.