Cuidados com a "Moleira"


Moleira: uma proteção natural

Todo recém-nascido apresenta na chamada calota craniana – no alto da cabeça – duas aberturas: a fontanela anterior e a posterior, também conhecidas como moleira. Suas funções principais são facilitar a passagem do bebê, na hora do parto, e permitir, junto com as suturas (pequenas linhas de separação entre os ossos da cabeça), o crescimento adequado do cérebro. Mais tarde, a própria natureza tratará de fechá-la. A fontanela anterior é maior e a que mais demora a fechar. Mede cerca de dois dedos de largura e seu fechamento ocorre em torno do 9º ao 15º mês de vida. Uma de suas características é a pulsação, originada pela proximidade de vasos arteriais. A outra fontanela, menor, costuma estar fechada até o 2º mês de vida.

Um espaço para crescer

Outra função importante da moleira é permitir a flexibilidade da caixa craniana, dando lugar para o desenvolvimento do cérebro. No primeiro ano de vida, este alcança metade da dimensão que terá no adulto e apresenta um aumento de 135% em relação ao seu tamanho na hora do nascimento da criança. Embora não seja muito demorado, esse processo é muito importante.

Atenção!Devido à compressão craniana na hora do parto, é muito comum que a cabeça da criança apresente pequenas deformações, tomando, por exemplo, a forma afunilada, conhecida como moldagem. Depois de uma semana a dez dias, no entanto, tudo volta ao normal.

Quando há problemas

Um bebê que nasce com a fontanela fechada, tem o cérebro comprimido pela caixa craniana, problema conhecido como cranioestenose. Esse fechamento precoce pode causar-lhe deformidades na cabeça e até graves lesões neurológicas, devido ao encarceramento do cérebro. A doença é congênita. Adquirida ainda na fase embrionária, suas prováveis causas são hereditárias, intra-uterinas ou infecciosas, como a sífilis. Mais comum nos meninos (três para cada menina), deve ser tratada antes do 8º mês, mas é importante que o diagnóstico seja firmado até o 2º, para permitir um acompanhamento neurológico mais aprofundado. Isso pode acontecer por meio de cirurgia, na qual são criados espaços ou suturas no crânio, geralmente com resultados satisfatórios.
Outra dificuldade é a demora no fechamento da fontanela ou moleira, provocada pela hidrocefalia ou acúmulo do líquido da espinha dorsal na cabeça, o que provoca seu crescimento anormal. Também pode ser causada por alterações da tireóide ou hipertensão intracraniana.O tratamento de cada um desses problemas pode variar, mas no caso da hidrocefalia, também costuma ser cirúrgico, com a colocação de válvulas de drenagem.

Atenção!As visitas regulares ao pediatra no primeiro ano de vida da criança ajudam a fazer o diagnóstico precoce de anormalidades cranianas e a definir o melhor tipo de tratamento. Para isso, o profissional tira as medidas cefálicas e acompanha o crescimento do neném.

Sim...

A pulsação do coração é percebida na moleira.
O choro faz com que a moleira pulse mais forte.
Em algumas crianças, ela fecha mais cedo.
Em outras, pode demorar até os 2 anos.
O crânio deve ter um crescimento homogêneo.

Não...

Para a moleira afundada. Pode ser início de desidratação.
Para a moleira abaulada. Entre as causas, está o excesso de ingestão de vitamina A, infecções...
Para outras alterações na forma do crânio, por exemplo, se é achatado.
Para o seu crescimento exagerado para a frente ou para os lados.

Atenção!Para pesquisar a moleira abaulada, deixe a criança levantada. A posição deitada pode dar uma falsa impressão de abaulamento.

159 comentários:

Anônimo disse...

As informações e principalmente a foto me acalmaram bastante, agora minha dúvida é: meu filho de 5 meses caiu do sofá, mas deu um chorinho fraco e continuou brincando normalmente, existe algum risco de acontecer algum problema por causa da moleira por ele ter batido a cabeça ?

Anônimo disse...

Meu bebê tem 3 meses e 11 dias, notei a moleira dele com um pequeno espaço, quase se fechando. Há algum problema?

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber se é verdade que a moleira é fechada completamente apos os 50 anos de idade?
Pelo pouco que eu entendo issu é mentira mais gostaria de saber de um especialista,porfavor me ajudem.

Yara Minelli disse...

Muito boas as informações sobre as fontanelas, meu filho tem hidrocefalia e quando menor tinha uma fontanela imensa, eu não imaginava que haviam duas, na realidade as do meu filho estavam ligadas e formavam apenas uma, bem grande
Dr. Paulo, por favor explique melhor os nãos do artigo sobre fontanela, não consegui entender direito.
Obrigada.

Anônimo disse...

eu gostraia de uma informação minha sopbrinha tem apenas 6 meses, e passei no médico por cauas de um resfriado que es
la estava sentindo, foi quando o mpedico disse que ela estava x=com a moleira totalmente fechada, e que teria que fazer uma cirurgia, mas ja pesquisei na net, diz que tem casos de que a criança evolui rapido e por isso a moleira fecha, me ajude, estou super preocupada, e essa cirugia é perigosa até que ponto? obrigada

Anônimo disse...

meu filho tem 2 anos e 9 meses e tem a moleira aberta isso é normal?

Anônimo disse...

obrigado doutor, pelas informações aqui postadas sobre a fontanela,eu não conhecia o assunto,minha irmã está com uma bebezinha de dois meses e a pediatra constatou que a moleira dela estava fechada,aconselhou que buscasse um tratamento no RJ com um médico que ela indicou,mas,lendo suas explicações fiquei mais tranquila por possíveis resultados satisfatório,como o Sr. mesmo disse, obrigado e uma boa noite.

Luu Bueno disse...

Oi tenho um filhinho de apenas 2 semanas, e desde quando ele nasceu apresentou uma deformidade lateral no crânio dos dois lados>Seria normal???

Unknown disse...

oi olha tenho um filho de dois meses.. e tenho uma duvida.
é verdade se o bebe chora muito a moleira dele pode abaixar ?

ou entao quando esta doente a moleira fica baixa?

Sandra Hasmann... disse...

Prezado Dr Paulo, hoje 26/09/2009 - minha cunhada me ligou assustadíssima pois seu neto de 1 mes foi a uma consulta ao pediatra e descobriu-se que a moleira dele está fechada. O pediatra pediu então que o levassem para uma consulta urgente com um neurologista. Como não têm convenio e precária situação, é provável que essa consulta demore um pouco pelo SUS, e, portanto, minha cunhada deseja saber se a moleira fechada é um caso preocupante. O Beb~e é ativo, normal... O que pode advir desse quadro de moleira fechada. Gostaria de um parecer pois, se for uma emergencia, providenciarei a consulta para o bebê o qto antes... . Grata..

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Sra. Sandra Hasman!
Uma criança com 1 mes de vida com a moleira fechada, é OBRIGATÓRIO a consulta com neurocirurgião. A espera pelo SUS depende do tempo que vai demorar. Essa espera não pode ser demasiada.

juliana luz disse...

boa tarde.....hoje fui levar meu filho para consulta de rotina e descobri que a moleira dele ta fechada ele tem seis meses estou preocupada mas semana que vem vou leva-lo para outra consulta.....mas estou aliviada com as dicas...

Aline disse...

doutor tenho uma grande duvida meu filho tem 3 anos e tem a moleira ainda aberta é normal? Por gentileza me oriente o que fazer pois fico muito preocupada com essa situação , ja levei no neuro pediatra mais de nada resolveu ele me disse que é normal , preciso de mais opinião medica para buscar ajuda médica correta.Desde ja agradeço.

Anônimo disse...

Boa tarde!

Tenho quase 50 anos e percebí que minha moleira parece estar abrindo, ou seja há um espaço que antes não tinha, gostaria de saber do que se trata e como devo proceder.
Grata
Garcia

Anônimo disse...

DR;Paulo Fontella,tenho um filho de 1 ano e 10 meses,levei ao pediatra para uma consulta,eu perguntei a ele se era normal a moleira estar aberta com 1 ano e 8 meses.Então ele me pediu que tirasse um raio X,tirei o Raio X e detectou aumento da pressão intracraniana,porém eu quase me infartei,póis fui tirar informação,só obtive respostas negativas e desfavoráveis para o meu desespero.Enfim ele pediu uma Tomografia do Cranio,e para a honra e glória do meu Deus a Tomografia não apresentou nenhum diagnóstico significativo para análise,mesmo assim ele me encaminhou para um Neuro_Pediatra.Doutor me explique melhor o que causou essa aumento da pressão intracraniana.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Fontella,
sou professora e este ano me deparei com um aluno de 3 para 4 anos, que, segundo precárias informações obtidas pela escola, não teve a moleira fechada na idade correta. Percebo que seu desenvolvimento é bastante comprometido. A criança parece não ter o raciocínio lógico plenamente desenvolvido, por exemplo, a maior parte do que digo ele repete e parece não compreender. Em contrapartida ele tem uma facilidade incrível para decorar músicas e adora cantá-las,e as canta inteiras. Gostaria de saber onde encontro informações de como lidar com este aluno para ajudar em seu desenvolvimento psicomotor em sala de aula e não tratá-lo apenas como inclusão social.
Grata,
Thaís

Paulo Fontella Filho disse...

Thaí.
Obrigado por acessar o Blog.
Experimente visitar o site http://www.psicopedagogia.com.br/.
Talvez te ajude.
Um abraço.

Anônimo disse...

Prezado Dr. Fontella,
muitíssimo obrigada pela dica e pela atenção. Tenho descobrido e aprendido muito no seu blog e no site que me indicou.
Obrigada de coração,
Thaís

Anônimo disse...

Boa noite...
Minha filha tem hoje oito anos de idade. Ela é linda saudável e muito inteligente, mas ela nasceu com a fontanela fechada. Eu acompanhei o crescimento atráves de um pediatra do sus até dois anos de idade. Me preoculpei muito, mas graças a Deus tudo correu bem. Mas agora voltei a me preoculpar pois ela recentemente sente bastante dor de cabeça e eu não sinto esse mal graças a Deus, mas fico me perguntando será que o cranio dela está crescendo normal? Será que essa dor de cabeça não é consequência dessa fontanela fechada? por favor mim ajudem à tirar essa dúvida.
Ficarei eternamente grata...
Um grande abraço.

desirre disse...

doutor ontem fui ao pediatra e ele me assustou meu filho diz estar com a cabeça menor q o tamanho q era pra estar esta com 42cm e era pra estar com 45 o pior e q ele falou q a moleira dele ja fechou o q eu faço e motivo d preocupaçao ou pode ser normal obrigado...meu nome e desirre.ele esta com 8 meses

Anônimo disse...

BOA TARDE MINHA FILHA TEM 2MESES E 10 DIAS E ESTA COM A MULEIRA BAIXA SO MAMA PEITO E MUITO BEM SERA QUE E ALGUM PROBLEMA? ESTOU PREUCUPADA E APROVEITANDO NASCEU UMA CARNE NO UMBIGO DELA NÃO ESTA VERMELHO NEM DOI O QUE PODE SER AGUARDO RESPOSTA

danila disse...

tenho um menino de 2 anos e a moleira ainda está aberta o que devo fazer

shi motta disse...

Minha Bebe tem 3 meses e 21 dias,
E esta com a fontanela anterior totalmente fechada e a posterior um pouco aberta, o que devo fazer e quais os riscos...
por favor me ajude estou preocupada.
muito obrigada que deus abençõe

Anônimo disse...

olá dr. Paulo tenho um filho de 31 dias e desde que tinha 16 dias percebi que a moleira dele esta muito pequena, ele é um bebe muito esperto pelo tempo que ele tem de vida!! comparei a moleira dele com a de meu primo que tem 8 meses a dele esta bem maior que a de meu filho. não sei se foi pelo longo trabalho de parto que tive, aproximadamente 26 horas de duração e sendo 17 horas de bosa ropta, o trabalho de parto normal teve de ser interrompido com uma cesária de emergincia. meu bebe nasceu com a cabeça totalmente deformada ela estava muito pontuda... não sei o trabalho de parto dificil tem haver com a situaçao da moleira dele estar somente com a abertura de um dedo. por favor me ajude!!!!!!!!!!

natália carrijo batel

Anônimo disse...

Doutor , minha filha fez 6 meses e um rx diagnosticou que suas moleiras fecharam, é perigoso? é necesário cirurgia? É normal?

Unknown disse...

doutor meu filho tem 4 meses e a moleira dele so tem 8mm ele vai ter q opera ou tem outro procedimento...

Anônimo disse...

Bom dia Doutor meu bebe de dois meses esta evacuando verde e normal.Antes esta amarelo mas de sabado pra ca esta verde aguardo resposta.Tenha um bom dia e muito obrigado..........Edilene

Anônimo disse...

Bom Dia Dr.Paulo, tenho uma bebe de 8 meses que ainda tem dificuldade para se sentar , e não estica as perninhas para ficar em pé e foi constatado fechamento precoce da fontanela por isso foram pedidos exames o que inclui uma tomografia, mas sua cabeça continua crescendo não parou, gostaria de saber quais os riscos e se preciso me preocupar com essa situação (obs . estou quase surtando)

Grata

Priscila

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Priscila!
A tua preocupação com os sintomas do teu bebê tem fundamento. Uma criança com 8 meses de vida já teria que ter um tônus muscular suficiente para que pudesse sentar.
O fechamento precoce da Fontanela, somado ao atraso motor, justificam uma investigação, que pelo que escreveste já iniciou. Somente a investigação criteriosa dirá se esta situação é anormal, ou que está tudo bem e teu bebê apenas tem um atraso momentâneo. Sugiro acompanhamento com neuropediatra. Um abraço.

Unknown disse...

Dr. Paulo,
Minha filha tem 2 meses e a fontanela dianteira é muito pequena... na última consulta estava com crescimento craniano normal, mas receio que esteja se fechando. O que aconselha.
Grata
Gabriela

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Gaby!

A criança apresenta diferentes tamanhos de fontanelas, meu conselho a respeito do teu caso, é deixar que o pediatra acompanhe o desenvolvimento e o fechamento das fontanelas do teu bebê durante as consultas de puericultura no primeiro ano de vida, e, qualquer anormalidade ele irá te avisar. Se mesmo assim ainda tiver dúvidas procure um neuropediatra.
Um abraço.

Anônimo disse...

bom dia DR. FONTENELLA, estou com uma dúvida tremenda, minha afilhada tem 01 ano e 08 meses, ela é totalmente normal, mas o pediatra falaou para minha sobrinha que a bebe, que hoje está com a cabeça com 45cm, deveria ter 51cm, então orientou que so com cirurgia, qual o fundamento disso , por favor estamos em pânico.

Paulo Fontella Filho disse...

O perímetro cefálico-PC - traduz o crescimento normal ou patológico do cérebro. No récem-nascido, o tamanho varia de 34 a 35cm. Aos 6 meses, 42-43cm e, com 1 ano, 45-46cm, isso em bebês nascido com tempo de gestação normal. O perímetro cefálico (PC) aumenta 10 cm no 1º ano e mais 10 cm nos próximos 20 anos; 80 a 85% do crescimento do perímetro cefálico (PC) se faz até 4-5 anos e 35% até 6 anos.
Como o bebê referido tem um desenvolvimento normal, a família não deve entrar em pânico.
Não posso opinar sem examinar o paciente, por conta do código de ética médica, então, se tens dúvidas, procurem um neuro-pediatra na sua cidade para ficarem mais tranqüilos. Abaixo deixo um link de um artigo da Sociedade de Pediatria de São Paulo para que vocês olhem que a principio o PC da criança está dentro dos padrões brasileiros.
https://docs.google.com/viewer?url=http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/816.pdf
Um abraço.

Anônimo disse...

Boa Noite Doutor,
Meu filho tem 11 meses e teve 2 convulsões febris, 1 com 10 meses e outra com 11 meses, a fontanela dele fechou antes dos 6 meses, o que isso pode indicar? Ele pode ter problemas?

Anônimo disse...

prezado Dr: paulo minha prima tem 5 meses e o pediatra solicitou uma consulta Urgente com um neuro . pois sua muleira ja esta fechada, estamos todos em panico pois não sabemos nada sobre o assunto. ele disse que poderia ser o caso de cirurgia por favor o Sr; pode me dar um Up e me disser se o desenvolvimento do Bebe depois da cirrugia e normal ou deixa sequelas.. muiito Obrigado..!

Anônimo disse...

meu nome e Andrea .prezado Dr: paulo minha prima tem 5 meses e o pediatra solicitou uma consulta Urgente com um neuro . pois sua muleira ja esta fechada, estamos todos em panico pois não sabemos nada sobre o assunto. ele disse que poderia ser o caso de cirurgia por favor o Sr; pode me dar um Up e me disser se o desenvolvimento do Bebe depois da cirrugia e normal ou deixa sequelas.. muiito Obrigado..!

Paulo Fontella Filho disse...

Uma criança com 5 meses de idade, apresentando a "moleira" fechada não é normal.
Toda anormalidade deve ser investigada, por isso o pediatra encaminhou a criança para o neurologista. O especialista vai, provavelmente, ampliar a investigação e decidir junto com a família a melhor definição de tratamento para o bebê.
A cirurgia, as vezes, é uma possibilidade. Geralmente não ocorrem seqüelas pós cirúrgicas, porém, a família deve ficar ciente que trata-se de uma criança pequena e todo procedimento cirúrgico tem seus riscos.
O recado final é que, a medicina, hoje em dia, para este tipo de situação está bem avançada, e, certamente o profissional que cuidar do bebê vai tomar a melhor decisão juntamente com a família.
Uma abraço.

Anônimo disse...

Olá Dr: Paulo meu nome e Andrea sou de fortalaza(CE)meu filho nasceu de 6 meses hj ele ja tem 2anos quando ele tinha 1ano a neuro pedio uma transfonelar e no exame contou um cisto no plexo coroide .agora com 2 anos ele fez uma tomografia do cranio o LAUDO foi:
-par~equima encefalico homogêneo com valores de atenuação conservados.
-Fossa posterior :anattômica.
-sistema ventricular com amplitudes preservadas.
-Linha média sem desvios.
-Sulcos.cissuras e cistemas sem anormalidades.
-Ausência de calcificação patologica.
-Conclução: Exame tomografico do cranio sem alterações..
paresse ate fraquesa de minha parte mais eh pq a consulta da neuro dele vai demorar um pouco mesmo sendo particular. pelo oq eu li e reli me paresse esta tudo normal .mais nada melhor do o MEDICO dizendo oq realmente o resultado diz.. muiito Obrigado eu

sou a mesma pessoa que fez a pergunta sobre moleira fechadada minha prima de 5 messes.

Anônimo disse...

Doutor minha filha quando nasceu apresentava uma moleira pequena (de uma polpa de dedo) mas pelos exames que fizeram estava normal. Ela sempre foi muito esperta, começou a engatinhar perfeitamente com 5 meses e hoje com 6 meses jah fica em pé apoiando nas coisas. A moleira está imperceptível e sua cabeçã mede 42,5 cm (Obs: minha filha mais velha com 5 meses tinha 42 cm de PC, todoas aqui em casa temos a cabeça "pequena"). Obrigada...Priscila
(priscilarossi_1@hotmail.com)

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Priscila
O importante é a criança fazer as consultas mensais com seu pediatra para que ele possa acompanhar o desenvolvimento neuro-motor da criança e o crescimento do perímetro cefálico no primeiro ano de vida.
Se ele notar qualquer anormalidade ele comentará com a família. Que bom que está tudo indo bem. Não deixe de fazer o acompanhamento.

Renato disse...

Boa noite Dr. Paulo,,,
levamos nossa filha de 10 meses na pediatra e ela nos pediu rx de crânio e laudo deu {Fechamento precoce da fontanela anterior e suturas coronais, ausencia de calcicação intracraniana patológiga, sela túrcica sem alterações, nestas incidências, isto e grave ou e normal

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Renato.

Devido ao código de ética médica, estou proibido de interpretar exames pela internet, pois, o exame solicitado sempre é complementar, e deve ser correlacionado ao exame físico da criança. Certamente o pediatra que o solicitou exame vai esclarecer todas as dúvidas da família.
Um abraço.

Marcelo disse...

Drº Paulo,

Meu nome é Marcelo tenho um filho de 03 Meses chamando Gabriel; todos os meses esta sendo acompanhado pela Pediatra rigorosamente.
Hoje tive uma noticia preocupante, ela me informou que a Moleira dele esta muito pequena e vai avliar até os seis meses se vai fechar ou não..Vai nos indicar um Neurocirurgião Pediátrico, tomara que não precise... mas como é esse procedimento cirurgico??

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Marcelo!

O fato da pediatra ter comentado com a familia que irá acompanhar o fechamento da moleira de teu filho nos próximos meses, por achar que está fechando precocemente, está correto e adequado. Isso não significa que a criança fará cirurgia, muito pelo contrario, na maioria das vezes não há necessidade de se fazer procedimento algum. Essa atitude da pediatra é PREVENTIVA, pois se ela não comenta com a a familia e vocês consultam com outro colega que comenta, vocês iriam ficar chateados com a pediatra. Meu conselho é não sofrerem de véspera e simplesmente acompanhar o crescimento do bebê.
A moleira que fecha antes do tempo pode não sobrar espaço para o cérebro crescer. Isso altera o volume e a forma da face. Daí a necessidade cirurgia que é feita na calota craniana (ossos do crânio), mas como disse, na grande maioria dos casos não é necessário ser feito.

Denise disse...

Bom dia dr. Paulo

Tenha uma filha com 2 anos e 7 meses e fontanela anterior não fechou, a médica recomendou que tomasse Kalyamon diariamente devido a falta de vitamina D, exame de cariotico e USG transfontanela. Pergunto: a falta de vitamina D ocasiona o retardamente do fechamento da fontanela ou não tem nada ver.
Obrigada.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Denise.

A vitamina D(ou calciferol) é uma vitamina que ajuda a absorção de cálcio pelos ossos e conseqüentemente na calcificação óssea. Por isso é essencial para o desenvolvimento dos óssos e dentes. Além de poder ser ingerida via oral, ela também é produzida na pele através da exposição solar. Como somos um país tropical com boa exposição ao sol, a deficiência de vitamina D no Brasil, em crianças nutridas, é menos comum do que países temperados por exemplo que tem pouca exposição a luz solar.
O não fechamento da fontanela após 2 anos de idade pode ser normal, ou indícios de outras patologias sérias que devem ser descartadas. Geralmente o pediatra pede auxilio para um neurologista para o diagnóstico diferencial.
Espero ter ajudado, obrigado.

Anônimo disse...

BOM DIA DOUTOR,LEVEI MINHA FILHA NO PEDIATRA ONTEM E ELE DISSE QUE A MOLEIRA DELA JA ESTA QUASE TOTALMENTE FECHADA ELA TEM 6 MESES,ELE ME DISSE DOS RISCOS QUE TEM E A POSSIBILIDADE DE UMA CIRURGIA,ESTOU DESESPERADA VOU PASSAR ELA PELO NEUROLOGISTA MAS GOSTARIA DE UMA SEGUNDA OPINIÃO,ELA É SUPER ATIVA E MUITO INTELIGENTE SENTA SOZINHA PEGA TUDO O QUE VE,LEVANTA QUANDO ESTA DEITADA E SENTA,COME MUITO BEM ENFIM TEM MUITA SAUDE E É MUITO ATIVA.O SR ACHA QUE TERA NECESSIDADE DE UMA CIRURGIA?? O P/C DELA ESTA NORMAL PARA A IDADE DISSE O PEDIATRA.AGUARDO SUA RESPOSTA

GRATA

MAMÃE ARI

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Ari!
Primeiro gostaria de te tranqüilizar dizendo que, o fechamento precoce da moleira em uma criança de seis meses nem sempre é sinal de complicação. A função do pediatra é alertar a família sobre o fato e encaminhar ao neurologista para acompanhamento. Como bem descrevestes a criança apresenta desenvolvimento neuro-psicomotor adequados, isso já um grande indicativo que tudo vai ficar bem.
A orientação é procurar um neurologista para acompanhar o bebê durante alguns meses.
Não vou ser específico na resposta a tua pergunta pois, médico não tem que achar nada e sim ter certeza, e a distância fica difícil de opinar sobre se vai ou não haver necessidade de cirurgia. Mas a principio vai haver apenas a investigação e acompanhamento pelo neuro. Não deixa de procurar o neurologista.
Um abraço

Anônimo disse...

meu bebê tem quatro meses e a moleira dele esta se fechando, tem algum problema?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Anonimo!

Uma criança com 4 meses de idade, certamente realiza acompanhamento mensal com o pediatra. Peça para ele verificar se de fato está ocorrendo o fechamento precoce da moleira, que ele vai orientar a família.
Um abraço.

Anônimo disse...

boa noite doutor,a minha filha tem 2anos e a moleira dela ainda nao fechou a pediatra me passou pr um neuro analisar ,isto e normal ou e preocupante.

Unknown disse...

dr.
meu filho tem 2 anos e 4 meses to achando a moleira dele muito baixa. o que pode ser? ele ta bem não tem nada ..

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Karen e Neco.
A orientação é procurarem o pediatra da criança e comentar com ele o caso, pois normalmente a fontanela (moleira) anterior fecha com cerca de 15 meses de vida da criança, uns um pouco antes e outros um pouco depois. Se o filho de vocês com 2 anos e 4 meses ainda apresenta a moleira aberta, vocês devem ser orientados.
Não se preocupem o pediatra ajuda vocês.
Um abraço.

VIVIANE disse...

Olá Doutor Paulo,
estou preocupada,hoje em consulta de rotina com o pediatra ele pediu encaminhamento para um neurocirugião.
Com 12 meses a moleira foi medida e hoje com 15 meses medida novamente e segundo o pediatra não fechou nenhum centimetro, porém meu bb esperneava e não sei se essa medição de hoje foi correta. De qualquer forma meu bb é mto ativo, saudável e apresenta crescimento normal do perimetro cefálico, hoje com 1 ano e 3 meses mede 49 cm. O que vc acha Dr, farei a consulta em breve com o neuro, estou esperando uma vaga mesmo tendo plano de saúde. Aguardo com o coração na mão!

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Viviane!
O fato da fontanela (moleira) de seu filho não ter fechado com 15 meses não deve ser motivo para pânico. O importante é aquilo que tu mesmo descreveste, que teu filho é ativo, com bom desenvolvimento neuro-motor, com crescimento normal do perímetro cefálico.
As vezes a moleira demora um pouco mais que o normal para fechar e isso não significa nada. Claro que deve ser monitorado pelo neurologista.
O importante é que voce tem consulta com neuro e ele vai certamente te ajudar.
Calma e aguarde a consulta sem medo.
Um abraço.

Anônimo disse...

boa tarde!!!
Dr, meu filho tem 6 anos é a moleira dele ainda continua aberta,tem varia crendices sobre moleira aberta fico preocupada,eu devo procurar ajuda....

Anônimo disse...

boa tarde!!!
Dr, meu filho tem 6 anos é a moleira dele ainda continua aberta,tem varia crendices sobre moleira aberta fico preocupada,eu devo procurar ajuda....

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite anônimo!
Uma criança com 6 ANOS apresentando a fontanela (moleira) ainda aberta é PREPONDERANTE a procura por orientação com seu pediatra. Não é uma situação normal. Converse com seu médico.
Um abraço.

ione disse...

bom dia dr.,preciso q me esclareça umas coisas c urgencia,pois tenho uma filha q tem 16 dia,ela nasceu de cesariana depois de muito sofrimento,minha bolsa rompeu ao meio dia ,mas eu nao tive nenhuma dilataçao,mesmo usando remedio p induzir no soro e tbm comp. na boca as 4.41 eu tinha apenas 1cm d dilataçao,durante este tempo tive em media umas 10 contraçes d espulsao,mas como nao tinha dilataçao quase perdi minha filha,os batimentos cardiacos dele baixaram muito e msm assim o medico ficou a espera e qd. era 4.41hs teve de fazer de urgencia.
logo acima da orelha dos dois lados tem um aprofundamento com profundidade d +- 1cm e +- 10 de comprimento,pois ela estava tentando nascer e nao havia saida,ela teve uma infeççao no dia q nasceu era 2,40 ,no dia seguinte foi p 4.96,foi p neo e tratou e ja sta bem,ela nasceu por parto cesarianaas 4,41de 9/4,por braquicardia fetal,apresentaçao cefalica,femino,ia.3 ao 1ºminuto,9 n0 5ºmin.,reanimaçao c intubaçao traqueal mais insuflador,com resposta rapida.
somatometria.peso 2955[p10].comp49,5cm(p50)pc 33(p10).minha gestaçao era de 40+5dias,preciso saberpoiss a fontanela dela eu nem consigo sentir os meicos nme disseram q é pequena mas nao a vejo,vivo em portugal e eles nao me esclarecem como deve,por favor preciso c urgencia de esclarecimento,e quero saber se a minha filha pode ter ficado c sequelas devido esse ammasamento nas laterais da cabeça e pelo motivo de nascer sem respirar se pode ter afetado o celebro e se o ia sendo 3 e nove,q no caso teria d ser 10 se ela tem algum tipo d lesao.obrigada.ione santos.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Ione!
Parabéns pelo nascimento de sua filha. Tuas dúvidas são muitas e importantes, que deveriam ser esclarecidas pelo pediatra que acompanha a criança. A distância é impossível de se fazer diagnóstico. Porém, quero fazer algumas colocações para te tranqüilizar.
Primeiro: criança que nasce com apgar baixo e que necessite de reanimação logo ao nascimento, não significa que terá problema futuro. A presença do pediatra durante o parto é justamente para intervir o mais rápido possível, e, evitar a falta de oxigênio cerebral, que posteriormente pode trazer seqüelas para criança. Existe uma descrição do laudo de alta que tu transcrevestes que diz "...intubação traqueal, com resposta rápida....", ou seja tua filha deu uma resposta rápida as manobras de reanimação. Porém, te dizer com 100% de certeza que a criança vai ser normal, somente o tempo e acompanhamento dirá. Mas os sinais são positivos. Segundo, falar sobre uma suposta lesão na região do crânio da criança que não vi, não pode ser opinado.
Se a criança está bem, provavelmente o processo teve um desfecho satisfatório. A orientação é te tranqüilizar, levar a criança nas consultas mensais com o pediatra e sanar as tuas dúvidas com ele.
Um abraço.

maria disse...

meu filho tem 2 anos e ainda tem a moleira aberta ele e muito agitado tem algo a ver?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Maria!
O fato da criança com 2 anos ainda apresentar a moleira aberta e ser agitada não tem relação aparente.
Meu conselho é procurar o teu pediatra ou neuro-cirurgião para acompanhar o fechamento desta moleira, já que passou um pouco da idade média de fechamento da mesma.
Um abraço.

Anônimo disse...

OLA DOUTOR PAULO, TENHO UM FILHO DE 2 MESES, ELE NASCEU COM O PERIMETRO CEFALICO DE 30CM EM UM PARTO INDUZIDO COM MUITO SOFRIMENTO PARA ELE,HOJE ELE ESTA COM O PC DE 32CM, AO NASCER FIZ A TOMOGRAFIA DELE E MOLEIRA NAO ESTAVA FECHADA TINHA OCORRIDO UMA ACENTUAÇAO,NAO DA PRA SENTIR A ABERTURA, MAS SIM UMAS DOBRINAS COM UMA LEVE PULSAÇAO QUE QUASE NAO DA PRA SENTIR, HOJE ELE E UMA CRIANÇA MUITO ESPERTA, SORRIR QUANDO CONVERSAMOS COM ELE, JA SEGURA OBJETOS, PROCURA QDO ALGUEM CHAMA, E UMA GRACINHA DE BEBE,NAO SEI O QUE FAZER PARA DESENVOLVER O PC DELE,OUÇO MUITO QUE E MICROCEFALIA E QUE NAO TEM CURA, VI EM SEUS COMENTARIOS QUE EXISTE UM TIPO DE CIRUGIA PARA CASOS PARECIDOS, SERA QUE O MEU FILHO ENCAIXA NESTES CASOS?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá anônimo!

A orientação neste caso é fazer as consultas mensais com o pediatra e pedir uma avaliação com neurocirurgião se ele achar conveniente. A decisão de qualquer procedimento passa por esses profissionais.
Um abraço.

katia disse...

ola dr. meu sobrinho tem 4meses,a molera dele fica na testa e esta rouxa,ja levaram ao medico mas nenhun sabe dizer oque é ao certo.meu irmão nao sabe oque fazer,nem a onde levalo.o senhor ja viu casos assim?por favor me responda.desde ja obrigado.
katia

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Katia!

A orientação é procurar um neuro-cirurgião para avaliação e orientação. Sem examinar o paciente não devemos emitir opiniões, pois, fica difícil de avaliar.
Um abraço.

Anônimo disse...

Doutor, meu filho foi operado de cranioestenose com 4 meses e depois de 2 meses da cirurgia a sutura sagital anterior fechou novamente, o neuro aconselhou a não fazer a cirurgia de imediato e sim daqui 3 meses refazer a tomografia, ele esta correto nesta prescrição, o bebe corre algum risco neste periodo se não refizer a cirurgia e será que há a possibilidade de não precisar operar novamente? o que devo fazer?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

A ideia agora é aguardar e observar o crescimento do crânio da criança. Responder se vai ou não haver necessidade de novo procedimento cirúrgico, somente com acompanhamento e observação é que será respondida esta tua pergunta.
Confia no médico que operou a criança e faça o acompanhamento regular proposto.
Um abraço.

Regina disse...

Bom dia Doutor !
Tenho 54 anos percebi uma abertura na minha cabeça, é possivel isso acontecer? ou é sinal de possivel problema?devo procurar um especialista?
Obrigada...estou realmente preocupada.Aguardo retorno.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Regina!

O fato de um adulto ter um abertura na cabeça não é comum e deve ser avaliado por um médico. Sugiro em neuro-cirurgião.
Um abraço.

vanessa disse...

oi doutor meu nome e vanessa sou mãe de um bebe que se chama maicom porem,meu filho está com uma tosse que esta durando a um mês não sei o que faser mais,já passei ele em vário pediatra porem nem um resolve o problema do meu filho,o senhor pode me ajudar,por favor,aguardo a sua resposta.

vanessa disse...

oi doutor pode me ajudar a descubrir porque meu filho está com uma tosse que já tem um mês e nem um pediatra resolve.

vanessa disse...

me ajude a descubrir um remedio para a tosse do meu filho porque já tem quase dois meses que meu filho está com a tosse só que nem um pediatra resolve

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Vanessa.

O melhor tratamento para tosse é descobrir a ORIGEM da tosse.
A única maneira de descobrir a origem da tosse é examinando a criança ou realizando exame complementar.
Como não examinei a criança, fico impedido, pelo código de ética médica, de prescrever medicação. E nem seria adequado, pois, como falei, não examinei o paciente.
Te aconselho a procurar um penumologista pediátrico para te ajudar, já que o teu pediatra não está conseguindo identificar a origem da tosse.
Um abraço.

Manuela disse...

Boa noite Dr., na consulta de 5 meses do meu bebê a pediatra detectou que a moleira dele estava com uma abertura menor do que deveria e nos encaminhou a um neuro, que não pediu exames pois avaliou que estava tudo normal; nessa mesma consulta a pediatra mandou o meu bebÊ fazer estimulaçao precoce, pois ele não rola. 1. Fiz todas as sessões e nenhum fisioterapeuta achou q ele tivesse nada anormal, e falaram ainda q provavelmente ele pularia fases. 2. Não satisfeita levei-o para outro pediatra, que pediu um raio x, no qual deu tudo normal,então o pediatra falou q não era nada.
Doutor, sinceramente não sei o que fazer. Preciso acompanhar meu bebê regularmente ao neuro?
Somente com o raio x é possível realmente saber o resultado dessas dúvidas sobre a moleira?
Por favor me dê algum esclarecimento. Muito obg. Parabéns pelo seu belo trabalho.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Manuela.

Não fique angustiada Manuela, a fontanela (moleira) de crianças apresentam diferentes tamanhos, o importante que a criança tenha seu desenvolvimento neuro motor adequado e que o crescimento cefálico seja satisfatório.
Você já consultou com neurologista que disse que está tudo bem, agora faça as consultas com um pediatra competente que vai monitorar a fontanela e o desenvolvimento do bebê.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Pantoja disse...

Caro Paulo, boa noite.

Eu e minha esposa, viemos somente para agradecer você.

Minha princesa que fez 30 dias em 28-06, também agradece!

Muito obrigado mesmo pela dedicação.

Fiquei apavorado! Acalmei-me lendo seu artigo.

Desde hoje, todos os meus navegadores tem como página principal o seu Blog.

Que, diga-se de passagem, é uma maravilha! Muito instrutivo!

Parabéns! Abraços!

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Pantoja!

Obrigado pelos elogios. Este Blog iniciou de uma forma despretensiosa, e, atualmente apresenta cerca de 100.000 acessos. Agora no inverno fica um pouco mais difícil colocar artigos, pois pediatra trabalha muito. Tenho um quase pronto e logo postarei.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Rafael.

Os riscos da cirurgia para correção do fechamento precoce da Fontanela (moleira) são os mesmos de qualquer outra cirurgia. A idade da criança, o seu sistema imunológico, seu estado nutricional, etc, tudo isso influência nos riscos de cirurgia. O importante saber que, os problemas decorrentes do fechamento precoce da moleira são muito piores.
Na idade da criança qualquer procedimento cirúrgico não é simples, mas como disse, pior é não realizar a cirurgia quando bem indicada.
O fechamento precoce da fontanela não é comum, porém, acontece num numero significativo de crianças.
Saber até que idade pode esperar para realizar a cirurgia para correção do fechamento precoce da moleira não é o mais importante, e sim o crescimento do perímetro cefálico. Se houve a indicação de cirurgia, é que o crescimento do perímetro cefálico já está comprometido.
Recado final: não tenhas medo de fazer a cirurgia, quando bem indicada os malefícios de não fazê-la são piores.
Um abraço.

Anônimo disse...

Meu Filho tem 2 anos e 3 meses a moleira ainda nao feixou , fico preocupado com a situacao pois vivo em Mozambique aqui nao tem boms pedriatas a maioria compara com os outros casos , mais o meu filho ele e activo brica muito e super inteligente aprede rapido e ja sabe copiar o que nos os pais fazemos , algem pode me ajudar a moleira so falta um pouco para feixar e ele tambem ta sempre com gripe apanha com muita facilidade.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo!

O retardo do fechamento da fontanela (moleira) pode ou não ser sinal de alguma patologia. Tu relatastes alguns sinais tranquilizadores como o bom desenvolvimento da criança, mas, isso não afasta totalmente algum problema. Pena que não tens um sistema de saúde adequado, mas o ideal é procurar um pediatra para avaliação e orientação.
Um abraço.

Talita disse...

Boa noite Dr Paulo

Minha filha tem 3 meses e 11 dias,é muuito esperta,uma criança super ativa e saudavel.
Na consulta com a pediatra dela hoje fiquei muito assustada,pois a mesma me disse que a moleira dela estar muito aberta e me pediu uma US TRANSFONTANELAR.Tou muito preocupada.Tenho motivos pra estar assim?Isso é grave?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite Talita!

A fontanela tem tamanhos variados, depende da criança pode ser um pouco maior ou menor.
O exame solicitado pela tua pediatra é para descartar alguma anormalidade, ele é solicitado de rotina para fontanelas um pouco maior que o normal. Não sofre de véspera. Tua filha é saudável, como descrevestes. Aguarda o resultado do exame e segue as orientações do teu pediatra.
Um abraço.

Anônimo disse...

Boa noite doutor.

Me chamo Tatiane, meu bebe tem 4 meses e está com a moleira fechada. Existe sintomas para identificar problemas neurológico? Meu bebe é bem ativo e está com PC cefálico 40 (o mesmo do mês passado).

Obrigada!

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Tatiane!

Houve fechamento precoce da Fontanela (moleira) do teu bebê. Necessita acompanhamento e revisões com pediatra ou neuro-pediatra.
Apesar do bebê estar ativo, ou com sinais neurológicos normais, o fechamento precoce da moleira necessita obrigatoriamente orientações médicas numa consulta presencial no consultório.
Procure seu pediatra.
Um abraço.

Sra. Machado disse...

Boa Tarde!
Dr. Paulo Fontella,a minha preocupação é que tenho uma filha de 5 anos que pegou piolho na escola.Tenho cuidado,porém as mães de suas coleguinhas,acredito que não estão preocupadas com isso.Acham que é normal. Minha maior preocupação é pelo fato de ter uma outra filha com apenas 8 meses.Quais são os riscos de um bebê com a moleira aberta pegar piolho?
Sendo só para o momento.

Att.: Sra.Machado

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Noite Sra Machado!

A pediculose (piolho) normalmente ocorre em idade escolar. Em bebês com 5 meses de vida é muito difícil o piolho se fixar devido a pouca cobertura de cabelo. E não tem problema devido a moleira ainda estar aberta. Se ocorrer a infestação deverás procurar o pediatra para orienta-la a desinfestar o bebê.
Mas como disse, é muito dificil bebês nesta idade pegar piolho.
Um abraço.

lediane disse...

BOA TARDE, A MINHA FILHA TEM 5 MESES E FALTA SÓ MEIO CENTÍMETRO PARA FECHAR A MOLEIRA, A PEDIATRA PEDIU UM RAIO X QUE DEU NORMAL. O PC DELA É DE 39,5. QUAL A POSSIBILIDADE DE TER QUE FAZER A CIRURGIA, E QUAIS OS RISCOS DE FICAR COM ALGUMA SEQUELA NA OPERAÇÃO.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Lidiane

O fechamento da Fontanela (moleira) deve sempre ser observado pelo pediatra, mas não é isso que vai determinar realizar ou não cirurgia na tua filha, e sim o crescimento cefálico. Se houver o fechamento total da moleira e a fusão das suturas sagitais do crânio muito antes do esperado, pode haver dificuldade para o cérebro expandir e consequente trazer problemas ao paciente. Por isso se opera.
Esse fenômeno não ocorre com muita regularidade. A maioria das crianças na situação da sua filha apenas se observa o crescimento da criança.
Não deixe de levar nas consultas mensais que o pediatra fará esse controle.
Com relação a cirurgia para correção, se houver necessidade, ela tem seus riscos como qualquer cirurgia, mas na maioria dos casos não ocorrem sequelas.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Janaina disse...

Gostaria de saber quantos cm o pc deve crescer ao mês, até o 3º mês o da minha filha cresceu 1cm após 1 mês cresceu 1,5cm, o pediatra me pediu uma ultra trans fontanela com a indicação de fontanela ampla, fui ler a respeito e me desesperei...tive uma gravidez tranquila e saudavel minha bebe nasceu linda, o único problema é que ñ tive leite, então estamos no processo de aceitação da formula, ñ sei se essa troca de leite interfere na fontanela.
Obrigada!!!

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Janaína!

Respondendo a tua pergunta: os valores do crescimento cefálico abaixo são da Organização Mundial de Saúde, publicados em 2006 e que compõem as novas Cadernetas de Saúde da Criança (Brasil, Ministério da Saúde, 2009);
- Os valores são válidos para crianças nascidas a termo, ou seja, com 37 semanas ou mais de gestação;

Ganho Esperado de Perímetro Cefálico:
- 0 a 3 meses: 2 cm por mês;
- 3 a 6 meses: 1 cm por mês;
- 6 a 9 meses: 0,5 cm por mês;
- 9 a 12 meses: 0,5 cm por mês.

Sempre lembrando que esses valores são apenas uma média e existem variantes normais.
A introdução de uma boa fórmula infantil não prejudica no processo de crescimento do perímetro cefálico, muito pelo contrário, ele apresenta uma formulação adequada para o crescimento da criança.
Espero ter ajudado.

mamãe disse...

ola doutor me chamo dirlaine tenho uma filha q se chama isadora ela tem 1ano2meses,qdo ela tinha 8meses ela se internou para tratar de uma infecção urinaria durante a internação descobriram q sua moleira havia fechado desde então ela vem fazendo acompanhamento neurologico,ela é molinha agora ela esta sentando sozinha mas ela ainda não anda,ela tem feito fisioterapia q tem ajudado muito,recentemente iniciou fonoaudiologia,ela fez uma serie de exames tomografias e o neuro disse q nao havia necessidade de cirurgia então ela faz acompanhamento com ele,mas recentemente ela estava febril entao levei ela no pronto atendimento o pediatra q a examinou me disse q ela deve sim fazer uma cirurgia agora estou preocupada nao sei o q fazer gostaria de sua oipnião desde já agradeço abraço mamãe dirlaine

Tonny disse...

Doutor Meu bebe foi cunsultado em varios pediatras durante o primeiro ano so que quando fiz o plano de saude pra ele a medica disse que a cabecinha dele esta maior que o normal eu fiquei asustado pois passei um ano inteiro indo a varios pediatras e neum viu que a cabeça dele esta fora do padrao. essa pediatra pedio pra que eu o levasse em um neuropediatra o que pensar doudor?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Dirlaine.

Não fica nervosa com o comentário feito pelo pediatra plantonista. O atendimento no plantão é emergencial e não pode ser comparado com o atendimento de seguimento no consultório, onde a criança é acompanhada regularmente.
Dar opinião não posso, pois, não examinei a criança. Se tens dúvida procure a opinião de outro neurologista. Mas se estás vendo progressos da criança segue a orientação do teu neuro.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Tonny!

Sem saber a idade e as medidas do perímetro cefálico da criança não posso dar opinião. Se tens dúvida procure um neuropediatra que ele tem condições de esclarecer para ti.
Um abraço

Tonny disse...

Obrigado Doutor por ter respondido Meu bebe te 1 ano 2 meses ela nao disse So Colocoou um Pontinho no livrinho de fascina dele.
Aqui esta na linha 49 que tem um traço Vermelho.acho que o senhor deve ter entendido, é pra se assustar? Obrigado desde ja a sua atençao e Boa semana.

Carina disse...

Boa tarde Dr. PAulo, tudo bem? Minha filha tem 5 meses e seu cranio mede 41 cm, teno crescido apenas 0,50 cm em relação ao mes anterior. DEvo me preocupar e procurar o Neuro. Minhas visitas á pediatra são mensais.
Obrigada

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde Carina

As consultas mensais com pediatra servem, entre outras coisas, para fazer as medidas antropométricas da criança, ou seja, as medidas do perímetro cefálico, torácico, comprimento, peso, etc.
Quando há alguma alteração nessas medidas, o pediatra é o primeiro a comentar com a família.
Ter mês em que a criança cresce mais e outro menos é normal. O importante é a média.
Portanto, mantém as consultas com pediatra da criança que ele vai monitor o crescimento da tua filha e dizer se há ou não necessidade de procurar algum especialista.
Um abraço.

Anônimo disse...

minha ffilha nasceu com a moleira estreita,mas fizemos a tomo e de tudo normal eu faço o acompanhamento com o pediadra mas fico muito preocupada até quando vou ficar nessa angustia doutor

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde anônimo!

Se os exames deram normais e a criança apresenta bom desenvolvimento não precisa ficar angustiada.
Geralmente o acompanhamento do crescimento cefálico é até 1ano e meio.
Faz as consultas mensais com teu pediatra que ele monitora para ti. Deixe ele se preocupar por ti.
Qualquer alteração ele te avisa.
Um abraço.

Epilepsia e Autismo Sem Crise disse...

Olá doutor tenho 29 anos e tenho moleira aberta, aproximadamente um espaço de um dedo indicador meu. O que mais me incomoda é que se faço alguma atividade no sol , até mesmo andar, tenho dor de cabeça o dia inteiro.Além disso, apesar de ja ser adulta, sinto cansaço como se fosse adolescente.Sou capaz de dormir mesmo se tiver acabado de acordar. Pesquisei na net e só há referências sobre isso em bebes, o que lógico não é o meu caso.Bom primeiro gostaria de saber se isso pode ser considerado normal e se não for o que posso fazer pra melhorar ou ter mais qualidade de vida.Muito obrigada, Sara Dias

Epilepsia e Autismo Sem Crise disse...

Bom doutor, reforçando meu comentario gostaria muito de que o senhor entrasse em contato comigo, meu e mail de msn e msdiaz80@live.com . Tenho muito interesse em resolver o meu caso, ps isso não é um trote. Obrigada mais uma vez, Sara Dias

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Ms Dias!

Obviamente sua situação não é normal.
Como pediatra, sempre que deparo com crianças cuja Fontanela (moleira) não fecharam depois dos 15 a 24 meses de idade, imediatamente encaminho para o neurocirurgião para avaliação.
No seu caso, acho que deveria esse o caminho a ser tomado.
Procure na sua região um neurocirurgião com boas referencias que ele vai te ajudar, e, te orientar o que é melhor para o seu caso.
Infelizmente não tenho experiência com adultos para te dizer o que fazer para melhorar tua qualidade de vida.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

nikollas disse...

OLÁ DR PAULO BOM DIA .DR POR ME ESCLAREÇA COM QUANTOS ANOS SE FECHA TOTLAMENTE A MULEIRA DA CRIANÇA .TENHO UM FILHO QUE FEZ 2 ANOS AGORA NO DIA 03 E LEVEI ELE NA PEDIATRA E ELA FALOU QUE ESTAVA PREOCUPADA PORQUE A DELE AINDA NÃO TINHA FECHADO TOTALMENTE FALTA MAIS OU MENOS UM DEDO ,ELA FALOU QUE É POR FALTA DE SOL .SOU UMA MÃE MUITO PREOCULPADA ELE É UMA CRIANÇA BEM ATIVA NORMAL ATÉ ONDE EU SEI POR FAVOR ME AJUDE ESPERO UMA RESPOSTA POSITIVA JA FOI FEITO UMA ULTRA SOM D DO CRANIO DELE PORQUE ELE TINHA O LOHO MUITO ARREGALHDO MAS NÃO DEU NADA GRAÇAS A DEUS FICA COM DEUS

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Nikollas.

A MÉDIA de idade para o fechamento da fontanela (moleira) é entre o 9° e 15° mês de vida. Como disse, é apenas uma média, algumas crianças podem demorar um pouco mais. O importante é que a criança é saudável.
Continue acompanhado com seu pediatra que ele vai monitorar o fechamento da Fontanela.
Não fica preocupada. Deixe que seu pediatra se preocupe por você.
Um abraço.

nikollas disse...

OLÁ DR MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA ,FIQUEI MAIS ALIVIADA SE DEUS QUIZER MEU FILHO NÃO TEM NADA PORQUE CONFIO EM DEUS

Mayara Pedrosa disse...

Olá, minha filha de 2 meses e 11 dias, foi diagnosticada pelo pediatra de estar coma muleira fechada isso é normal? O que pode acontecer? Tem meios de reverter a situação? Se tiver é seguro??
Obrigado.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Mayra!

Estas perguntas deveriam ter sido respondidas pelo pediatra que fez diagnóstico, pois, o meio eletrônico não é a melhor maneira de te explicar.
Crianças com 2 meses de idade com a Fontanela (moleira) fechada, NÃO é uma situação normal. Pode implicar em várias situações, ou não. Depende do crescimento cefálico. Será necessário o acompanhamento pediátrico e neurológico regular.
Se houver necessidade existe tratamento cirúrgico.
Demais informações deves perguntar ao seu pediatra, pois, responder pessoalmente é melhor.
Um abraço.

Anônimo disse...

BOA NOITE DR.PAULO.
ANDO SUPER PREOCUPADA PORQUE O MEU FILHO TEM 5 ANOS FAZ ANOS NO FINAL DESTE ANO, E A MOLEIRINHA AINDA NÃO FECHOU. ELEDO LADO DIREITO TEM UMA COVA E DO LADO ESQUERDO NÃO.
GOSTAVA DE SABER A SUA OPINIÃO, PORQUE ANDO SUPER PREOCUPADA. OBRIGADA

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia anônimo!

Toda criança cuja Fontanela (moleira) não fecha depois dos dois anos de idade deve ser encaminhado para um neurocirurgião de preferência com experiência em atendimento infantil.
Um abraço.

Anônimo disse...

OBRIGADA DR.PAULO. O MEU FILHO AGORA FEZ UM TAC A PEDIDO DA MÉDICA, PORQUE AQUILO PARECE UMA DEFORMAÇÃO.

Anônimo disse...

meu filho tem 6 meses e a pedriatra dele disse q a moleira dele ta basicamete fechada e pode prejudicar a movimentacao motora e verdade

Anônimo disse...

meu filho tem 14 anos e ainda nao fala faço exames e nao da nada, teve fechamento precose da fontanela. visao,aldisao tudo normais, tomografia e resonancia tudo dentro dos padroes normal.Quais exames devo fazer?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite anonimo!

Depende. Quando há o fechamento precoce da moleira o cérebro pode não ter espaço para crescer, e, daí é que surgem os problemas.
O importante é a família manter a calma e fazer um acompanhamento com neurocirurgião, juntamente com o pediatra para acompanhamento e monitoramento do crescimento cefálico.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa noite anonimo!

A finalidade do blog é esclarecer algumas dúvidas e NUNCA substituir a consulta presencial com o pediatra.
E também devido ao código de ética médica não posso solicitar exames ou prescrever medicamentos sem examinar o paciente.
Deverás procurar atendimento na sua região.
Aconselho a procurar um bom neurologista para avaliação.
Um abraço

Anônimo disse...

Dr.Paulo obrigado. sou a mae do menino de 14 anos, ah alguma posibilidade de meu filho fazer sirurgia na fontanela ou ja e tarde por calsa da idade?mas tenho medo de perdelo.

Paulo Fontella Filho disse...

Boa Tarde Anônimo!

A decisão de realização de cirurgia para Fontanela (moleira) é a critério do neuro-cirurgião. Ele é que vai avaliar a necessidade ou não do procedimento.
A orientação é procurar um profissional acima citado e receber orientações.
Um abraço.

Isabela Lima disse...

Mãe da Gabi,
Dr. minha filha nasceu prematura de 31 semanas e 6 dias. Era gêmea.Fez uma Ultra no hospital, que deu normal. Hoje ela está com 4 meses e 21 dias. Na última consulta ela media 39 de pc, pesando 4,710kg. Ela é bastante ativa,observadora,coloca a mão na boca, sorrir, conversa, enfim, mas a pediatra me encaminhou a uma neuropediatra que me indicou fisioterapia. Não solicitou exames. Ontem levei numa neurologista (não neuropediatra) que disse que ela estava com a moleira fechada e me pediu uma tomografia. Estou angustiada. Me ajude dr. Devo levar em consideração o que ela disse?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Isabela!

Não fique angustiada Isabela. Se houve mesmo o fechamento precoce da moleira da tua filha é normal a solicitação de exame complementar por parte do neurologista.
O importante é confiar no teu médico e não ficar procurando repostas na internet.
O fechamento precoce da moleira necessita de acompanhamento regular, e, se houver necessidade existe tratamento.
Tua filha já é uma vencedora quando superou sua prematuridade. O resto para ela agora vai ser moleza.
Espero ter ajudado.
Um abraço.

Anônimo disse...

Boa noite! Minha filha tem 15 dias de vida e estou tendo dificuldade em amamentá-la devido a fissuras nuit grande no bico do peito (está do tamanho do bico a ferida). Além disso hoje ela não conseguiu pegar o peito, tive q tirar o leite e oferecer em um copinho... notei q a muleirinha dela está muito baixa, além disso, não consegui tirar mais leite e comecei a oferecer o NAN. É necessário ofertar água?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anonimo!

Se a criança está aceitando bem o leite materno ou a fórmula infantil, NÃO há necessidade de oferecer agua para criança neste período.
Como é um bebe muito pequeno, sempre entre em contato com seu pediatra quando necessário.
Peça ajuda para tratar a fissura mamaria para que possas voltar a ter prazer em dar mamar no peito.

rafael mauricio disse...

Muito bom...estou estudando para uma prova e estava com algumas duvidas e pude tira-las com sucesso.Agradeço ao Dr.Paulo pelas dedicação ao qual tem se desempenhado para levar aos intenautas este trabalho maravilhoso e aim tirando nossas duvidas quanto aos cuidados ao RN...muito obrigado mesmo.Vladimir5462009@hotmail.com

Anônimo disse...

Meu bebê tem 1 ano e 2 meses,o pediatra dele pediu um raio X por que achou a cabeça dele grande esta com 51cm pra faixa etária dele , e raio X deu aumento do índice craniano.è alguma coisa tem que fazer tratamento pra estacionar ?

Paulo Fontella Filho disse...

Boa tarde anônimo!

Sempre que o pediatra tem suspeita do aumento exagerado do perímetro cefálico da criança, ele normalmente encaminha ao neuro cirurgião para avaliação e acompanhamento.
O próximo passo é descobrir o porque do aumento encefálico.
Um abraço.

aecioalves20@hotmail.com disse...

OI BOA NOITE,MINHA FILHA TEM 26 DIAS DE VIDA,E LEVEI ELA AO PEDIATRA,ELA DISSE QUE A MOLEIRA DA CRIANÇA ESTAVA MUITO PEQUENA PARA A IDADE, ISSO É NORMAL?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Aecio Alves!

Se a pediatra que levastes a criança disse que a moleira da criança está pequena para idade, isso não é normal.
Terás que perguntar para tua médica quais as providências a tomar. Não posso a distância, sem examinar a criança, fazer orientações.
Um abraço.

ana kecia paraiba disse...

dr tenho um filho de 1anoe9meses e ele tem cranioestenose e preciso fazer cirurgia de correçao o medico dele me disse pra esperar um pouco mas confesso que morro de medo de ser tarde ja fiz tomografia dele e hoje ele começa a tomar remedio quais risco ele corre caso nao seja feito a cirurgia e se ele fizer o que pode acontecer a ele?

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Ana.

O problema da cranio-estenose é que, devido ao pouco crescimento do crânio, o cérebro fica sem espaço para o seu crescimento, o que pode gerar problemas.
A decisão de quando operar deve ser tomada pelo médico que está atendendo a criança. Desculpe mas não posso opinar.
Se tens dúvidas, procure outro médico, marque consulta, e, peça uma segunda opinião. Pela internet o médico não deve fazer diagnóstico.
Um abraço.

Anônimo disse...

bom dia Dr.essa semana,o pediatra da minha sobrinha pediu para que procuracemos um neuro,e disse que a frantanela dela estava se fechando,ela tem 2 meses e é super ativa e mto desenvolvida,minha irmã esta em desespero,existe algo q façamos para ajudar ou melhorar, a consulta foi marcada pra daqui a 20 dias, o que devemos fazer???
Mônica Bahia
monicabahiaccb@hotmail.com

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Monica Bahia!

A familia deve ficar tranquila, o encaminhamento ao neurologista, por parte do pediatra, quando existe a suspeita de fechamento precoce da Fontanela, é perfeitamente normal.
A suspeita do fechamento precoce da Fontanela, não significa necessáriamente problema para criança. Ela deve ser monitorada para ver se existe o crescimento adequado do cranio e a fusão das suturas do mesmo.
Portanto, aguardem a consulta e as orientações.
Um abraço.

Anônimo disse...

Anónimo disse:
DR. Fontella, a minha filha tem 9 meses e cinco dias não tem muita força nas pernas está atrasada a nível motor, e numa consulta de rotina, a médica disse-me que tem as fontanelas fechadas, e não me esclareceu sobre o assunto, a minha dúvida é se este atraso a nível motor é devido ao fechamento das fontanelas.Por favor peço que responda pois estou em pânico.
OBRIGADO

Paulo Fontella Filho disse...

Bom dia Anônimo!

O retardo motor do bebê pode ou não ter relação com o fechamento precoce da Fontanela. Existem crianças que tem o fechamento precoce da Fontanela e não apresentam retardo neuro-psico-motor nenhum.
O importante é procurar a causa do retardo motor junto a um profissional de saúde, geralmente um neurologista.
Um abraço.

graciele disse...

Dr. tenha uma filhinha de 2 meses e a moleira frontal dela é do tamanho de uma moeda de 50 centavos....devo procurar um médico?

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Graciele!

A princípio não deves te preocupar, como a bebê tem apenas dois meses, terás que leva-la as consultas mensais de puericultura com seu pediatra. Deixa que ele acompanha a "moleirinha" dela.
Um abraço e Feliz Natal.

Anônimo disse...

Dr. meu filho tem 3 meses e a font a esta fechada encontro nele muito atrazo de deselvolvimento não tem muita força nas pernas está atrasada a nível motor, me esclareça duvidas

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Os sintomas descritos por ti são bastantes sérios e não devemos discuti-los pela internet.
Uma criança com 3 meses de idade deve ter um pediatra que o acompanha, e, é com ele que deverás confirmar tuas suspeitas e tomar as medidas necessárias.
Procure seu pediatra.
Um abraço.

angela campelo disse...

Dr.Paulo,tenho uma netinha de seis meses super esperta,mas fiquei apreensiva,pois minha filha me ligou e disse q a moleira da Letícia,esta fechando muito rápido.Ela e muito precose,pois desde de um mes q sustenta as perninhas bem firme,logo começou a *conversar* e muito sorridente,adore q dance com ela,já segura os brinquedos,presta atenção na tv,já descobriu os pés,enfim acho ela muito esperta,só que fiquei muito preocupada com o fato da moleira já esta quase fechada,me ajude.,pois ela mora na Espanha e não gostei do jeito q o pediatra,examina a menina.Não e igual aqui,conto com o seu carinho e desde já agrade e lhe desejo um feliz ano novo.Angela Campelo.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Angela Campelo!

É difícil ajudar a distância. O fechamento precoce da moleira (fontanela) não necessariamente significa que algo está errado. Necessita-se de acompanhamento mensal com o pediatra, para monitoramento do crescimento craniano e o desenvolvimento neuro-motor, durante o primeiro ano de vida.
A descrição do comportamento da neta a principio é tranquilizador.
Um abraço.

Lili disse...

Meu bebe esta com 10 meses e sua moleira ja fechou !a pediatra pediu o acompanha mento com neuro!!estou muito preocupada !É normaol fechar tao cedo

Paulo Fontella Filho disse...

Oi Lili!

O fechamento precoce da fontanela não necessariamente significa problemas. Portanto, fica calma e aguarda a consulta com o neurologista.
Um abraço.

Maria Isabel disse...

Prezado Dr Paulo, hoje 17/02/2012 - minha sobrinha me ligou assustadíssima pois filho de 3 meses e 1/2 foi a uma consulta ao pediatra e descobriu-se que a moleira dele está se fechando. O pediatra disse que iria acompanhar o andamento e que voltasse somente daqui a 1 mês. Portanto gostaria de saber se a moleira esta se fechando é um caso preocupante. O Bebe vomita e chora muito. O que pode advir desse quadro de moleira fechada. Gostaria de um parecer pois, se for uma emergencia, providenciarei uma consulta particular o qto antes, e em qual especialidade?
retorno: isabelassis.mima@hotmail.com

Grata

Paulo Fontella Filho disse...

Prezada Maria Izabel!

O fechamento precoce da moleira (Fontanela) pode NÃO significar nada, como pode ser indício de que algo está errado.
Geralmente quando pediatra está diante do fechamento precoce da moleira, o procedimento é o acompanhamento mensal para monitoramento do crescimento craniano e desenvolvimento neurológico da criança. Pede-se também que um neurologista competente faça esse acompanhamento conjunto.
O problema do fechamento precoce da moleira é que o cérebro pode ficar sem espaço para crescer e causar o que chamamos de craniostenose.
Por isso, monitoramento mensal é importante.
A família deve fazer os acompanhamentos periódicos com o pediatra, e, se ele achar necessário irá encaminha-los a um neurologista para avaliação.
Não fiquem angustiados, pois, essa situação é recorrente na pediatria e as consultas mensais servem para acompanhar esse tipo de situação.
Espero ter ajudado. Pois, não posso e não devo fazer muito pela internet, pois, nada pode substituir a consulta presencial.
Um abraço.

Thais disse...

Boa tarde doutor...meu filho completa 3 meses sabado,e há dois dias estou notando que a moleira dele esta "alta" parecendo um galo,isto é normal?ele nao esta se queixando de nada...aguardo
Thaís

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Thais!

A fontanela (moleira) tem eventualmente PEQUENAS alterações em sua tensão durante o dia, isso é normal. As vezes as mães notam que ela "pulsa", o que também é normal.
Agora, fontanela abaulada parecendo um "galo" não é normal.
Oriento a procurar imediatamente seu pediatra para avaliação.
Um abraço.

Selene disse...

Olá Paulo.
Meu filho tem 6 meses e apresentou um aprofundamento na moleira da largura do dedo indicador,estou preocupada isso é normal.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Selene!

A fontanela (moleira) apresenta um a PEQUENA variação de sua tensidade durante o dia, ou seja, tem horas que ela está um pouco mais tensa e fica levemente abaulada e as vezes menos tensa e fica levemente aprofundada.
Essas variações são muito pequenas e não significa nada. Alguns familiares inclusive percebem que ela pulsa.
Agora, um aprofundamento da moleira tão intenso (um dedo indicador) não posso dizer que é normal. Terás que procurar o pediatra da criança para que ele faça um exame físico e colha outros dados dos familiares para dizer se é normal ou não a situação.
Um abraço.

Anônimo disse...

olá, estou preocupada meu filho tem 2 anos e 7 meses, e a moleira está aberta igual quando nasceu, não vejo ela diminuir alias é bem grande o tamanho dela, ele também tem dificuldade para falar. o que fazer??

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Uma criança com 2 anos e sete meses de idade, apresentando uma moleira (fontanela) como a descrita por ti, deverá fazer uma consulta com um pediatra ou um neuro-pediatra em uma consulta presencial para avaliação.
Um abraço.

Anônimo disse...

Dr. Minha filha está com 11 meses, fez uma tomografia o qual o laudo confirmou a moleira fechada, porém o neuro que a acompanha disse que era relativo pelo fato dela ser prematura e gêmea. Atualmente ela está acompanhada pela pediatra que diz que ela está "normal", no entanto necessita de acompanhamento. a cabecinha dela está crescendo, 0,5 centímetro ou 1cm por mês. Gostaria que o dr me explicasse o que pode ocorrer se a cabeça dela não crescer? Obrigada

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Anônimo!

Estás preocupada sem razão. Tens um acompanhamento neurológico e pediátrico regular, a criança apresenta desenvolvimento normal, como bem colocastes no teu post, portanto, não deves procurar coisas na internet para te deixar preocupada.
O fechamento da moleira com 11 meses não quer dizer que há problemas. Muito pelo contrário. A investigação e controle são necessários, pois medicina não é matemática, e, existem as doenças raras que precisam ser monitoradas.
Ao invés de responder tua pergunta, vou te incentivar a confiar no teu pediatra e no teu neuro.
Um abraço.

Aline Gimenes disse...

Ola Dr. Paulo.
Minha filha tem 1 ano e 5 meses ela não engatinha e ainda não anda vimos uma dificuldade ela ficar me pé, ela passou em um ortopedista onde tirou rx do quadril onde ele encontrou um a Subluxação, ele nos indicou tb para um neuro pediatra disse que achou a cabeça dela muito grande com 50cm percebi tb que a moleira dela ainda não se fechou e que parece que esta abrindo mais.. Ela é muito esperta ja esta falando e nunca teve vomitos nada como ja li sobre Hidrocefalia, passei em um neuro e me pediu um tomografia, para saber se é hidrocefalia pois ele tb achou o cranio dela grande. Dr nos ajude a Subluxação atrapalha no andar dela....

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Aline Gimenes!

No caso descrito por ti, a investigação neurológica é obrigatória, pois, a subluxação do quadril, não explicaria todo o quadro clinico descrito, como a fontanela aberta ainda nesta idade, não engatinhar, não conseguir ficar em pé, etc.
A subluxação do quadril certamente dificultaria a criança caminhar, mas ela ficaria de pé, caminharia claudicante.
A orientação é continuar fazendo o acompanhamento neurológico para uma completa investigação.
Não posso fazer mais do que isso a distância.
Um abraço.

Camila disse...

Dr. Paulo meu filho tem 4 meses e a emfermeira disse q a moleira dele ta se fechando muito rapido, e o encaminhou para o pediatra avaliar mais ele esta desponivel so daqui a tres dias e eu nao aquento esperar para saber se e grave por favor me responda e me ajude, pois estou desiorientada, e meu primeiro filho e nao quero perde-lo,. ME AJUDE..

Burt Gummer disse...

meu irmão tem 1 ano e uns 5 meses, tenho medo pq parece ter o cranio mais levantado e atras parece ser a moleira oque eu fasso? me responda por favor!!

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Camila!

Como já respondi em vários tópicos, o tempo de fechamento da moleira é muito variado, e, o seu fechamento um pouco antes do tempo, não quer dizer que tenha problema.
Consulte normalmente com seu pediatra que ele irá lhe orientar.
Um abraço.

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Burt Gummer!

O ideal é marcar uma consulta com pediatra para a criança ser examinada, e, eventualmente fazer algum exame complementar.
Sem fazer um exame físico minucioso da criança é impossível ajudar.
Um abraço.

Rodrigo Pires disse...

meu filho fAZ DOIS MESES HOJE NOTAMOS QUE SUA MOLEIRA ESTA BAIXA ELE SÓ SE ALIMENTA DE LEITE MATERNO COM ENTERVALO DE TRES EM TRES HORAS COM EXEÇÃO A NOITE POIS DORME A NOITE TODA E FICA SETE HORAS SEM MAMAR GOSTARIA O QYUUE DEVEMOS FAZER E SE ISSO É NORMAL "MOLEIRA BAIXA" ELE É E ESTA MUITO ESPERTO RISONHO E BRINCALHÃO A UNICA COISA MESMO É A MOLEIRA BAIXA

Paulo Fontella Filho disse...

Olá Rodrigues Pires!

A fontanela (moleira) apresenta uma variação de sua tensão durante o dia. Isso é normal. Tem períodos em que ela está mais tensa, e, períodos em que ela está menos tensa. A família consegue, inclusive, ver ela pulsar.
Existem doenças que se manifestam com alterações da tensão da moleira como, desidratação, meningite, choque septico, etc. Porém, a criança NUNCA iria estar risonha e brincalhona como acontece com seu filho.
Portanto, constatamos que o que está acontecendo em casa a principio é normal.
Qualquer duvida entre em contato com o pediatra da criança.
Um abraço.

AG Treinamento em desenvolvimento disse...

Com tanta informação as "mães piram" nas fontanelas nos bebês!!!!!!! Eu já medi a fontanela anterior da minha baby, já avaliei, kkkkkkkkkkkkkk
Acho melhor confiar na pediatra, mas de qualquer forma muito grata pelas informações precisas e confiáveis desse blog. Beijos a todos!!!